VAGÃO CULTURAL – MALDITO FUTEBOL CLUBE
A desastrosa passagem do vitorioso treinador Brian Clough pelo Leeds é retrada de forma intensa em filme de Peter Morgan
Por Lucas Guanaes
A saga do Leicester é inevitavelmente comparada a outras campanhas de times com pouca ou nenhuma expressão na Premier League que, surpreendendo a todos, venceram o Campeonato Inglês e fizeram sucesso a nível europeu. Por ora, os comandados de Ranieri não fazem uma boa temporada a nível nacional, mas estão entre as melhores equipes da Champions.
Não se sabe como a história falará de Vardy, Mahrez e do próprio Ranieri. Outrora, histórias como essa renderam personagens folclóricos, que são ídolos até hoje em seus clubes. Um deles é Brian Clough, personagem principal do filme “Maldito Futebol Clube”, inspirado no livro “The Damned United”, de David Peace. O ex-atacante, então treinador, assumiu o comando do Derby County, ao lado de seu auxiliar Peter Taylor, em 1967, quando o clube estava na segunda divisão inglesa. Em 1969, Clough conquistou o acesso à primeira divisão e, no ano seguinte, sagrou-se campeão inglês.Apesar de todo o sucesso, Clough desenvolveu uma grande rivalidade com Don Revie, então comandante do Leeds, que possuía um fortíssimo time à época. O estilo de jogo dos times de Revie era frequentemente tratado como violento e trapaceiro, ao melhor e característico estilo inglês em décadas anteriores.
A obsessão de Clough em vencer seu maior rival, porém, ultrapassou as quatro linhas, fazendo com que o treinador, pouco após ficar nas semifinais da Supercopa Europeia, perdendo para a Juventus, pedisse demissão do Derby County por se desentender com o presidente do clube. Pouco depois, Clough foi contratado justamente pelo Leeds, ex-clube de Revie, que havia sido chamado para comandar a seleção inglesa.
Todas as críticas e denúncias feitas anteriormente por Clough tornaram o ambiente no Leeds insustentável logo de cara, e o treinador, 44 dias e um dos piores inícios de temporada da história depois, deixou o clube. O filme, já em seu final, mostra Clough e Taylor no comando do modesto Nottingham Forest, onde novamente conseguiram o acesso à primeira divisão e o título inglês. Lá, porém, conquistaram o bicampeonato europeu em 1980, maior feito do clube até hoje.
É verdade que o diretor Tom Hooper e o roteirista Peter Morgan muitas vezes alteraram um pouco a ordem e a fidelidade dos fatos, mas a ideia central e o pano de fundo estão ali e são verídicos. A relação entre Clough/Peter e Revie é mostrada até as últimas consequências, sendo que, nos tempos atuais, Revie é tido como um treinador com uma passagem sem sucesso pelo English Team, enquanto Clough é considerado o maior técnico inglês a nunca ter treinado sua seleção.
O filme é focado nos 44 dias de fracasso durante a passagem pelo Leeds, mas, em uma narrativa não-linear, vários flashbacks e regressões são feitas mostrando a passagem de Clough pelo Derby, bem como o nascimento e desenvolvimento de sua rivalidade com Revie até a época retratada na obra.
O Filme
MALDITO FUTEBOL CLUBE
Título Original – The Damned United
Ano: 2009
Direção: Tom Hooper
Roteiro: Peter Morgan
Elenco: Michael Sheen, Timothy Spall, Jim Broadbent
Duração: 98min
Confira o trailer abaixo:
- VIA
- Lucas Guanaes
- TAGS
- LE
- Lucas Guanaes
- vagão cultural
Deixe seu comentário