VAGÃO CULTURAL – RONALDO
Película conta a história do atacante do Real Madrid e da seleção portuguesa
Por Gabriel Castro
Lançado no final de 2015, Ronaldo é um documentário biográfico da estrela portuguesa Cristiano Ronaldo. O filme busca ir além da imagem de Cristiano que já conhecemos, seja como melhor jogador do mundo ou apenas um homem que começou cedo nos campos até alcançar sucesso mundial.
Foto: AP
O filme passa por várias etapas da vida do craque, desde o início na Ilha da Madeira até sua terceira Bola de Ouro da FIFA na carreira. Mostra um Cristiano bem próximo de seus familiares e que passa todo o tempo fora dos gramados com seu filho. Muito disso se dá por sua relação conturbada com seu pai, Denis, falecido em 2005. Cristiano Ronaldo Jr, nascido em 2010, quando o pai tinha apenas 25 anos, aparece no filme, assim como a polêmica história sobre a mãe do garoto, que nunca teve sua identidade revelada.
Foto: Joel Ryan/AP
O destaque do longa é conhecer a intimidade de Ronaldo, desde seu dia-a-dia até seus caprichos, como carros e etc. De modo geral, é um filme íntimo, que, como descrito em seu subtítulo, é “surpreendente e definitivo”.
Interessante notar como a figura de Lionel Messi aparece no filme, um verdadeiro obstáculo na obsessão de Ronaldo em ser o melhor. Deixa clara sua frustração quando se vê atrás do argentino e usa isso como motivação. Chegando a duvidar das decisões da FIFA, como visto nos jornais de todo o mundo.
Foto: AFP
O filme, portanto, é recomendado para todos os amantes de futebol. Mas, sabendo que por ser biográfico e promovido pelo próprio CR7, é tendencioso para o lado do atacante. Porém, gostar do filme, assim como de Ronaldo, é para poucos. Nem todos entendem sua genialidade e seu jeito de ser.
O filme
Ronaldo
Direção: Anthony Wonke
Distribuição: Universal Pictures
Duração: 96 minutos
Ano de lançamento: 2015
Deixe seu comentário