VAGÃO CULTURAL – BALLERS
Por Fabio Toledo
A popularização do futebol americano no Brasil também permite que produções relacionadas ao esporte ganhem espaço no país. Uma série televisionada pela HBO é uma das primeiras obras com a possibilidade de surfarem neste sucesso. É claro que não foi nada proposital, pois “Ballers” é transmitida para todo o mundo.
Produzida em associação pela Closest to the Hole Productions, Leverage Entertainment, Seven Bucks Entertainment e Film 44, a série, que já possui duas temporada e uma terceira está encaminhada, centra em Spencer Strasmore (Dwayne Johnson), um ex-jogador da NFL que possui agora como profissão a de gerente financeiro.
Ao lado de Joe Krutel (Rob Corddry), chefe de Spencer, que o empurra para rentabilizar suas amizades, ele busca sucesso na nova função gerenciando atletas, como Ricky Jerret (John David Washington), um jogador imprevisível que procura estabilidade nos últimos anos de sua carreira na NFL, embora não ajude muito para fazer isso acontecer, e Vernon Littelfield (Donovan W. Carter), um defensor talentoso em busca reconhecimento, mas as tentações de ser um jovem astro ameaçam atrapalhar esse objetivo.
Spencer também recebe a ajuda de seu amigo e ex-agente Jason Antolotti (Troy Garity), principalmente com o trabalho com Vernon, agenciado por Jason, o qual dá bastante ouvidos a Reggie (Londres Brown), seu melhor amigo, que contraria os incentivos de Spencer a Vernon para este começar a tomar decisões mais inteligentes fora do campo.
VEJA TAMBÉM
Vagão Cultural – Especial Super Bowl
Vagão Cultural – Draft Day
Vagão Cultural – Concussion, um homem entre gigantes
Apesar de possuir grandes traços cômicos, Ballers retrata casos que não estão muito longe da realidade de atletas da NFL, como os escândalos, o glamour vivido pelas superestrelas do esporte, bem como a incapacidade de alguns em virar a página quando a carreira termina. É o caso de Charles Greane (Omar Benson Miller), o qual pendurou as chuteiras cedo demais e ainda não conseguiu se adaptar à vida fora dos gramados. Julie (Jazmyn Simon), esposa de Charles, tenta guiar seu marido para fora das armadilhas de ter parado de jogar muito cedo.
Com momentos de humor e de retratos próximos da realidade, Ballers é considerada uma dramédia. Mas o que importa aqui não é o gênero e sim a qualidade da série, além do fato de se aprofundar em assuntos ainda pouco abordados fora da cultura norte-americana do futebol americano. A série é completamente recomendável a quem gosta do esporte, do The Rock ou de um bom entretenimento.
A série
Ballers
Criado por: Stephen Levinson
País: Estados Unidos
Gêneros: Drama, comédia
Ano de estreia: 2015
Número de episódios (até a 2ª temporada): 20
Tempo de cada episódio: 27 minutos
Elenco: Dwayne Johnson, Rob Corddry, John David Washington, Omar Miller, Donovan W. Carter, Troy Garity, London Brown, Jazmyn Simon e Arielle Kebbel
Curiosidades
A série conta com a participação de alguns jogadores da NFL, como Antonio Brown, Terrell Suggs, DeSean Jackson e Victor Cruz, além de utilizar os nomes das equipes, dando maior autenticidade. Contudo, Ballers não agrada muito aos chefões da liga, como o comissário Roger Goodell. Em entrevista ao programa “Mike & Mike” da ESPN americana, o produtor-executivo da série e ator, Mark Wahlberg, declarou que Goodell e alguns donos de franquias já ligaram para ele pedindo para não fazer filmagens com jogadores, pois poderia prejudicar a imagem deles, devido ao conteúdo da série.
Além de falar sobre futebol americano, Ballers também possui dois ex-atletas em seu elenco. Antes de fazer carreira de sucesso na WWE e posteriormente nos cinemas, Dwayne Johnson foi Defensive Tackle na Universidade de Miami, mas abandonou a carreira por conta de uma lesão. Donovan W. Carter foi da linha defensiva da UCLA, mas acabou não sendo draftado para o football profissional, tornando-se ator. Já John David Washington, filho do ator Denzel Washington, chegou a fazer parte do elenco de pré-temporada do St. Louis Rams e atuou pelo Rhein Fire na extinta NFL Europa.
Confira um trailer da primeira temporada:
Siga a LE no Twitter!
- VIA
- Fabio Toledo
- TAGS
- Fabio Toledo
- LE
- Outros
- vagão cultural
Deixe seu comentário