DESTAQUES DO NBB 2020/21 – SEMANA 7
Por Lucas Guanaes
Ho ho ho! A semana de Natal do NBB teve apenas três dias de jogos, o que também se repetirá na próxima semana, em que daremos adeus ao ano de 2020. Contudo, o Bom Velhinho ainda presenteou os fãs do NBB com partidas interessantes e que equilibraram ainda mais a disputa pelas últimas vagas do Super 8, confira!
Time que se deu melhor – Fortaleza Basquete Cearense
Foto: Divulgação NBB
O início da semana não foi nada bom para o Carcalion. Além da derrota para o Sesi Franca, Lucas Bebê e Alberto Bial discutiram no segundo tempo da partida, com o pivô querendo partir pra cima do treinador, o que resultou em sua desqualificação. Para piorar, o jogo seguinte seria contra o São Paulo.
Mas sem problemas. A equipe surpreendeu e conseguiu ficar próxima no placar durante toda a partida até dar o bote no final e conseguir uma grande vitória. Se os problemas internos podem preocupar, o resultado em quadra, aliado às derrotas da Unifacisa, deixaram o Fortaleza em uma situação muito confortável na briga pelo Super 8.
Destaque negativo – Unifacisa
Foto: Divulgação NBB
Se o Fortaleza conseguiu superar o poderoso São Paulo, o mesmo não pode ser dito da Unifacisa. Os comandados de César Guidetti foram dominados no antigo ginásio do treinador, o Henrique Villaboim. Contudo, não há nada de espantoso em perder para o Tricolor, dono de um dos maiores orçamentos do país. Desde que a recuperação viesse diante do Pinheiros dias depois.
Mas como a Unifacisa foi nosso destaque negativo da semana, vocês devem imaginar o resultado. A equipe inteira do Pinheiros fez valer a lei do ex contra César Guidetti, comandante pinheirense até a última temporada. Em mais uma grande atuação de Gabriel Campos, os jovens de São Paulo conquistaram mais uma vitória, impedindo a Facisa de encostar no G6, deixando sua participação no Super 8 em risco.
Atuação de gala – Lucas Dias (Sesi Franca)
Foto: Ricardo Bufolin/Panamerica Press/ECP
Se na última semana tivemos Stefano e Holloway quebrando os recordes de pontuação da temporada (e também suas melhores marcas no NBB), Lucas Dias manteve a sequência e teve uma das melhores noites de sua carreira profissional.
O pivô francano foi a grande arma dos comandados de Helinho para dominar o Fortaleza Basquete Cearense e se manterem na 6ª posição na classificação. Lucas anotou 38 pontos, seis rebotes, quatro assistências, dois roubos e um toco, além de não cometer nenhum erro nos 33 minutos que ficou em quadra. A performance também foi a maior eficiência da temporada, 41, sendo o único atleta até então a romper a barreira dos 40 até então.
Jogo da semana – Minas x Sesi Franca
Após a grande atuação contra o Fortaleza Basquete Cearense, muito se esperava de Lucas Dias e Sesi Franca diante do Minas, que vinha de 11 vitórias consecutivas. Contudo, um dia da caça, outro do caçador. O pivô francano foi encaixotado pela defesa mineira, que também conseguiu conter os estreantes Jamaal e Rodney Green. Mas não foi fácil.
Afinal, Franca dominou toda a partida, chegando a abrir 18 pontos de vantagem no terceiro período. Os últimos dez minutos, porém, foram todos da equipe mineira. Em uma incrível corrida de 28 x 8, com atuações inspiradas de Shaquille Johnson, JP Batista e Nesbitt, o Minas seguiu em sua sequência de vitórias e virou uma partida que parecia perdida.
Destaque – Minas
Foto: Divulgação NBB
Assim como na última temporada, o início mineiro no NBB foi irregular. A derrota acachapante para o Flamengo na primeira rodada, além de atuações instáveis nos jogos seguintes, quase todos com vários desfalques, não credenciavam o Minas a corresponder a todas as expectativas depositadas sobre Léo Costa e companhia antes da bola subirem 2020/2021.
Os resultados, porém, foram chegando. E chegando. E chegando. Muito próxima do fim do primeiro turno, a equipe divide a liderança com o Flamengo, ambos com 12 vitórias em 13 partidas. A diferença é que todos os triunfos do Minas foram conquistados em sequência. Nesta semana, além da partida citada acima contra o Sesi Franca, os mineiros ainda passaram por cima de um embalado Pinheiros, com um entrosamento cada vez maior e, principalmente, boas atuações nos momentos decisivos das partidas.
Resultados
Pinheiros 76 x 84 Minas
Sesi Franca 98 x 81 Fortaleza B.C.
São Paulo 77 x 65 Unifacisa
Pato 79 x 68 Cerrado
VipTech Campo Mourão 94 x 78 Brasília
Flamengo 80 x 76 KTO/Caxias do Sul
Unifacisa 72 x 84 Pinheiros
Minas 89 x 82 Sesi Franca
Fortaleza B.C. 92 x 85 São Paulo
Jogos da semana
28/12
– Flamengo x Mogi | 11h | DAZN (jogo adiado)
– Paulistano x Sesi Franca | 17h | DAZN
– Zopone/Gocil Bauru Basket x São Paulo | 20h | DAZN
29/12
– Mogi x Pinheiros | 17h | DAZN
– Corinthians x Flamengo | 20h | ESPN
30/12
– Sesi Franca x Zopone/Gocil Bauru Basket | 17h | DAZN
– São Paulo x Paulistano | 20h | DAZN
Deixe seu comentário