VAGÃO CULTURAL – NOROESTE – 104 ANOS DE UM TEIMOSO
Por Bruno Ribeiro
Foto: Pedro Hori/Social Bauru
Aquela velha história de “primo pobre” e “primo rico” combina e muito com o percurso do Esporte Clube Noroeste e do Sport Club Corinthians Paulista. Na verdade, o termo irmãos caberia melhor. Unidos pela data de nascimento, separados por milhões – sejam eles de reais ou de torcedores. Frutos do longínquo ano de 1910, a vida próspera do irmão da capital faz com que, em todos os 1º de setembro, o irmão do interior seja ofuscado. Mas isso não quer dizer que ele não tenha glórias para também brilhar.
Nesta edição do nosso Vagão Cultural, a LE recomenda um livro especialmente a você, torcedor noroestino. Que é bauruense e tem o Noroeste em seu DNA, ou que se mudou para a cidade Sem Limites e aprendeu a ser apaixonado pela teimosia em sua essência. Sim, a história do Noroeste é recheada de cismas, birras e resistências. E quem nos conta mais é Paulo Sérgio Simonetti, em seu livro Noroeste – 104 anos de um teimoso.
Depois do sucesso de O Noroeste na Era Damião, livro sobre os 10 anos em que o empresário Damião Garcia esteve à frente do clube (2002-2012), o jornalista e radialista Paulo Sérgio Simonetti publicou sua segunda obra sobre o Alvirrubro, no fim do ano passado. Desta vez, não houve recorte histórico: toda a trajetória do tradicional clube do futebol paulista é retrada. Da fundação pelo grupo de ferroviários da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, alternando campanhas notáveis e lamentáveis no estadual, passando até mesmo pela divisão principal do brasileiro, até chegar ao conturbado momento atual: o livro é uma verdadeira viagem no tempo a bordo da maquininha vermelha.
Testemunha das conquistas e decepções alvirrubras desde 1947, Simonetti alia sua paixão de menino torcedor com a narrativa do experiente jornalista, com direito a homenagens à figuras importantes, como o jornalista Leonardo de Brito, o historiador Luciano Dias Pires e o ex-presidente noroestino, Cláudio Amantini (que protagoniza a ilustração de capa).
A riqueza de fotos também dá gosto especial à leitura, tudo isso editado por Fernando BH, o famoso Canhota10. O resultado é, como diz a descrição oficial do livro, “um documento singular que cumpre importante papel de reverenciar e eternizar o maior patrimônio esportivo da Cidade Sem Limites”.
O livro
Noroeste – 104 anos de um teimoso
Autor: Paulo Sérgio Simonetti
Editora: Idea Editora
160 páginas
Data de lançamento: 02 de dezembro de 2014
Deixe seu comentário