VAGÃO CULTURAL – MONEYBALL – O HOMEM QUE MUDOU O JOGO
A trajetória de um time desacretidado, montado pela matemática
Por Lucas Guanaes
Aquele treinador (ou jogador) que, contrariando todas as expectativas e ordens superiores, consegue destaque no cenário esportivo. Se a produção do filme não tomasse muito cuidado, o velho clichê se repetiria e esta obra seria apenas “mais uma”. Porém, o diretor Benett Miller soube fazer um belo trabalho e presenteou a todos os fãs do esporte (ou do Brad Pitt) com o filme “O Homem que mudou o jogo”. Como resultado, a receita do filme foi o dobro do custo de produção, que beirou os 50 milhões de dólares.
Adaptada do livro “Moneyball: the art of winning na unfair game”, de Michael Lewis, a história (verídica, por sinal) mostra Brad Pitt na pele de Billy Beane, ex-promessa do baseball norte-americano que não vingou nos esporte e se tornou manager. Em 2002 o pequeno time Oakland Athletics precisava se reerguer na MLB (Major League Baseball) após perder seus principais destaques para equipes rivais.
Neste ponto da história entra Peter Brand (Jonan Hill), que viria se tornar o assistente de Billy Beane. Com pouco orçamento em caixa e precisando responder à diretoria e à torcida, eles criam um sistema de avaliação de todos os jogadores da Liga por meio de uma avançada estatística, escolhendo os jogadores de acordo com o melhor custo-benefício.
Por se tratar de uma história verídica, os fãs de baseball sabem se o truque deu resultado ou não. Mas como no Brasil tal esporte não é tão popular, fica a dica deste filme que conseguiu desviar o foco do baseball e suas regras complicadas para os diálogos e negociações do manager do time e seu assistente, Brad Pitt e Jonan Hill.
Indicado à seis categorias no Oscar, incluindo Melhor Filme e Melhor Ator, é quase obrigatório que todos assistam o filme, que ainda conta com Chris Pratt e Philip Seymour Hoffman no elenco.
O filme
O Homem que mudou o jogo (Moneyball)
Direção: Bennett Mille
Produção: EUA
Duração: 113 minutos
Elenco: Brad Pitt, Chris Pratt, Philip Seymour Hoffman, Jonan Hill, entre outros
Ano de lançamento: 2011
Confira o trailer do filme:
Siga a LE no Twitter!
- VIA
- Lucas Guanaes
- TAGS
- LE
- Lucas Guanaes
- Outros
- vagão cultural
Deixe seu comentário