PONTO POSITIVO
Expulsão deixa tarde do Noroeste complicada, mas empate com Capivariano mantém liderança na A3
Por Fabio Toledo
O cenário da rodada da Série A3 novamente favorecia o Noroeste. Com o empate do EC São Bernardo, então vice-líder, o Velo Clube assumiu a segunda posição. Porém, uma vitória noroestina frente o Capivariano deixaria a vantagem Alvirrubra no topo em sete pontos. Mesmo com o Leão aplicando sua proposta de jogo, com mais posse de bola e presença no campo ofensivo, o Norusca conseguia o resultado positivo. Só não contava com uma reviravolta que provocaria o empate por 1 x 1 no placar final.
A Locomotiva teve um primeiro tempo ruim. Com dificuldades em acertar o passe, viu o Capivariano se impor, procurar jogadas pelos lados e, na dificuldade em penetrar na defesa, assustar em chutes mais longos. Ainda assim, teve no brilhantismo de seu atacante, Fabrício Daniel, um lance decisivo que resultou no gol de Igor Pimenta. Já na etapa regulamentar, quando poderia ser mais ativo no jogo, a partir das entradas de John Egito e Everton, jogadores de transição rápida, houve a expulsão do lateral-esquerdo Renan.
O cartão vermelho recebido por Renan – após ver dois amarelos em dois minutos – fez os planos do técnico Luiz Carlos Martins ir por água abaixo. Gastando a terceira substituição logo aos 20′ do segundo tempo, o Noroeste precisou se defender. O Capi, então aproveitou para buscar o empate, que veio em chute de longe de Douglas Netto. Depois, ainda que mantivesse maior posse de bola, o Leão mostrou certo contentamento com o resultado.
Aí, o 1 a 1 ficou mesmo no placar. Resultado que tirou um ponto de diferença do Norusca com relação ao vice-líder, mas os oito pontos de frente para o Comercial, primeiro fora do G4, dá condições para o resultado não ser visto como ruim. A chance de recuperação ocorre no próximo domingo, às 10h, contra o Olímpia, fora de casa. Já o Capivariano joga no sábado, às 17h, contra o Nacional, em Santa Bárbara d’Oeste.
O jogo
Como já é tradicional nas partidas do Capivariano, o Leão teve maior posse da bola desde o início da partida. Nas tabelas pelas laterais, chegou ao campo ofensivo, mas parou na defesa do Noroeste. Por sua vez, o Norusca fez pressão no passe adversário em busca de uma sobra a seu favor. Ainda assim, o Capi segurou a pressão. A polêmica fica por conta de um lance ocorrido aos 12 minutos, quando Pedro Felipe ganhou de Gutierrez e saiu de frente pro gol. No momento da finalização, porém, o atacante sofreu o contato do zagueiro e caiu. O árbitro viu lance normal.
A primeira finalização do jogo aconteceu aos 15′, com Douglas Netto arriscando de fora da área, para fácil defesa de Pablo. Neste período, o Noroeste conseguiu ter mais a posse da bola, também sem sucesso na criação. O que causava mais perigo eram os chutes de longe de Douglas Netto. Aos 22′, em outra bola do camisa 10 do Leão, Pablo fez boa defesa, desviando a bola para a linha de fundo. No minuto seguinte, Felipe Azevedo apareceu pelo lado esquerdo da defesa noroestina, finalizou cruzado, mas a redonda passou à frente do gol e saiu.
Com dificuldades na saída de bola, o Noroeste viu o Capivariano ser frequente na sua intermediária, chegando pelos lados. Contudo, aos 29′, o Alvirrubro foi fatal. Em jogada rápida pela esquerda, Fabrício Daniel lançou Igor Pimenta no meio da defesa do Capi. O camisa oito recebeu e chutou rasteiro. Airon, que não havia feito defesa alguma na partida, não conseguiu alcançar e a bola chegou ao fundo do gol. Depois da abertura do placar, os visitantes mantiveram maior posse de bola, buscando espaço na defesa Alvirrubra, mas sem sucesso. Assim, a partida foi para o intervalo com a vantagem do Norusca.
A necessidade do gol fez o Capivariano ter mais jogadores no campo ofensivo, mas seguindo seu estilo de toques curtos. O problema seguia na dificuldade em encontrar espaço na defesa noroestina. Os donos da casa tiveram possibilidades para ampliar em contragolpes. Contudo, faltou o último passe para o Alvirrubro. Visando dar maior dinâmica ofensiva, o Noroeste fez duas substituições em sequência: Richarlyson e Pedro Felipe deram lugar a John Egito e Everton. A mudança nem teve tempo de surtir efeito, pois, aos 13′, Renan recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso.
Para recompor sua defesa, Luiz Carlos Martins tirou Fabrício e colocou Vitor Gava. Mesmo assim, o Capivariano logo conseguiu seu gol de empate. Aos 17′, Douglas Netto arriscou mais um chute da entrada da área. Dessa vez, a bola foi parar no canto direito baixo da meta defendida por Pablo. O empate e a vantagem numérica dava condições para o Capivariano buscar a virada. Porém, lance a lance, os visitantes mostravam pouca agressividade. Assim, o relógio foi avançando e o placar seguia empatado.
Com 10 jogadores, o Noroeste tentava o gol em lances esporádicos de contra ataque, mas a cautela do Capi manteve o equilíbrio. Somente nos minutos finais, os visitante tiveram uma chance clara de marcar. No jogo aéreo, a sobra ficou na área. Mais precisamente nos pés do zagueiro Arthur, que conseguiu o giro e teve espaço pra finalizar. Quando chutou, ele mostrou por que não é atacante: mandou fraco pro gol. Pablo agradeceu e fez a defesa. No apito final, o empate por 1 a 1 alegrou um pouco a todos.
Abre aspas
Jean Pierre – “A gente sempre entra na partida com o objetivo de vencer. Porém, o Capivariano dificultou muito nosso trabalho dentro de casa. E vai ser assim, porque estamos na liderança e todos querem vencer a gente. Tivemos muitas dificuldades hoje, principalmente pra acertar o passe. Saímos com empate, mas não é algo negativo. Foi difícil jogar com um a menos, acaba desgastando no decorrer da partida, mas a gente continua na liderança”.
Luiz Carlos Martins – “Não fizemos um bom primeiro tempo. Demos espaços pro adversário, quisemos fazer gol antes de trabalhar a bola. Acertamos no vestiário, voltamos bem pro segundo tempo, fiz duas substituições pra dar mais velocidade, mas aí complicou um pouquinho devido à expulsão. É lógico que queríamos fazer o segundo gol, mas com um jogador a menos, no nosso campo, que é espaçoso, o adversário sabe tocar bem a bola e fez o gol. Acho que o resultado, pelas circunstâncias do jogo como um todo, foi justo. Faz parte empatar um jogo em casa, da maneira como foi. Mas vale que o time lutou até o fim e não deu espaço”.
Noroeste 1 x 1 Capivariano
Noroeste: Pablo; Matheus Blade, Jean Pierre, Guilherme Teixeira e Renan; Jonatas Paulista, Maranhão, Igor Pimenta e Richarlyson (John Egito); Fabrício Daniel (Vitor Gava) e Pedro Felipe (Everton). | Técnico: Luiz Carlos Martins
Capivariano: Airon; Denis, Gutierrez, Arthur e Oliveira; Brendon, Alan, Felipe Azevedo (Matheus Nolasco) e Douglas Netto; Radsley e Lucas Lima (João Celeri). | Técnico: Ricardo Costa
Gols: Igor Pimenta (Noroeste – 29′ 1ºT) e Douglas Netto (Capivariano – 17′ 2ºT)
Público: 2.641 | Renda: R$ 48.530
Siga a LE no Twitter!
- VIA
- Fabio Toledo
- TAGS
- Bauru e Interior
- Fabio Toledo
- Futebol
- LE
- Noroeste
- Paulista A3
Deixe seu comentário