Locomotiva Esportiva
  • Bauru e Interior
  • Basquete
  • Vôlei
  • Futebol
  • Vagão Cultural
  • Memória LE

Basquete

Bauru e Interior

2021/02/10 0 0

HOJE SIM

Zopone/Gocil Bauru Basket reencontra o caminho das vitórias contra Sesi Franca

Por Lucas Guanaes

Foto: Marcos Limonti/Divulgação LNB

2021 está longe de ser um bom ano para o Zopone/Gocil Bauru Basket. A equipe tem sofrido com desfalques e atuações muito abaixo do esperado, que ocasionaram várias derrotas. O ponto de virada, porém, pode ter ocorrido nesta quarta-feira diante de seu maior rival, Sesi Franca. Aproveitando um momento complicado do adversário, Bauru fez o suficiente para sair com a vitória pelo placar de 74 x 70.

As duas equipes não contaram com os cestinhas da temporada (em média de pontos). Lucas Dias se lesionou na última partida do Sesi Franca e não atuou contra o rival, enquanto o Dragão segue sem Zach Graham, que retornou aos Estados Unidos para tratar uma lesão na planta do pé e deve retornar no final do mês. Além deles, o armador francano Elinho segue cumprindo punição por ato de indisciplina rodadas atrás.

O placar baixo no início do jogo mostra a intensidade das defesas na partida. Franca conseguiu limitar a transição rápida do Bauru, deixando a partida mais cadenciada. Bauru, por outro lado, resolveu o problema das últimas partidas e conseguiu dominar os rebotes. Na verdade, quem conseguiu fazer uma transição foi o Sesi Franca, enquanto o Dragão encontrou o caminho das pedras nas bolas mais próximas à cesta.

Foto: Marcos Limonti/Divulgação LNB

A estratégia bauruense funcionou no primeiro período, mas a partir do segundo, com as rotações tendo maior papel em quadra, Franca controlou as ações. Num primeiro momento equilibrou os rebotes, para depois aproveitar a tarde inspirada dos atletas mais jovens. O trio Adyel, Márcio e Gui Abreu, inclusive, aproveitou o espaço no clássico ocasionado pelo alto número de faltas cometidas por Jamaal e Green no primeiro tempo.

Nos dois últimos períodos, porém, Alex Garcia tomou conta da partida. Foram 12 pontos do Brabo na segunda metade do jogo, período no qual Bauru foi muito mal em rodadas anteriores. Mesmo com o retorno dos estrangeiros francanos, o Dragão não perdeu mais a liderança. O que não significa, porém, que a partida foi tranquila. 

A última parcial contou com boa atuação de Franca, que estava mais ligado na defesa e efetivo no ataque. Em diversos momentos nos últimos três minutos a diferença ficou em apenas dois pontos, mas os comandados de Helinho, mais uma vez, não conseguiram fechar uma partida com qualidade.

Nas próximas semanas o NBB fará mais uma pausa por conta das elimintórias da Americup. Assim, o próximo confronto do Bauru será apenas no dia 27 (sábado), às 09h da manhã, contra o Pato, com transmissão do DAZN. Já o Sesi Franca jogará um pouco antes, no dia 25 (quinta-feira), também diante do Pato, às 14h, com transmissão da Rede Família.

O jogo

Alexey, Alex, Deodato, Jaú e Tyrone começaram a partida pelo Zopone/Gocil Bauru Basket, enquanto Jamaal, Fuzaro, André Goes, Green e Hubner foi o quinteto inicial francano. A partida teve um ritmo lento na movimentação do placar no início do jogo. Quando as defesas não prevaleciam sobre os ataques, os arremessos não caíram.

Foto: Marcos Limonti/Divulgação LNB

Franca conseguia pontuar a partir da transição rápida (que geralmente é a principal arma do Bauru), mas a vantagem era do Dragão. No jogo mais cadenciado as bolas de três pontos não caíram no primeiro período, mas os chutes do garrafão sem mostraram eficientes, dando a liderança para a equipe na parcial: 19 x 11

A partir de uma defesa mais aplicada, que fechou os espaços no garrafão, Franca logo anotou uma sequência de 0 x 11, virando a partida em boas ações dos jovens Adyel, Márcio e Gui Abreu. Léo Figueiró pediu tempo, mas a equipe seguiu sem pontuar. As poucas movimentações no placar ocorreram após roubos de bola e arremessos certeiros de Deodato, mas via de regra o aro seguiu sendo amassado pelo Bauru: 34 (15) x (24) 35.

Mais ligado nos dois lados da quadra, Bauru conseguiu ser superior na volta à quadra, tendo bom aproveitamento do perímetro e novamente aproveitando os roubos de bola e rebotes defensivos para jogar em transição. Alex Garcia foi o grande nome do Dragão, dono de 10 pontos na parcial. Franca teve dificuldade em ajustar a marcação, falhando nas dobras e coberturas, além do baixo aproveitamento nos rebotes: 60 (26) x (16) 51.

Precisando virar a partida, Helinho colocou novamente em quadra Green e Jamaal, ambos carregados com faltas. A equipe francana melhorou, dominou os rebotes e pouco a pouco foi tirando a diferença. Restando três minutos a vantagem bauruense era de apenas dois pontos, mas a Capital do Basquete não conseguiu tomar à frente. Alexey e Gui Deodato aproveitaram as chances que tiveram, enquanto a defesa bauruense parou as ofensivas de Jamaal e André Goes, confirmando a vitória do Dragão: 74 (14) x (19) 70.

Abre aspas (via assessoria)

– Alex Garcia: “Vitoria importante, pois jogamos com foco e concentração, mas ainda cometemos alguns erros na parte final da partida, que não podem ocorrer. Foi um jogo difícil, como era esperado, mas lutamos até o final”.

O cara do jogo

Aparentemente recuperado da lesão no joelho, Alexey segue mostrando sua importância para a equipe do Zopone/Gocil Bauru Basket. Diante do seu ex-clube, maior rival, e casa de seu irmão mais novo, o armador bauruense foi o mais regular ao longo da partida e anotou um duplo-duplo inédito em sua carreira, já que nunca havia conseguido 10 rebotes em uma única partida. Além disso, manteve o costumeiro bom volume na pontuação, roubos e poucos erros mesmo ficando mais de 32 minutos em quadra.

Destaques

Zopone/Gocil Bauru Basket
– Alex Garcia: 20 pontos, 2 rebotes e 6 assistências
– Alexey: 16 pontos, 10 rebotes, 3 assistências e 3 roubos
– Tyrone: 10 pontos, 6 rebotes, 5 assistências e 2 roubos
– Deodato: 10 pontos e 11 rebotes

Sesi Franca
– Adyel: 14 pontos, 3 rebotes e 3 assistências
– Jamaal: 13 pontos, 3 rebotes e 2 assistências
– Gui Abreu: 12 pontos e 3 rebotes
– Márcio: 10 ponots, 6 rebotes, 2 assistências e 2 roubos
– André Goes: 10 pontos, 3 rebotes, 4 assistências e 2 roubos

Siga a LE no Twitter!


  • VIA
  • Lucas Guanaes
  • TAGS
  • Basquete
  • Bauru Basket
  • Bauru e Interior
  • LE
  • Lucas Guanaes
  • NBB

  • SHARE THIS POST

Sobre o autor

Lucas Guanaes
Estudante de jornalismo e fotógrafo. Ala nas horas vagas, abomina o escanteio curto.

Deixe seu comentário

Cancelar resposta
Seu e-mail não será publicado junto do comentário). *
Se inscreva no canal da LE!

Pesquisar

  • VEJA TAMBÉM
  • 02/17/2021 0 0
    VITÓRIA DAS CHIQUITITAS
  • 02/16/2021 0 0
    DESTAQUES DO NBB 2020/21 – SEMANA 12
  • 02/14/2021 0 0
    SEMPRE MINAS
  • 02/13/2021 0 0
    REENCONTRO
  • 02/10/2021 0 0
    HOJE SIM

Arquivos

Tweets by LocomotivaEsp
Locomotiva Esportiva © 2018 Todos os direitos reservados