UM NOVO TRUNFO
Suspensão da CBB imposta pela FIBA cai e o Brasil volta ao cenário internacional
Por Lucas Guanaes
A semana é de festa para o basquete brasileiro. No último sábado tivemos a grande final do NBB que culminou no inédito título bauruense (clique aqui). Na terça, a festa dos melhores do ano, que premiou os maiores destaques da temporada. E na manhã da quarta-feira, segundo informações antecipadas pelo blog Bala na Cesta e posteriormente confirmadas em carta divulgada pelo presidente da CBB, Guy Peixoto (veja íntegra no fim da matéria), a FIBA retirou a suspensão do Brasil de competições da entidade.
A punição imposta pela Federação Internacional de Basquete (FIBA) ocorrera por conta dos sucessivos anos marcados pela má gestão dos recursos, que praticamente sucatearam as seleções, especialmente as de base. Sem a permissão da FIBA, clubes brasileiros não puderam participar de competições internacionais, assim como a seleção em alguns torneios de base.
Com o anúncio do fim da suspensão, porém, o Brasil volta ao cenário internacional do basquete. Os maiores e imediatos destaques ficam por conta, obviamente, da possibilidade de participação na Copa América de Basquete Masculina e Feminina, que dará vaga ao Mundial da categoria no próximo ano. Além disso, clubes brasileiros voltarão a disputar as competições internacionais, notadamente a Liga das Américas e a Liga Sul-Americana.
Influência no Mercado
Você já está acompanhando na LE o Mercadão do NBB, com todas as transferências, rumores e renovações em todas as equipes que disputaram o último NBB. Logo, com a queda da suspensão da CBB, os clubes que poderão voltar às competições internacionais se beneficiaram ainda mais, pois ganham força na busca por novos patrocinadores e ajuda na sedução de possíveis contratados.
Afinal, são poucos os times que têm a chance de disputar tais torneios, que gozam de grande prestígio a nível continental. E uma das equipes que mais se deu bem nessa história foi o Gocil/Bauru Basket. Campeão do último NBB, corria o risco de perder algumas de suas maiores estrelas para equipes rivais, além de conviver com a incerteza do próximo orçamento.
A permanência de Alex e Jefferson torna-se algo bem mais palpável agora, bem como a renovação do patrocínio com a Gocil e, ainda, a prospecção por mais um aporte nível máster. Caso as negociações com Kendall Anthony e Danilo Siqueira sejam concretizadas, o Bauru virá mais uma vez muito forte em todas as competições que disputar. Desta vez, sem as férias prolongadas dos principais nomes, já que os mesmos não possuem compromisso com a seleção, tal qual ocorreu em 2016 com as Olimpíadas e o Campeonato Sul-Americano.
CARTA ABERTA
Confira na íntegra a carta escrita pelo presidente da CBB, Guy Peixoto:
“CARTA AOS AMANTES DO BASQUETE BRASILEIRO
Enfim, o dia 21 junho de 2017 chegou e todos nós, amantes do basquete brasileiro, tivemos a notícia mais aguardada e a primeira grande meta alcançada pelo time Transparência, ou seja, a Federação Internacional de Basketball (FIFA) anunciou o fim da suspensão aplicada, devido a falhas administrativas gestão anterior, a Confederação Brasileira de Basketball (CBB). Trata-se de um dia a ser comemorado, pois recoloca o Brasil em evidencia positiva e nos dá a chance de fazer ainda mais ações em prol do crescimento e desenvolvimento do esporte que tanto amamos.
Mesmo em meio à suspensão e na situação que encontramos administrativamente e financeiramente a CBB, nos primeiros 90 dias de gestão, a nossa diretoria realizou algumas ações imprescindíveis e alguns feitos importantes foram alcançados, tais como:
– contratação de uma empresa de auditoria interna
– reunião na FIBA, em Genebra (Suíça), que apontou três diretrizes de trabalho: governança, financeiro e competição
– contratação de um consultor de mercado – Marcus Vinícius Freire, medalhista olímpico de vôlei e diretor executivo do Comitê Olímpico Brasileiro (COB)
– contratação de empresa especializada em marketing para pesquisa de valoração das propriedades da CBB e apresentação de um plano executivo para atuais patrocinadores e futuros
– contratação de empresas para captação de parceiros/patrocinadores
– visita aos agentes esportivos – Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Ministério do Esporte e patrocinadores atuais (Nike e Eletrobrás)
– reunião com representante da LNB, da LBF e da NBA (com o compromisso de, acabada a atual temporada, revisão de contrato e conversa sobre planejamento)
– visita do representante da FIBA ao Brasil para acompanhar as ações da CBB
– LNB encaminha carta ao Ministério do Esporte abrindo mão de competições das categorias de base
– discussão com Liga de Basquete Feminino (LBF) sobre organização das futuras competições
– um dos maiores patrocinadores esportivos do mercado nacional entrega carta de intenção de patrocínio em mãos ao representante da FIBA, aguardando que suspensão seja revogada para investir na seleção
– liberação da Certidão Negativa de Débito (CND)
– assinatura de convênio para utilização do Centro de Treinamento do Clube Concórdia, em Campinas (SP)
– aquisição de um ônibus Mercedes-Benz personalizado para atender aos selecionados nacionais
– realização das copas regionais, que são as etapas classificatórias a Supercopa Brasil de Clubes
– planejamento das competições interclubes de base, que serão realizadas no segundo semestre deste ano
– abertura das portas da CBB para todos os amantes do basquete
– ações que geraram um significativo corte de gastos aos cofres da CBB
Os próximos passos da nossa gestão são estes: retorno das verbas do COB, já pré-definidas pela Lei Agnelo Piva; negociação com patrocinadores, a começar pelo máster, seguida dos demais; reapresentação dos projetos para comissão da Lei de Incentivo ao Esporte; definição e contrato dos novos treinadores das várias seleções; lançamento de um novo site, com novo visual; plano de utilização do CT tanto na parte esportiva quanto na comercial; e andamento do projeto do futuro CT de Jundiaí.
Enfim, a Transparência seguirá como a nossa maior bandeira ao longo desta administração e vamos seguir contando com o apoio irrestrito dos AMANTES DO BASQUETE BRASILEIRO para que, livre da punição, possamos caminhar e alcançar patamares cada vez mais superiores, para: reconquistar o lugar de direito do basquetebol brasileiro.
Atenciosamente,
Guy Peixoto Jr
Presidente da CBB”
- VIA
- Lucas Guanaes
- TAGS
- Basquete
- Bauru Basket
- Bauru e Interior
- LE
Leave a comment