Vagão Cultural – Tite
O perfil biográfico do aclamado treinador da Seleção Brasileira
Por Rodrigo Correia
No dia 30 de maio, Camila Mattoso lançou em São Paulo o seu livro perfil sobre Tite, contando com a presença do técnico. O que ambos não sabiam é que, exatas três semanas depois, o homenageado daquela noite estaria em sua primeira entrevista como novo treinador da Seleção Brasileira. Anúncio que poderia ter sido feito muito antes, como é revelado em uma das boas histórias contadas no livro da jornalista.
Ao todo, foram entrevistadas 84 pessoas, desde familiares, atletas e profissionais da imprensa, para se descobrir e montar o perfil daquele que foi praticamente unanimidade na opinião pública para assumir o cargo na Seleção Canarinho. E com o poder de descrição da jornalista, não tem aquele que não passe a admirar ainda mais o estudioso e autêntico Adenor Leonardo Bachi.
A história de Tite é de superação, principalmente por parte de sua mãe, Ivone, figura importante na vida do treinador e que, durante a leitura, passamos a conhecer e nos maravilhar com a força dessa mulher, a qual teve que superar um acidente doméstico durante a gestação do Ade, como era conhecido Tite durante sua infância. Mas, com ajuda divina e a religiosidade muito presente na família Bachi, tudo ocorreu com sucesso. E sucesso na vida de Tite foi uma palavra constante, como todos sabemos.
Também são revelados fatos da relação de Tite com seus colegas de trabalho, agradando a maioria dos atletas e profissionais dos clubes pelos quais passou. Porém, é claro que também tiveram aqueles que não agradaram e são narradas algumas desavenças e problemas do treinador como, por exemplo, com D’Alessandro, Alexandre Pato e Luiz Felipe Scolari.
Felipão, inclusive, que foi importante no início de carreira de Tite como jogador, levando-o para o Caxias do Sul, e responsável pelo fato do Ade se tornar Tite, devido a uma confusão de nomes, uma história clássica da vida treinador e que logicamente está presente no livro, no qual Mattoso conta histórias desde o nascimento do gaúcho, na colônia italiana de São Braz, até o título do hexacampeonato Brasileiro pelo Corinthians.
Momentos complicados também são abordados, como as dificuldades financeiras na sua infância e os recorrentes problemas de lesões no fim de sua carreira como jogador. O período antes de se firmar como um grande treinador, no qual passou por vários clubes em um curto espaço de tempo, até a eliminação para o Tolima, quando esteve bem perto de ser demitido no próprio Timão.
Mas, obviamente, os principais momentos do livro são as conquistas alcançadas pelo Alvinegro Paulista. São revelados detalhes do bastidores e alguns contos que ocorreram no período vitorioso que o tornaram o maior técnico da história do clube, com seis títulos e imagens que ainda vivem na retina dos torcedores corintianos, como a ousadia de Romarinho na Bombonera e as aventuras no Japão na conquista do Mundial de clubes.
Outro fato a se destacar é a opção da jornalista por não desencadear os fatos de ordem cronológica, mas sim contar histórias que tragam um traço forte relacionado ao treinador. Desse modo, os capítulos são nomeados a partir de palavras recorrentes do vocabulário do técnico. ‘Merecimento’ e ‘Equilibrado’ são misturados com o chamado “titês” e se transformam em “Merecebilidade” e “Equilibridade”, essa divisão faz com que o leitor conheça fortemente as características de Seu Adenor.
O livro de Camila Mattoso é uma bela obra sobre uma figura singular e admirada como é Tite. Com a leitura, não tem aquele que não passe a apreciar mais a integridade e caráter do comandante e a pessoa em si. Ler sobre seus métodos de trabalhos de sucesso nos enche de expectativas, ainda mais agora, que assumiu o posto de técnico da Seleção. Quem sabe, Mattoso não faça alguns capítulos a mais futuramente, com histórias de sucesso no comando do Brasil.
O Livro
TITE
Autora: Camila Mattoso
Editora: Panda Books
Páginas: 227
Lançamento: 2016
- VIA
- Rodrigo Correia
- TAGS
- Futebol
- LE
- Rodrigo Correia
- vagão cultural
Deixe seu comentário