Vagão Cultural – Adeus, Geral
Obra mostra os contrastes criados a partir da elitização dos estádios de futebol
Por Lucas Guanaes
Desde o dia 30 de outubro de 2007, quando o Brasil venceu a eleição para sediar a Copa do Mundo de 2014, iniciou-se um processo de construção de novas arenas e reformas/revitalizações de estádios já existentes. Dentre os mais tradicionais, tivemos grandes transformações no Maracanã, Mineirão, Castelão, Arena Pernambuco, da Baixada e Beira Rio, construção do Itaquerão, que, na prática, substituiu o Pacaembu e o advento do Allianz Parque e da Arena do Grêmio, que não foram utilizados no Mundial.
Seguindo o padrão exigido pela FIFA das modernas arenas ao redor do mundo, especialmente na Europa, a elitização dos espaços nos jogos de futebol causou profundas mudanças no modo como se vê o jogo e, principalmente, em quem e no modo como se torce. Serviços diferenciados, cadeiras e serviços que antes não existiam nos estádios causaram um aumento significativo no preço dos ingressos e o fim da chamada “geral”, área mais popular dos estádios, a ingressos mais baratos.
A partir desses fatos, cinco estudantes do ensino médio produziram o documentário “Adeus, Geral”, produzido de maneira independente, contando com o apoio de blogs e sites esportivos também independentes do Brasil. Em uma série de entrevistas com dirigentes, jogadores, membros de organizadas e torcedores “comuns”, o documentário abrange várias opiniões e diferentes pontos de vista sobre esta mudança.
Segundo os próprios criadores, a ideia surgiu após um trabalho de Geografia com o tema “muros sociais”, algo muito semelhante ao tema escolhido pela FUVEST em vestibulares passados, a catracalização da sociedade. O padrão FIFA acabou por excluir dos estádios os torcedores de renda mais baixa, que é tido como o mais apaixonado pelo seu time do coração.
Ainda, com o fim do “cimentão”, proibição de bandeiras, baterias, etc., e o cerco às torcidas organizadas, a festa nos estádios e arenas deu lugar às selfies e a um novo modo de torcer: sentado, mesmo que ao redor do mundo existam exemplos que quebram tal paradigma, como o Signal Iduna Park, estádio do Borussia Dortmund, na Alemanha.
Participam do documentário nomes como Tite, Alex, Paulo Nobre, Juca Kfouri, Mauro Cézar Pereira, membros de torcidas organizadas de clubes paulistas e torcedores cariocas. O filme completo você pode conferir a seguir:
O Filme
Título – Adeus, Geral
Ano de lançamento – 2016
Produção e Direção – Gustavo Altman, Martina Alzugaray, Matheus Bosco, Pedro Arakaki e Pedro Junqueira
Duração – 42 min
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