VAGÃO CULTURAL – SÓCRATES
Por Fabio Toledo
Foto: Reprodução/Editora Abril
O primeiro Sócrates a se ter notícia viveu no século V antes de Cristo. Foi a partir dele que a filosofia grega passou a observar mais o ser-humano, desviando-se um pouco da busca pela resposta sobre “a origem de todas as coisas”. Com o mesmo nome, uma homenagem do pai ao tal filósofo grego, um Sócrates Brasileiro marcou o futebol, como um craque genial dentro de campo e uma figura genuína fora dele. Por todas as histórias entre as quatro linhas, a vida boêmia e a consciência social, tornou-se um personagem e tanto para virar biografia.
Escrita pelo jornalista Tom Cardoso, Sócrates: A história e as histórias do jogador mais original do futebol brasileiro fala da vida do meio-campista cerebral, de mais de 1,90m, que conhecia como ninguém os atalhos do campo e surpreendia por jogar tanto, mesmo adorando a companhia da cerveja e do cigarro. Mas o Magrão não era apenas isso. Na verdade, era muito mais que isso, com um coração enorme, ideais sólidos e espírito de liderança natural.
O livro trás desde seu início no futebol, em Ribeirão Preto, como aluno de medicina e destaque do Botafogo-SP. Passa pela quase ida ao São Paulo, chegada ao Corinthians, polêmicas com a torcida por sua frieza ao comemorar gols, Democracia Corintiana, sacrifícios para defender a seleção brasileira em boa forma física, dificuldades na Fiorentina, pós aposentadoria dos gramados, re-aposentadoria e tudo mais dos 57 anos de existência do pensador do futebol e da vida. Até chegar ao fatídico dia 4 de dezembro de 2011, marcado pelo título do Corinthians de campeão brasileiro e pelo falecimento do Doutor.
Tom Cardoso apresenta em Sócrates a essência daquela figura marcante que levantava um dos braços com o punho cerrado na comemoração dos gols, em alusão ao movimento dos Panteras Negras. Daquele que se levantou em favor das Diretas, implementou uma democracia num clube de futebol e seguiu firme em suas opiniões até o fim da vida. Mesmo que uma delas – a necessidade da bebida – o levasse justamente à morte. Daquela pessoa que, dentro de suas virtudes e imperfeições, tornou-se única.
Com apresentação do jornalista Fábio Altman e prefácio de Mauro Beting, a biografia é recomendável para todos aqueles que sabem que o futebol está além das quatro linhas, para quem se interessa em histórias de grandes personalidades e, claro, para quem é fã de uma boa obra literária.
O livro
Sócrates: A história e as histórias do jogador mais original do futebol brasileiro
Autor: Tom Cardoso
Editora: Objetiva
Páginas: 246
Lançamento: 2014
Deixe seu comentário