VAGÃO CULTURAL – BELIEVELAND
Documentário da série “30 for 30” mostra a agonia e pessimismo que cresceu em Cleveland, até o título do Cavs em 2016 garantir a libertação
Por Fabio Toledo
Provavelmente, você já sabe que o campeonato de 2016 foi o primeiro título da NBA conquistado pelo Cleveland Cavaliers. Também deve saber que isso levou ao fim um jejum de 52 anos da cidade de Cleveland sem uma de suas equipes ser campeã. Mas não se trata apenas disso quando o assunto é a maldição do Nordeste de Ohio, encerrada no último ano.
O documentário Believeland aponta tudo o que fazia parte da história de agonia e pessimismo que se alastrou pela cidade. Um dos poucos municípios a ter três equipes nas principais ligas norte-americanas, Cleveland viveu seu período dourado no pós-Segunda Guerra. Era o centro de uma das principais regiões do país, lar de várias indústrias. O reflexo do excelente momento foi o sucesso de suas equipes: os Indians, no beisebol, e os Browns, no futebol americano.
Juntamente com a queda de importância da cidade e a debandada econômica e populacional a partir do final da década de 60, a seca dos times começou. Até mesmo quando elencos promissores eram formados, o título escapou. Ironias totalmente simbólicas também marcam a história. Afinal, duas das maiores jogadas dos esporte nos Estados Unidos são até hoje lembradas pelo sucesso de quem a realizou, enquanto que o lado do fracasso foi Cleveland, vítima de John Elway e do Denver Broncos em The Drive, e de Michael Jordan, no estouro do cronômetro, em The Shot.
Cleveland foi ao fundo do poço quando o assunto era confiança, virou piada nacional, um lugar infrutífero. Até mesmo LeBron James, nascido na área, visto como um messias, decidiu abandonar a região, assim como muitos outros locais, em busca de melhor sucesso fora do Nordeste de Ohio. Sua saída gerou tanto ódio quanto a ida da franquia da NFL para Baltimore, tanto ódio quanto a alegria no retorno de The King.
Com declarações de personalidades, ex-atletas e torcedos/cidadãos nascidos em Cleveland, o documentário, que faz parte da série “30 for 30” da ESPN, conta um importante trecho da história da cidade e como a situação esportiva negativa refletiu no crescimento do pessimismo na população, indo além dos esportes. E, após tudo isso, como Cleveland se viu após o fim dos 52 anos de jejum. Believeland é um documentário que mostra expressamente aquilo que nós, fãs de esporte, já sabemos: não se trata apenas de um jogo.
A obra está disponível no NET Now.
O FILME
Believeland
Ano: 2016
Duração: 79 minutos
Produção: EUA
Direção: Andrew Billman
Curiosidade: o documentário foi ao ar pela primeira vez nos Estados Unidos no dia 14 de maio de 2016, quando os Cavaliers ainda não haviam vencido o campeonato da NBA. Por isso, após a conquista dos Cavs, o documentário foi alterado. Novas gravações foram feitas e o final foi muito mais animador para o pessoal de Cleveland.
- VIA
- Fabio Toledo
- TAGS
- Fabio Toledo
- LE
- Outros
- vagão cultural
Deixe seu comentário