Vagão Cultural – Iverson
Documentário sobre “The Answer” mostra a história de um dos mais influentes jogadores da última década
Por Lucas Guanaes
26,7 pontos, 3,7 rebotes, 6,2 assistências e 2,2 roubos. Estas são as médias da carreira de Allen Iverson na NBA. O eterno camisa 3 do Philadelphia 76ers teve sua vida retratada em documentário disponível na Netflix. Para obrigatória, seja para os fãs do basquete, seja para quem está adentrando no esporte da bola laranja.
Nascido e criado em uma realidade muito pobre e rodeada de drogas e criminalidade, a infância e adolescência de Bubba-Chuck (outro dos inúmeros apelidos do atleta) esteve longe de ser das mais fáceis. Mas foi por meio do esporte que ele pôde se destacar e mudar de vida.
O documentário conta com inúmeros depoimentos de amigos, parentes, ex-treinadores e, obviamente do próprio Allen Iverson. O baixinho encantou a NBA no final dos anos 90 e começo do novo milênio. Faturou o prêmio de Rookie of The Year em 1996/97, MVP em 2000/01 e o MVP do All Star Game em 2001 e 2005.
Apesar das glórias, no entanto, toda a vida e carreira do “The Answer” foram recheadas de polêmicas, algumas das quais envolvendo a polícia. Todas elas (ou a grande parte) são retratadas no documentário, com comentários e demais depoimentos dos participantes. Aliás, essa é uma das grandes virtudes da obra: o talento de Iverson é inegável, então em momento algum seu basquete é discutido, mas sim sua relação com o esporte e os fatores extra-quadra.
Tratado como o bad boy da NBA à época, o estilo de Iverson, extremamente conectado ao hip hop e suas variações, gerou inúmeras repercussões na Liga. A maior delas vigora até hoje, que é o famoso Dress Code. Vale lembrar que, até então, jogadores com tranças no cabelo, tatuagens, etc., eram muito raros na NBA.
Sua má compreensão por parte da mídia, de alguns setores do público e dos dirigentes do basquete são retratados sob a ótica de Iverson de maneira fluente e profunda, ao mesmo tempo. Nao sendo possível dizer muito mais sobre o documentário, fica a dica: arrume um tempo para assisti-lo. Você não vai se arrepender.
A obra está disponível na Netflix.
O FILME
Iverson
Ano: 2014
Duração: 106 minutos
Produção: EUA
Direção: Zatella Beatty.
- VIA
- Lucas Guanaes
- TAGS
- Basquete
- LE
- Lucas Guanaes
- NBA
- vagão cultural
Deixe seu comentário