AS PRIMEIRAS PALAVRAS
Sesi Vôlei Bauru começa os preparativos para a temporada 2018-19
Elenco, uniformes e novo patrocinador são apresentados em cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira
Por Fabio Toledo
Vermelho, branco e preto. Será nesta ordem as cores dos fardamentos do Sesi Vôlei Bauru para a temporada 2018-19. A Mezzani fechou parceria com a equipe e é a nova patrocinadora máster, ao lado do Sesi São Paulo. Terraplanagem no começo do mês de julho é a novidade sobre o futuro novo ginásio poliesportivo da cidade, localizado no Horto Florestal. Essas foram as surpresas apresentadas pelo Vôlei Bauru nesta manhã de quarta-feira, que também contou com a apresentação das atletas e comissão técnica que fazem parte deste novo ciclo do voleibol bauruense, bem como a primeira entrevista da oposta italiana Valentina Diouf com a camisa do Sesi Vôlei Bauru.
Observações do elenco
Entre todos os que foram ouvidos pela LE nas entrevistas, um consenso: trata-se de um time bastante alto. A estatura média é de 1,84m, confirmando tal observação, embora o técnico Anderson Rodrigues aponte que não adianta apenas ter um time alto. “Precisamos saber jogar com essa altura. Se conseguirmos tirar o melhor de cada uma na sua função, o conjunto será bem melhor”.
Outro ponto levantado por Anderson é a juventude presente no elenco. Além das seis atletas com 25 anos ou menos que devem fazer parte da rotação principal – Naiane, Val, Saraelen, Gabi Cândido, Edinara e Diouf –, seis jogadoras vindas das categorias de base do Sesi integram o elenco – Iarla (levantadora), Flávia, Glayce (ponteiras), Kimberlly (ponteira/oposta), Lara (central) e Keyla (líbero), única nascida em Bauru. “É um time jovem, com uma faixa etária de 26 anos mais ou menos. Temos algumas atletas acima dos 30, o que mostra que a gente vai unir experiência com juventude para nos fazer crescer tanto na parte tática, como técnica e fisicamente”, ressalta o treinador.
Um terceiro ponto notado é a possível competição interna por uma vaga na equipe titular. Com vários nomes de qualidade para todas as posições, será uma briga boa para entrar em quadra pelo Sesi Vôlei Bauru. Uma das posições com uma rivalidade sadia interessante será no posto de levantadora, onde a experiente Fabíola chega como principal nome, mas Naiane, outra recém chegada à equipe, pretende dar seu máximo para receber oportunidade, além de aprender com sua nova companheira. “A Fá é uma ótima pessoa, todo mundo sabe da grande levantadora que ela é. Mas tô aí também pra brigar saudavelmente. Tenho muita coisa pra absorver dela, justamente pela experiência de seleção que ela tem de clube e seleção”.
A outra “joia do Pará”
Apesar de nunca ter jogado anteriormente pelo Vôlei Bauru, Naiane tem uma relação próxima com uma ex-atleta bauruense: a também levantadora Juma. As duas são de Belém, no Pará, colegas de geração que, como não poderia ser diferente, muitas vezes são alvos de comparação.
A competitividade entre as “joias do Pará” existe, claro, mas Naiane garante ser algo sadio. “A gente sempre foi muito comparada por ser da mesma cidade, moramos do lado uma da outra em Belém, já temos um histórico de amizade. Mas a Juma tem as particularidades dela como jogadora, eu tenho as minhas. Vamos sempre estar brigando por espaço justamente por causa da idade, mas adoro ela”.
Experiente aos 23 anos
Em meio a essa renovação do elenco bauruense, a central Valquiria é a atleta que está a mais tempo em Bauru. Indo para sua terceira temporada na Cidade Sem Limites, Val também já foi treinada pelo técnico Anderson Rodrigues no Minas. Assim, ela se depara com a situação de ser a jogadora com relação mais longa com a torcida e conhecimento do trabalho de seu treinador. Uma experiência adquirida que faz com que a gaúcha de 23 anos aja como veterana.
“Bauru já é minha casa, me sinto em casa. Preciso passar tranquilidade às meninas que estão chegando, porque vai ser uma temporada muito interessante, diferente das que passaram neste processo de crescimento. Estou muito feliz por trabalhar de novo com o Anderson, que é uma pessoa que confio e admiro muito, vai ser muito bom para o meu crescimento. Será uma temporada de renovação, muito aprendizado e trabalho duro – com o Anderson aqui, eu sei que vai ser pesado esse trabalho”, comentou Val.
A “cereja no bolo” de 2,02m
O ato final da cerimônia de apresentação do elenco do Sesi Vôlei Bauru foi a chegada da oposta italiana Valentina Diouf. Tendo o técnico Anderson como intérprete, mas também tentando decifrar um pouco do português falado nas perguntas, Diouf falou pela primeira vez à imprensa bauruense sobre a expectativa para esse novo capítulo da sua carreira. “Desde que minha vinda foi anunciada fui tratada muito bem e não vejo a hora de sentir o calor brasileiro da torcida na quadra. A equipe me agrada muito, estou muito contente por fazer parte desse projeto e acredito que faremos coisas legais. Sabemos que a Superliga é um campeonato que exige bastante, mas somos um grande time.”
Será a primeira temporada de Valentina fora do voleibol italiano, algo que ela trata como um avanço no percurso da sua carreira, que sempre visou não pular etapas. “Tenho apenas 25 anos e cheguei a um ponto onde posso viver longe de casa e trabalhar em meu desenvolvimento. Vir pra cá me dá a possibilidade de trabalhar com o Anderson, que foi um dos grandes opostos do mundo, e com uma equipe que é muito competitiva. Espero dar meu máximo no ponto de vista atlético e subir um degrau na trajetória da minha carreira”, finaliza.
Calendário
As competições da temporada 2018-2019 começam a ser disputadas em julho, com os Jogos Regionais, que será representado pela equipe juvenil, e prossegue com a Copa São Paulo e o Campeonato Paulista, ambas com início previsto para agosto, e a Superliga, a partir de outubro/novembro. Nesta altura da intertemporada, o elenco passa por testes e aprimoramentos físicos, enquanto o técnico Anderson Rodrigues viaja com a seleção brasileira masculina sub-21, onde é auxiliar do técnico Giovane Gávio, retornando apenas em setembro. Até lá, que comanda o time é o assistente Plauto Machado, acompanhado dos auxiliares auxiliares José Rodolfo Lino, José Izar e Rodolfo Henrique Ferreira.
Elenco
Levantadoras: Fabíola, Naiane e Iarla;
Ponteiras: Palacio, Vanessa Janke, Gabi Candido, Edinara, Flávia e Glayce;
Opostas: Tifanny, Diouf e Kimberlly;
Centrais: Valquiria, Andressa, Saraelen e Lara;
Líberos: Tássia e Keyla.
- VIA
- Fabio Toledo
- TAGS
- Bauru e Interior
- Fabio Toledo
- LE
- Vôlei
- Vôlei Bauru
Leave a comment