TÁ DIFÍCIL
Sendi/Bauru Basket sofre derrota histórica para o Joinville/AABJ pelo NBB CAIXA
Por Lucas Guanaes
Após um equilíbrio na primeira metade da partida, o Joinville/AABJ deslanchou em quadra no terceiro e quarto períodos e venceu o Sendi/Bauru Basket por incríveis 33 pontos de diferença: 89 x 56. Além disso, os catarinenses bateram o recorde histórico da equipe em bolas de três pontos: foram 17 acertos contra os visitantes.
17 de novembro de 2017. O Sendi/Bauru Basket visitou o Joinville em Santa Catarina e não deu chances ao adversário: vitória acachapante por 71 x 97. Dois meses depois, em Bauru, novo triunfo do Dragão, dessa vez por incríveis 88 x 41. Passado um ano, foi a vez do Joinville fazer a festa da torcida presente no Cau Hansen.
O que aflige ainda mais o torcedor bauruense é o fato de que o Joinville possui praticamente o mesmo elenco da última temporada, enquanto o Bauru, apesar de remodelado, está teoricamente mais forte. Contudo, os desfalques realmente tiveram sua ausência muito notada, além dos problemas físicos dos que ainda foram à quadra, nitidamente no sacrifício.
Ainda sem Alex, Gui Santos e Samuel, além de Jaú, o Bauru Basket ainda teve os “recentes” desfalques de Jefferson e Cauê. Larry atuou por apenas nove minutos, enquanto Gustavo não passou dos 20, novamente incomodado com as dores no joelho. Do outro lado, oito adultos por mais de 15 minutos, fazendo valer a diferença física, principalmente nos dois últimos períodos.
Isso porque o início da partida foi bem disputado. André, Ruiz e Marcão lideraram as ações bauruenses e, apesar de ligeiramente pior nos rebotes, o Dragão saiu vitorioso por 20 x 22. O equilíbrio permaneceu até a metade do segundo período, quando Cook, autor de 11 tentos na parcial, entrou de vez na partida, deixando o Joinville com a vantagem. Daí para a frente, só deu a equipe catarinense no jogo.
As duas equipes marcaram zona, mas o Joinville foi superior nos rebotes. O time conseguiu incríveis 17 rebotes ofensivos, além de um bom aproveitamento nos tiros de três pontos, com 47% de acerto (17/36). Já o Bauru foi mero espectador a partir do terceiro quarto. Revezou o elenco como pode, mantendo André e Enzo, os mais “inteiros do time”, em quadra o maior tempo possível.
Após a partida, Demétrius logo levou todos os atletas ao vestiário. Enquanto isso, a torcida do Joinville fez a festa junto com seus jogadores, diante da histórica vitória, a segunda consecutiva da equipe catarinense.
Com o resultado, o Joinville ficou na 9ª posição, com quatro vitórias em oito jogos. Já o Bauru, amarga apenas 30% de aproveitamento na competição, com três triunfos em dez partidas, na 11ª posição. Agora, o Dragão viaja para Mogi, onde enfrentará os donos da casa já na próxima quinta-feira (15), às 20h. Já o Joinville continua em casa, mas só volta à quadra daqui dez dias, contra o Universo/Caixa/Brasília, dia 23, às 21h10.
O jogo
Vezaro, Socas, Cook, Bambu e Mathias para um lado, Fulvio, André, Enzo, Lucão e Marcão do outro. O Joinville saiu na frente com Socas, mas foi prontamente respondido por Marcão, autor dos cinco primeiros pontos do Bauru na partida, incluindo uma cravada que fez levantar todo o banco de reservas do time.
Contudo, o equilíbrio deu a tônica na parcial. Enquanto o pivô bauruense, André e Enzo revezavam-se nos arremessos, sempre abastecidos por Fulvio, o Joinville segurou-se com Vezaro e Socas. Os anfitriões já começavam a ver qual o caminho para a vitória, com bom aproveitamento nos tiros de três pontos e vantagem nos rebotes, principalmente ofensivos. Contudo, o Bauru ainda estava na frente: 20 x 22.
Se o caminho para a vitória estava claro, faltava apenas alguém para liderar a equipe. Foi então que Cook desandou a acertar os arremessos. Foram 11 pontos no período, a maior parte nos últimos cinco minutos, quando a equipe catarinense desgarrou no placar. O Dragão, contudo, ainda segurou a partida, distribuindo melhor a pontuação, apesar dos arremessos errados de fora: 47 (27) x (17) 39.
Na volta à quadra, Lucão anotou dois pontos e o Bauru segurou o Joinville zerado por dois minutos. Contudo, logo os donos da casa inverteram a situação e mantiveram o Dragão sem pontuar por quase meio período. Nesse tempo, colocaram dois dígitos na diferença, enquanto os visitantes já davam mostras de que a reação, fisicamente, seria bem improvável.
Nem com Larry em quadra, que entrou na partida pela primeira vez na metade do terceiro período, a equipe conseguiu a vantagem no período. Pelo contrário. Cook voltou a acertar tiros de três pontos, deixando a equipe da casa com 18 pontos de frente antes do último período, para festa da torcida presente no Cau Hansen: 65 (18) x (8).
No último período, a tônica se manteve. O Bauru, ainda mais cansado, não conseguiu reagir e cometeu muitos erros, tanto na defesa, quanto no ataque, mesmo com os tempos pedidos por Demétrius. Não demorou para o Joinville ultrapassar a vantagem na casa dos 20 pontos e, nos instantes finais, 30 pontos: 89 (24) x (9) 56.
Abre aspas
– Demétrius, via assessoria: “Não podemos deixar que as lesões e a fase atual pela qual estamos passando, pese em nossa atitude dentro de quadra. Fizemos um primeiro tempo equilibrado, mas nos perdemos depois. Precisamos rever nossa energia durante o jogo, sermos mais vibrantes e não mornos. Porque isso acaba contagiando a todos em quadra e do banco. Temos que reagir e continuar trabalhando para que as coisas se acertem”
O cara do jogo
Vários atletas do Joinville tiveram um bom desempenho contra o Bauru Basket, atingindo marcas expressivas. Mathias garimpou 13 rebotes, Socas chegou a flertar com um triplo-duplo, enquanto Vezaro foi fundamental no primeiro quarto. Mas o grande nome da partida atende por Anton Cook. Recém chegado em Joinville, já que desembarcou com o campeonato em andamento, o americano, fora da sombra de Dontrell Brite, tem feito boas atuações em Santa Catarina e, contra o Dragão, destruiu o segundo período, com 11 pontos, no ponto de virada dos anfitriões na partida.
Destaques
Joinville/AABJ
– Cook: 22 pontos, 4 rebotes e 3 assistências
– Socas: 16 pontos, 9 rebotes, 6 assistências e 3 roubos
– Vezaro: 12 pontos, 3 rebotes e 2 assistências
– Vezarinho: 10 pontos, 2 rebotes e 2 roubos
– Mathias: 8 pontos e 13 rebotes
Sendi/Bauru Basket
– Enzo: 14 pontos e 4 rebotes
– Marcão: 12 pontos e 7 rebotes
– André: 10 pontos, 4 rebotes e 2 assistências
- VIA
- Lucas Guanaes
- TAGS
- Basquete
- Bauru Basket
- Bauru e Interior
- LE
- Lucas Guanaes
- NBB
Deixe seu comentário