VAGÃO CULTURAL – MENINA DE OURO
A emocionante trajetória de uma boxeadora choca a violência do esporte com o carinho e ternura na vida dos que fazem o espetáculo
Por Bruno Ribeiro
Um filmaço! Dirigido e estrelado pela lenda Clint Eastwood, “Menina de Ouro” – obrigatório não só para os amantes do esporte, como para os cinéfilos em geral – dispensa apresentações. Mesmo assim, fazemos questão de apontar os motivos para recomendá-lo a você, caro leitor.
Para começar, o filme foi vencedor de 4 Oscars no ano de 2004. Além do prêmio máximo de melhor película, as incríveis atuações de Hilary Swank e Morgan Freeman culminaram com o título de melhor atriz e melhor ator coadjuvante, respectivamente. A outra estatueta foi faturada por Eastwood, na categoria de melhor direção.
Vamos à história: Menina de Ouro é baseado na obra de F.X. Toole (pseudônimo do treinador de boxe Jerry Boyd) entitulada Rope Burns: Stories from the Corner, que relata como o boxe entrelaçou a vida de duas pessoas totalmente distintas, sem que elas pudessem sequer imaginar a futura intensidade da relação que iriam construir.
Frankie Dunn (Clint Eastwood) é um homem que passou toda a vida nos ringues, tendo agenciado e treinado grandes boxeadores. Ele costuma aperfeiçoar seus comandados através do importante atributo que aprendeu durante sua existência: a proteção. Rabugento e cheio de rancores, Frankie tem em Scrap (Morgan Freeman), o zelador de seu ginásio, seu único amigo.
Isso muda quando Maggie Fitzgerald (Hilary Swank) aparece em sua vida. A determinada jovem é detentora de um dom não lapidado para o boxe. Contudo, o machismo de Frankie – aliado à outra questão familiar – impede que ele aceite ser seu treinador, sob a justificativa de que a moça já ultrapassou a idade ideal para iniciar sua carreira esportiva. Após inúmeras vitórias dentro dos ringues, o experiente técnico é vencido pela insistência de Maggie. Era apenas o começo de uma jornada inspiradora.
O drama narrado na obra empresta o esporte como pano de fundo para tratar de temas mais profundos em nossas vidas. Apesar da constante e contagiante determinação, a grande lição deste clássico do cinema é a de que, por vezes, devemos aprender a também baixar a guarda. Pra quem já viu, vale a pena se emocionar de novo. Já os que nunca assistiram, fica a dica valiosa da Locomotiva. E não esqueça de nos agradecer!
O filme
Menina de Ouro
Título original: Million Dollar Baby
Direção: Clint Eastwood
País: Estados Unidos
Duração: 132 minutos
Lançamento: 2004
Elenco: Clint Eastwood, Hilary Swank, Morgan Freeman, Mike Colter, Anthony Mackie, entre outros
Confira o trailer a seguir:
Siga a LE no Twitter!
- VIA
- Bruno Ribeiro
- TAGS
- Bruno Ribeiro
- LE
- Outros
- vagão cultural
Deixe seu comentário