DESTAQUES DO NBB – 1° TURNO
Por Fabio Toledo e Lucas Guanaes
Os olhos do basquete nacional estão voltados para a Copa Super 8, mas depois da vitória do Sesi Franca sobre o Joinville/AABJ por 95 x 80 na última quarta-feira, o primeiro turno do NBB 11 chegou ao fim. Por isso, essa edição especial dos Destaques do NBB vai além dos destaques da semana para apresentar os destaques do turno.
OUÇA TAMBÉM
Podcast LE – Metade do NBB CAIXA já foi
Time que se deu melhor – Pinheiros
Quando a equipe paulistana “trocou” Holloway por Dawkins, Isaac e Betinho, a expectativa, demonstrada nas análises da LE, era de um acréscimo na qualidade do jogo pinheirense, com maior participação coletiva nas jogadas. Afinal, os reforços, aliados à permanência de Bennett e o desenvolvimento de Ruivo, sempre fazendo um bom trabalho com Ware, Toledo e Renato, os homens do garrafão, poderiam fazer um barulho não feito há tempos no Henrique Vilaboim. Com exceção, claro, da semifinal no NBB 9.
No Campeonato Paulista o time já dava mostras do que poderia se tornar, ainda que tenha demorado um pouco para engrenar. Ainda mais pelo fato de César Guidetti ficar várias semanas treinando a seleção brasileira. Nelsinho, seu auxiliar, porém, fez um bom trabalho e, quando Guidetti voltou, o time estava pronto para alçar voos maiores no NBB.
O primeiro turno do time foi para ninguém botar defeito. Apesar da eliminação no Super 8, a confiança está alta no clube, que por muito pouco não pegou a liderança. Com destaques em praticamente todas as posições, a equipe já tem seus candidatos a MVP (Bennett), destaque jovem (Ruivo), maior evolução (Isaac) e até sexto homem (Betinho). Não faltam motivos para que a tranquilidade impere por ali, apesar do segundo turno inteiro ainda pela frente.
Destaque negativo – Sendi/Bauru
As mazelas bauruenses neste primeiro turno já foram amplamente discutidas em nossas matérias e podcasts. Contudo, fazendo o retrospecto do primeiro turno é impossível não relembrar a situação do Dragão. Inúmeras lesões, cumprimento de suspensões de outras temporadas, uma alta carga de jogos num curto período de tempo e instabilidade política colocaram a equipe, campeã do NBB 9, na penúltima posição do campeonato.
Mais do que a posição na tabela e as derrotas em si, o maior descontentamento ocorreu, talvez, pela forma como algumas dessas derrota aconteceram, como as para o Joinville e Flamengo, por exemplo, por uma diferença maior que 30 pontos. De todo o primeiro turno, entretanto, talvez a equipe possa tirar vantagem do maior tempo de quadra dado principalmente aos jovens André e Samuel Pará, que chegaram inclusive a comandar o time em alguns jogos, ficando mais que 30 minutos em quadra numa partida adulta.
A torcida, porém, já começa a cobrar a recuperação. Afinal, nas últimas semanas o Bauru teve tempo para treinar e descansar seus principais atletas. Se as vitórias não voltarem à Panela de Pressão já em janeiro, a situação ficará complicada por lá.
Atuação de gala – JP Batista (Mogi/Helbor)
Semanalmente, apresentamos aquele jogador que teve o melhor desempenho individual em uma partida, mas nesta edição especial faremos diferente. Falemos daquele que mais atuações de gala até aqui no NBB, JP Batista. Ainda que tenha marcado presença entre nossos destaque em apenas uma ocasião, o pivô mogiano fez, pelo menos, três partidas com o selo “Atuação de Gala”.
Começando na primeira semana, no duelo entre Mogi/Helbor e Pinheiros. Apesar da derrota de sua equipe, JP fez 22 pontos, pegou nove rebotes e deu dois tocos. Não à toa, quando esteve em quadra, Mogi venceu por dois pontos. Na mesma semana, o camisa 13 fez 24 pontos e pegou 14 rebotes na vitória sobre o Basquete Cearense.
Depois dessa partida, foram mais três partidas com duplos-duplos de JP, contra Sendi/Bauru, Corinthians e Vasco. Contra o Alvinegro, na oitava semana, o pivô completou seu Top 3 de atuações, alcançando 31 de eficiência, com 27 pontos e 13 rebotes. Não é por menos que JP Batista vem liderando a corrida para o nosso prêmio de MVP da temporada.
OUÇA TAMBÉM
Podcast LE – A corrida pelo MVP do NBB CAIXA
Jogo do turno – Universo/Caixa/Brasília 105 x 113 Sendi/Bauru
A partida memorável realizada no Ginásio da Asceb na capital federal foi destaque na terceira semana do NBB. Sem Fúlvio e Larry na armação, Bauru se desdobrou na rotação. Nisso, apareceu muito bem o ala-armador Gui Santos. Só que o jogador durou apenas dois períodos em quadra, pois sentiu o joelho e teve que sair.
Mesmo com cada vez menos atletas, o Dragão conseguiu construir uma pequena vantagem. Porém, o Brasília dominou o quarto período, com grandes desempenhos de Zach Graham e Arthur. Os donos da casa conseguiram virar o placar, mas o 23º ponto de Jefferson na partida, faltando sete segundos pro final, garantiu a prorrogação.
O time comandado por Demétrius Ferracciú retomou a boa forma no tempo extra, abriu vantagem, mas a dupla Nezinho e Ricky Sánchez recuperaram Brasília (já sem Arthur, que sentiu o joelho, ficando de fora da reta final) e levaram para a segunda prorrogação. Nela, faltou gás para o time de André Germano, que viu Jefferson comandar Bauru para enfim fechar o jogo com a vitória.
Destaque – Sesi Franca
Campeão paulista, sul-americano, já na semifinal do Super 8 e líder isolado do NBB CAIXA. Nem o mais otimista dos francanos apostaria num semestre tão vitorioso para a equipe. Isso tudo ainda com David Jackson procurando o melhor entrosamento e Hettsheimeir fora por lesão durante vários meses. As campanhas do Sesi Franca enchem o torcedor de orgulho, além de liberar os entalados gritos de “é campeão” que não saíam há mais de uma década.
Qualificado em todas as posições e, principalmente, no banco de reservas, a equipe teve a combinação perfeita entre um ídolo da cidade no comando, atletas experientes, mas ainda em boa forma física em quadra, como Hettsheimeir e David Jackson, excelentes atuações dos mais jovens, como Alexey e Didi, além de quase 2.500 pessoas por jogo em média no Pedrocão.
Pela frente, a equipe francana terá o segundo turno do NBB, Liga das Américas e, num prazo bem mais curto, a fase final da Copa Super 8. Mantendo o ritmo e não sofrendo com lesões, a equipe é favorita para conseguir a incrível façanha de conquistar cinco títulos na mesma temporada.
Seleção do turno
Classificação
VEJA TAMBÉM
As transmissões do NBB CAIXA – análise
Jogos da primeira semana do segundo turno
05/01
14h
Paulistano x Corinthians | Antonio Prado Jr. | Band
07/01
20h
Mogi/Helbor x São José | Prof. Hugo Ramos | Facebook NBB
08/01
20h
Corinthians x Life Fitness/Minas | Wlamir Marques | ESPN
09/01
20h
Vasco x Sendi/Bauru | Vasco da Gama | Twitter NBB
21h
Basquete Cearense x Paulistano | C.F.O.
10/01
19h
Joinville/AABJ x Mogi/Helbor | Centreventos Cau Hansen | Facebook NBB
20h45
Pinheiros x Life Fitness/Minas | Henrique Villaboim | BandSports
11/01
19h15
Universo/Caixa/Brasília x Paulistano | Ginásio da ASCEB | Facebook NBB
21h10
Botafogo x Sendi/Bauru | Oscar Zelaya | Fox Sports
12/01
14h
Corinthians x Flamengo | Wlamir Marques | Band
18h
Sesi Franca x Basquete Cearense | Pedrocão
- VIA
- Lucas Guanaes
- TAGS
- Basquete
- Fabio Toledo
- LE
- Lucas Guanaes
- NBB
Deixe seu comentário