VAI COMEÇAR!
Sendi/Bauru encara América em Rio Preto na estreia do Paulista
Por Fabio Toledo
Depois de a bola de Duda Machado bater no aro e não cair, resultando na eliminação do Sendi/Bauru Basket nas semifinais do NBB 10, muita coisa aconteceu. O Dragão reestruturou seu time quase que de forma completa, fez a preparação física e agora está à procura do entrosamento necessário para o novo Bauru alcançar o máximo nível possível. Nesta etapa, o escrete da Sem Limites estreia no Campeonato Paulista e na temporada 2018/19, diante do América, em São José do Rio Preto.
O jogo acontece às 17h deste sábado no Centro Regional de Eventos, com transmissão do site da Federação Paulista de Basquete – a promessa da FPB é de ter transmissão de todos os jogos. Um duelo que parece ser desigual, pois se trata de uma das equipes brasileiras com mais títulos nos últimos anos contra um time que o máximo que disputa é o nível nacional, mas o histórico recente aponta que os bauruenses não conseguem vencer os americanos jogando em Rio Preto.
Ainda assim, o técnico Demétrius Ferracciú não apresenta uma grande preocupação com o adversário, pois o principal foco seria na adaptação do novo elenco. “Temos todo o respeito ao adversário, mas ao mesmo tempo precisamos focar no que precisamos melhorar e evoluir. Esse é o foco para essa primeira partida”.
CONFIRA TAMBÉM
Especial Campeonato Paulista 2018
Estreias, reestreia e desfalques
Ao todo, são oito atletas que chegaram ao elenco bauruense vindos de fora, com três remanescentes da temporada anterior e mais cinco garotos da base completando o grupo. Estreantes com a camisa do Dragão neste sábado serão seis: Cauê, Gustavo Basílio, Enzo Ruiz, Renato Scholz, Lucas Mariano e Marcão. Além deles, um atleta reestreia: Jefferson, de volta após um ano no SESI Franca. Jé comenta que a expectativa para sua reestreia é a melhor possível. “Estamos treinando muito forte para estrearmos no Campeonato Paulista com o pé direito. É um elenco novo, estamos nos adaptando uns com os outros, mas queremos mostrar o nosso trabalho logo e vamos com muita força de vontade para esse jogo”, complementa.
Outro que voltaria a vestir a regata do time bauruense era Larry Taylor, mas o retorno do Alienígena foi ligeiramente atrasado por um desconforto na panturrilha e ele será desfalque. Claro que Larry não será o único a ficar de fora. Em três fases diferentes de recuperação de cirurgia no ligamento cruzado anterior, Gui Santos (deve voltar ainda no Paulista), Alex Garcia (possível retorno para o começo do NBB ou playoffs do Paulista) e Gabriel Jaú (recém operado, volta apenas em janeiro ou começo de fevereiro), justamente os remanescentes de 2017/18, completam a lista de desfalques do Bauru para a estreia – no caso deles, por mais algum tempo.
E.N.T.R.O.S.A.M.E.N.T.O.
Essa palavra talvez nunca tenha sido tão usada na véspera do Campeonato Paulista. Isso porque todas as equipes da competição mudaram bastante seus elencos, o que faz com que Dema acredite que a busca inicial nesta primeira fase de estadual será mais na formação de grupos coesos do que a compreensão dos adversários. “Hoje eles não sabem como que vamos jogar porque são dez jogadores diferentes. Não sei como que o Corinthians vai jogar, que é um time que praticamente nunca tinha jogado junto. E Mogi, Franca e os demais é a mesma coisa. Por isso que falo que vão se preocupar mais com o ajuste da equipe deles do que com o adversário”.
Como vem o América?
No último Paulista, a equipe rio-pretense obteve a vitória sobre Bauru em grande desempenho do gringo Darnell Artis. Já nesta edição, o time do técnico Marininho Manella vem com um grupo mais modesto, contando com jogadores vindos da categoria sub-22 e reforços mais experientes, de nível de Liga Ouro no cenário nacional. O que pode favorecer um melhor desempenho do América é o fato de o time já estar em nível de competição, uma vez que disputou os Jogos Regionais de Votuporanga, saindo campeão após vitória sobre o anfitrião na última terça-feira.
Na competição regional, o América contou com boas apresentações do ala Felipe Taddei (ex-Franca, Cearense, Vitória e Campo Mourão) e do pivô Radamés (ex-São José e Bauru). Entre os atletas de mais experiência, estão o ala-armador David Brito, com passagens por Tijuca e Botafogo, além dos pivôs Ygor, que jogou por Macaé na última Liga Ouro, e William.
- VIA
- Fabio Toledo
- TAGS
- Basquete
- Bauru Basket
- Bauru e Interior
- Fabio Toledo
- LE
Leave a comment