OS DESTAQUES VINDOS DO BANCO NO PRIMEIRO TURNO NBB
Levantamos os dados dos principais atletas vindos do banco no primeiro turno do NBB 2020/2021
Por Fabio Toledo e Lucas Guanaes
O primeiro turno do NBB foi embora, o segundo está batendo na porta e já é possível realizar algumas análises com base nas estatísticas dos atletas. Esse, inclusive, é um momento propício para tal, já que todos os times estão com o mesmo número de jogos. Quando o campeonato retornar, ainda no sistema de sedes e com algumas equipes participando da Champions League, voltará a diferença no número de partidas, que só será resolvido ao término do segundo turno.
Uma das categorias mais complicadas para analisar com base apenas nas estatísticas fornecidas pela Liga Nacional de Basquete, é o impacto dos atletas que começam a partida no banco. Isso porque não há uma relação de quantas partidas cada jogador iniciou, nem quais suas estatísticas como titular e como reserva, são todas unificadas. Por isso, aproveitamos a pausa para o Super 8 e selecionamos os atletas que mais se destacam fora dos quintetos titulares das equipes.
O critério para a seleção foi simples: ter participado de metade + 1 dos seus jogos saindo do banco de rotação e ter média de 10 minutos ou mais em tais partidas Assim, levantamos as estatísticas dessas ocasiões específicas, descartando eventuais começos no quinteto titular. Foi o mesmo sistema utilizado para definirmos nossos votos nos Melhores do Ano da última temporada. A partir dele, votamos em Léo Demétrio, pivô do Flamengo, que venceu a premiação.
Muita coisa pode mudar até o término da primeira fase, é verdade. Por exemplo, Gruber deve retomar sua vaga na equipe titular de Mogi, enquanto Gui Santos provavelmente começará mais partidas saindo do banco, já que o elenco do Minas está completo novamente. Mas quem se destacou até aqui? O pivô rubro-negro segue no posto mais alto da categoria? Para ter melhores números para análise, disponibilizamos a tabela abaixo com os dados dos atletas selecionados. Você é livre para reordenar a tabela como quiser.
Assim, é possível visualizar, por exmeplo, que os que mais atuam saindo do banco são Sualisson (Fortaleza BC), Pedrinho Rava (Brasília), Basílio (Pinheiros), Yago (Flamengo) e Figueroa (Campo Mourão). Por outro lado, em termos de pontuação, Davi Rossetto (Minas), Basílio, Yago, Gruber (Mogi) e Márcio (Sesi Franca) são os destaques. Já em termos de eficiência, Yago, Léo Demétrio (Flamengo), Davi Rossetto, Márcio e Lucas Cauê (Corinthians) são os primeiros.
Com base nos dados acima e também pelas análises feitas ao assistir as partidas, compreendemos que, hoje, o melhor 6° homem do NBB é Yago, armador do Flamengo. Mas isso, é claro, é a nossa visão. Qual a sua? Comente!
- VIA
- Lucas Guanaes
- TAGS
- Basquete
- Fabio Toledo
- LE
- Lucas Guanaes
- NBB
Deixe seu comentário