MISSÃO G4!
Sendi/Bauru Basket visita o Vitória antes das semifinais da Liga das Américas
Por Lucas Guanaes
Com o funil da reta final da fase de classificação apertando cada vez mais, o NBB CAIXA tem mais um duelo importante na segunda-feira. No único confronto do dia, o Vitória recebe o atual campeão Sendi/Bauru Basket às 19h30, no ginásio Poliesportivo Cajazeiras, em Salvador.
O Bauru ocupa a 5ª posição no NBB, com 15 vitórias em 23 jogos. A equipe sabe que terminar fora do G4 não significa o fim de grandes chances na competição. Afinal, foi campeã na última temporada justamente terminando na 5ª colocação na primeira fase. Porém, aquela foi a única vez que um time conseguiu tal marca na história do NBB. Além disso, com a maratona de jogos da Liga das Américas, um respiro na tabela é fundamental para o time recuperar as energias antes dos playoffs.
Se vencer o Vitória fora de casa, chega ao mesmo número de triunfos do Mogi das Cruzes/Helbor, que está em 4°. Ainda fica atrás no aproveitamento, uma vez que tem mais jogos disputados. Contudo, o futuro confronto entre as equipes, além da duríssima tabela mogiana, que conta com Franca e Flamengo pelo caminho, animam os bauruenses.
“Estamos buscando esse quarto lugar, apesar de sabemos da qualidade do Vitória, ainda mais jogando em casa e com a energia de sua torcida. Será um grande desafio, mas estamos confiantes e sabemos do nosso potencial para conquistarmos uma grande vitória”, analisa o comandante Demétrius Ferracciú.
Embalado por duas vitórias, contra Liga Sorocabana e Pinheiros (esta na prorrogação), ambas em casa, o time busca fechar uma trinca de triunfos antes de viajar para a Liga das Américas. Afinal, a equipe nem volta para Bauru. De Salvador vai direto para Corrientes, na Argentina, onde disputará o grupo F ao lado do Regatas, dono da casa, Estudiantes, também da Argentina, e o Guaros de Lara, recente rival internacional do Dragão.
O único desfalque do time, além de Gui Santos, fora da temporada, é o de Renan Lenz. O ala/pivô sofreu uma entorse no tornozelo direito e nem viajou para Salvador. Porém, vai para a Argentina, onde será reavaliado às vésperas da estreia do time na fase semifinal da competição internacional.
E o Vitória?
Não só o Bauru tem grandes motivações para o duelo da segunda-feira. O Vitória, comandado por Régis Marrelli foi uma das sensações da última temporada, mas não repetiu o mesmo nível de atuações no início da atual. Contudo, estabilizou-se na 7ª posição há muitas rodadas e, agora, tem a chance de subir um degrau na competição, graças às derrotas do Pinheiros para Bauru e Franca. Também, olhando para trás, um triunfo distanciaria o time do Caxias do Sul que, com três vitórias consecutivas, está muito próximo no retrovisor baiano.
Assim como no último ano, a equipe não tem destaque nas estatísticas. A forte defesa e o jogo novamente são as armas mais fortes do time. Contudo, não há como desprezar nomes interessantes do time. Contratado para a temporada, o americano Okorie lidera em pontos e incomoda demais as defesas adversárias. O ala André Goes, que aparenta ser discreto em quadra, lidera os números em rebotes e assistências.
Mas o principal nome do elenco continua sendo o de Kenny Dawkins. O armador americano, um dos melhores do NBB CAIXA, não teve um início de temporada de grande destaque. No confronto contra o Bauru no primeiro turno, por exemplo, anotou apenas 6 pontos e 2 assistências. Contudo, foi retomando as boas atuações e voltou a fazer a diferença nas partidas. Além dele, o experiente ala Arthur (foto) teve um enorme crescimento recentemente. Foram 15,2 pontos e 4,6 rebotes nos últimos 9 jogos.
Outro grande fator favorável à equipe baiana é a força da torcida. O time tem um dos melhores aproveitamentos como mandante da competição: venceu 10 dos 12 jogos em Cajazeiras. Por outro lado, o Bauru costuma dar trabalho como visitante: tem 7 vitórias nos mesmos 12 duelos.
- VIA
- Lucas Guanaes
- TAGS
- Basquete
- Bauru Basket
- Bauru e Interior
- LE
- Lucas Guanaes
- NBB
Deixe seu comentário