VAGÃO CULTURAL – BOBBY ROBSON: MAIS QUE UM TREINADOR
Por Fabio Toledo
Se eu pedisse para você fazer uma lista com os cinco melhores treinadores deste século, quem colocaria? Pep Guardiola? José Mourinho? Sir Alex Ferguson? Se você escolheria um, ou todos esses nomes, pelo menos um pouco de Bobby Robson teria em sua lista. A grandeza do treinador dentro e fora dos gramados e sua batalha para superar as adversidades são incríveis. Não por menos, sua história resultou em um brilhante documentário chamado Bobby Robson: Mais que um Treinador.
Olhando para a carreira de Sir Bobby Robson, muito dá pra dizer dele como profissional. Treinador histórico do Ipswich Town, um clube não muito popular na Inglaterra que conquistou nada menos que a FA Cup e a Copa da Uefa nos 13 anos que esteve sob a batuta do treinador, foi o comandante da seleção inglesa nas Copas de 1986 (eliminação para a Argentina) e 1990 (marcante semifinal, perdida para a Alemanha).
Ainda teve as boas passagens pelo PSV Eindhoven, de Romário, Porto e pelo Barcelona, onde foi o responsável por levar o jovem fenomenal Ronaldo ao clube. Sua última dança foi com o Newcastle, treinando um time que ficou na história, com Alan Shearer, Kyeron Dyer, Craig Bellamy, Shay Given, entre outros, disputando até mesmo a Liga dos Campeões.
Porém, além dos aspectos comuns para um bom treinador, seu lado humano chamava a atenção. Guardiola foi comandado por Robson no Barça e, no documentário, dá seu depoimento. Assim como José Mourinho, que foi assistente técnico de Bobby no Porto e este o levou como auxiliar também para o Camp Nou. Já Ferguson tinha uma relação mais longa, de quando ele ainda estava aprendendo os métodos para ser técnico e viu as portas do Ipswich abertas para ele conhecer como Bobby Robson trabalhava.
A cordialidade e o bom humor também eram características do treinador, que nem mesmo as idas e vindas do câncer o desmotivou. De um tratamento de três meses em 1991 por conta de um câncer no intestino, até um melanoma maligno que o obrigou a tirar os dentes e abrir um túnel no céu da boca, utilizando posteriormente uma prótese na mandíbula. O câncer, agora no pulmão, provocou sua morte, em 2009, mas sua luta pela vida fica marcada.
A vida e obra de Bobby Robson merecia ser contada e é o que o documentário Bobby Robson: Mais que um Treinador faz. Muito bem documentado, com imagens de toda sua carreira, até mesmo da chegada ao Ipswich, época como jogador do Newcastle e da seleção inglesa e tudo mais, além de depoimentos de quem fez parte de sua vida, do filho e da esposa até aos atletas, como Lineker, Gascoigne, Shearer, Ronaldo e Guardiola. Se você gosta das grandes histórias do futebol ou de grandes personagens da vida, este documentário vai te satisfazer.
O filme
BOBBY ROBSON: MAIS QUE UM TÉCNICO
Produção: Inglaterra
Duração: 104 minutos
Direção: Gabriel Clark e Torquil Jones
Elenco: Bobby Robson, José Mourinho, Ronaldo, Gary Lineker, Pep Guardiola, Paul Gascoigne, entre outros.
Trailer
- VIA
- Fabio Toledo
- TAGS
- Fabio Toledo
- Futebol
- LE
- vagão cultural
Deixe seu comentário