VAGÃO CULTURAL – DEMOCRACIA EM PRETO E BRANCO
Documentário ilustra o momento revolucionário que marcou época em aspectos políticos e futebolísticos
Por Bruno Ribeiro
Em tempos em que o futuro político do Brasil definitivamente está na balança, nossa recomendação resgata um importante e conturbado momento da história do país, no qual a música, política e, é claro, o futebol, dialogaram entre si. Nos primeiros anos da década de 80, os jogadores do Sport Club Corinthians Paulista se juntaram aos estudantes, artistas e intelectuais que batalhavam pelo fim da ditadura militar, vigente em solo tupiniquim desde o golpe de 1964.
O ponto de partida da chamada “Democracia Corintiana” foi a chegada de um novo diretor de futebol, o sociólogo Adilson Monteiro Alves. Com a rebeldia lúcida de Sócrates, a irreverência roqueira de Casagrande e a experiência operária de Wladimir, o elenco viu a oportunidade de quebrar os paradigmas existentes dentro e fora das quatro linhas.
De início, o novo modelo de gestão propunha discussões para definir os horários de treinos, concentrações, contratações de novos jogadores e até mesmo a divisão dos ganhos do time. Isso sem falar que o voto do técnico, por exemplo, tinha o mesmo peso dos votos dos jogadores e de outros profissionais como roupeiros, motoristas e massagistas.
Outrora visto como ópio do povo e instrumento da política do “pão e circo”, o esporte bretão tornou-se palco de articulações políticas e sociais até então sem precedentes. E o documentário cumpre muito bem o seu papel ao retratar como um time de futebol projetou um respiro de modernidade num Brasil já farto de opressão e conservadorismo.
O longa ainda conta com entrevistas de personalidades relevantes, como os ex-presidentes Lula e Fernando Henrique Cardoso, além de Marcelo Rubens Paiva, Serginho Groisman, Marcelo Tas, Edgard Scandurra, Frejat e Paulo Miklos. Tudo isso narrado por Rita Lee, a rainha do rock brasileiro. Portanto, independentemente do seu clube do coração, deixe-se levar por essa viagem a um momento histórico e singular, repleto de sonhos, conquistas, utopias e também desilusões.
VEJA TAMBÉM
Vagão Cultural – Corinthians x Outros
O filme
Título original: Democracia em Preto e Branco
Ano de lançamento: 2014
Direção: Pedro Asbeg
Produção: Gustavo Gama Rodrigues e Rodrigo Letier
Duração: 90 min
Siga a LE no Twitter!
- VIA
- Bruno Ribeiro
- TAGS
- Bruno Ribeiro
- Futebol
- LE
- vagão cultural
Deixe seu comentário