VAGÃO CULTURAL – FUGA PARA A VITÓRIA
Com direito a Pelé, filme aborda o futebol com a Segunda Guerra Mundial como pano de fundo
Por Bruno Ribeiro
Recentemente, Pelé competou 75 anos de vida, e a LE traz pra você uma dica cultural para o seu final de ano que tem tudo a ver com o Rei do Futebol. Não, não falamos do documentário brasileiro “Pelé Eterno”, lançado no ano de 2004, mas sim do filme norte-americano “Fuga para a vitória”.
Edson Arantes do Nascimento é um homem de várias facetas. Além da de jogador, obviamente, ele também canta, compõe e… atua. Se a qualidade nas outras funções é a mesma com a bola nos pés, isso já é outra história. Mesmo assim, em 1982, Pelé foi convidado para fazer parte do elenco dirigido por John Hudson, juntamente com outras estrelas dos gramados, como Bobby Moore, Osvaldo Ardiles e Kazimierz Deyna, além de outras das próprias telonas, como Michael Claine e Sylvester Stallone.
Fuga para a vitória tem como contexto a Segunda Guerra Mundial. Em um campo de prisioneiros comandados pelos alemães, o major Karl von Sterner, que havia tido uma carreira como jogador na seleção germânica, tem a ideia de realizar um jogo entre o time dos reféns contra o time dos nazistas. Cabe ao inglês Colby, interpretado por Michael Claine, capitanear os prisioneiros para a peleja no Estádio Colombes, em Paris.
Enquanto os alemães se preocupavam em vencer o duelo para utilizar a façanha como propaganda de guerra, os atletas aliados tramaram um plano para fugir no decorrer da partida. Certamente, o clímax da película acontece durante o jogo. Destaque para Stallone, que atuou como o goleiro da equipe dos encarcerados.
Duas curiosidades relacionadas ao astro holywoodyano chamaram a atenção: ao longo das filmagens, ele sofreu diversas lesões ao cair para executar as tradicionais pontes. Foi preciso contratar a lenda inglês Gordon Banks para dar aulas para o ator. Stallone chegou a declarar que, fisicamente, sofreu mais com as gravações de “Fuga para a vitória” do que com as de “Rocky Balboa”.
A inspiração para a obra cinematográfica veio de uma série verídica de partidas na cidade de Kiev, Ucrânia, então ocupada pelos soldados alemães. Vários jogadores do Dynamo, principal equipe do país, foram trabalhar em uma padaria. Lá, junto com outros funcionários, formaram um time para disputar a nova liga nacional, controlada indiretamente pelos militares invasores.
Com o grande suecesso do esquadrão de “padeiros”, a liga foi dissolvidas e os atletas presos pela Gestapo. Quatro deles acabaram executados. Por esses e outros motivos, o filme é um prato cheio não somente para os amantes do esporte, como também para quem gosta de conjecturas de guerra.
O filme
Fuga para a vitória
Direção: John Huton
Produção: EUA
Duração: 115 minutos
Elenco: Pelé, Sylvester Stallone, Michael Claine, Bobby Moore, entre outros
Ano de lançamento: 1981
- VIA
- Bruno Ribeiro
- TAGS
- Bruno Ribeiro
- Futebol
- LE
- vagão cultural
Deixe seu comentário