VAGÃO CULTURAL – HOMENS BRANCOS NÃO SABEM ENTERRAR
Por Gabriel Castro
Foto: Divulgação
Um daqueles filmes que os amantes do basquete têm que assistir, um verdadeiro clássico lançado em 1992, meses antes do boom do famoso Dream Team. O filme, mesmo sem grandes astros da NBA da época, alcançou o décimo sexto lugar entre os mais vistos do ano e arrecadou mais de 90 milhões de dólares ao redor do mundo.
A história gira em torno da dupla Billy Hoyle (Woody Harrelson) e Sidney Deane (Wesley Snipes), dois ótimos jogadores de basquete que jogam no subúrbio, e decidem unir forças para ganhar dinheiro através da bola laranja. Porém, fazem isso enganando os adversários, fingindo que Billy, por ser branco, não entende sobre o basquete, mas quando começam a jogar, possuem uma química incrível. Jogam de forma rápida, com belos passes, brincadeiras e até provocações com os adversários, vencendo as partidas e faturando uma grana pelos bairros de Los Angeles.
Contudo, a parceria deles é ameaçada quando gângasters que estão atrás de Billy tentam fazê-lo pagar pelo dinheiro que ele deve, perseguindo-o com armas e carros, até que Gloria Clemente (Rosie Perez), namorada de Billy, pede para ele parar de apostar dinheiro no jogo.
A produção conta com situações cômicas e belíssima atuação dos personagens principais, os quais, além de mostrarem como era o basquete de rua nos anos 90, ajudaram a popularizar ainda mais a modalidade mundialmente. A seguir, confira o trailer do filme:
O filme
Homens brancos não sabem enterrar
Título original: White Men Can’t Jump
Duração: 115 minutos
Ano de Lançamento: 1992
Produção: EUA
Direção: Ron Shelton
Elenco: Wesley Snipes, Woody Harrelson, Rosie Perez, Tyra Ferrel, Cylk Cozart e outros.
Confira também outras sugestões do Vagão Cultural relacionadas ao basquete!
Onze anéis – A alma do sucesso
Hoop Dreams
Iverson
Amador
The Carter effect
Deixe seu comentário