NÃO VAI SER FÁCIL
Noroeste começa mata-mata da A3 contra Barretos neste sábado
Por Fabio Toledo
Passadas quinze rodadas, é chegado o momento mais importante – e mais tenso – da Série A3: o mata-mata. Oito equipes seguem na disputa, sendo que apenas duas delas poderão comemorar no final o acesso para a A2 do Campeonato Paulista de 2020. Entre esses times está o Noroeste, o qual tem pela frente, na fase quartas de final, o Barretos. O jogo da ida acontece neste sábado, às 17h, no estádio Fortaleza.
Foto: Bruno Freitas/Noroeste
Na prática, é o duelo entre o quarto e o quinto colocado, ou seja, com maior tendência ao equilíbrio. De fato será um duelo interessante, tanto pelo último confronto, como pela capacidade das equipes. Ainda no começo de fevereiro, na quinta rodada, Norusca e Barretos se enfrentaram no Alfredão e fizeram uma das melhores partidas do campeonato, vencida pelo Alvirrubro pelo placar de 1 a 0.
Depois disso, muita coisa aconteceu e mudou, principalmente do lado do BEC, que demitiu o técnico Paulinho McLaren e trouxe Ricardo Moraes. Com o novo treinador, o Touro possui uma invencibilidade de oito partidas (uma delas ainda com Paulinho), responsável por alavancar a equipe à quinta posição.
Mais sobre o BEC
Ainda que muitos dos atletas que jogavam com o comandante anterior tenham permanecido no time titular, outros ganharam espaço e se consolidaram. Igor Boi e Yamada são dois exemplos. O primeiro aproveitou a chance ao fazer boas atuações na composição do meio-campo com três volantes – Elias, Alan Mota e Igor. O segundo, mostrou boa movimentação tanto pela meia, como pela ponta, onde joga atualmente.
Em suma, o jogo do Barretão aposta em bastante volume pelos lados. Os laterais Arthur, pela direita, e Uendel, pela esquerda, se aproximam dos pontas, Yamada (direita) e João Henrique (esquerda). Apesar disso, a equipe ainda possui certa qualidade no passe pelo centro, principalmente com Alan Mota.
O trabalho dos volantes também é o de cobrir as descidas do laterais. Quando montado defensivamente, utiliza-se de duas linhas de quatro marcadores, com Elias entre elas, podendo ocupar um espaço vago em caso de algum volante avançar para pressionar. À frente, está Anderson Magrão, autor de três gols em nove partidas, que pode causar perigos se tiver espaço a partir da entrada da grande área.
Para este primeiro jogo contra o Noroeste, o Barretos tem um desfalque importante. O zagueiro Matheus Blade, de 23 anos, que vem fazendo uma boa Série A3 ao lado do veterano Carlão, foi expulso na última rodada e fica de fora. Walter, outro atleta experiente na posição, foi outro que fez algumas partidas como titular, mas agora está no ASA de Arapiraca. Com isso, Gabriel Rapchan e Willian, jogadores de bem menos rodagem, surgem como opções.
Foto: Bruno Freitas/Noroeste
Quase completo
Do lado noroestino, o técnico Betão Alcântara tem, pela primeira vez na A3, todos os atletas que já jogaram na competição disponíveis para a partida. Apenas o centroavante Beto, em recuperação física, segue de fora. Isto significa, principalmente, que o Norusca poderá colocar o que tem de melhor de fato. Com a volta de Diego Souza na armação, é possível que John Egito e/ou Felipe Merlo percam a posição. Isso porque Chico vem de duas boas exibições e, pela maneira como o Barretos joga, ele aparece com grandes chances de começar mais uma partida entre os titulares.
Além disso, será muito importante para o Noroeste ter um bom passe em Barretos. Trabalhando com Richarlyson e Maranhão na saída de bola, pode ser um diferencial. Por outro lado, Betão pode optar por ser mais cauteloso e trabalhar com Felipe Merlo na cobertura defensiva, apostando na chegada de Richarlyson ao campo de ataque para se juntar a Diego Souza e Chico, com Leandrinho como referência.
Como nunca antes nesta temporada, opções não faltam para Betão escolher o time que melhor se encaixa para encarar o BEC. “O maior desafio é conquistar o resultado em Barretos. Sabemos da equipe qualificada que eles têm, ainda mais jogando em casa e num momento de mata-mata, de definição do campeonato. Mas estamos preparados. Nossa equipe teve uma crescente nos últimos jogos, mantendo regularidade e com uma consistência muito boa. A expectativa é de fazer um grande jogo e de trazer o resultado positivo para Bauru, pensando também na partida de volta, em nossa casa”, comentou o treinador.
Os prováveis
Barretos: Wendell; Arthur, Carlão, William (Gabriel Rapchan) e Hudson; Elias, Alan Mota e Igor Boi; Yamada, João Henrique e Anderson Magrão. | Técnico: Ricardo Moraes
Noroeste: Cairo; Pacheco, Jean Pierre, Júnior e Renan; Richarlyson, Rogério Maranhão e Diego Souza; Chico, Caio Barbosa e Leandrinho. | Técnico: Betão Alcântara
Jogos das quartas de final
06/04
Comercial x Desportivo Brasil | 17h
Barretos x Noroeste | 17h
07/04
Monte Azul x Capivariano | 10h
Osasco Audax x Velo Clube | 11h
One Comment
Rodrigo Mendes
06. abr, 2019As jogadas pela esquerda com destaque, são feitas pelo Udson, não pelo Wendel ou Arthur…