BOAS FESTAS
Na Panela, Sesi Vôlei Bauru fecha ano com vitória sobre Camboriú e G3 na Superliga
Por Fabio Toledo e Lucas Guanaes
Passando por cima do calor, cansaço, vários erros e um surpreendente adversário, o Sesi Vôlei Bauru fechou o ano de 2018 com uma importante vitória sobre o Vôlei Balneário Camboriú por 3 sets a 1 (25×20, 26×24, 14×25 e 25×21). Foi a quinta vitória consecutiva do time bauruense, que vai para as festas de final de ano com a cabeça tranquila e moral para 2019. Afinal, o resultado deixou a equipe na terceira posição da Superliga, atrás apenas das equipes mineiras.
Se a tabela antes da partida mostrava um grande desequilíbrio entre as equipes, já que o VBC ainda não havia vencido na competição, ficando com na lanterna, com apenas um ponto conquistado, dentro de quadra a situação foi diferente. A equipe catarinense deu muito trabalho para a bauruense, principalmente na segunda parcial. Tanta pressão resultou na vitória do terceiro set e nova dificuldade no último período.
Afinal, se a equipe está longe de ser a que possui o maior investimento da Superliga, ainda tem nomes conhecidos no cenário nacional, como Pri Heldes e Ivna. Além disso, algumas caras conhecidas da torcida bauruense também estiveram em quadra, como Ariele e Raquel Loff, que combinaram para 23 pontos na partida. O destaque do time, entretanto, foi Ivna. A atleta, que atuou tanto como ponteira como oposta na partida, anotou 20 tentos, sendo a maior pontuadora do jogo.
Do lado bauruense, houveram vários destaques ao longo dos sets. O único regular, contudo, foi Tifanny, que marcou 18 pontos e foi fundamental para a arrancada final. De resto, Anderson variou bastante suas atacantes, tendo em vista os inúmeros erros cometidos pela equipe, especialmente no terceiro set. Por conta disso, Fabíola foi fundamental na distribuição de jogadas, assim como Naiane, nas inversões. A levantadora titular, inclusive, foi a vencedora do Troféu Viva Vôlei. O alto número de erros, inclusive, criou uma situação que não é incomum no vôlei, mas nao deixa de ser curiosa: apesar dos 3 x 1 no placar, o Sesi e o Camboriú anotaram o mesmo número de pontos: 90.
Outro ponto forte bauruense foi o saque. Apenas no segundo período foram quatro aces, que praticamente decidiram a parcial. Nos demais momentos, foi o grande responsável pelos ataques quebrados feitos pelo Camboriú. Prova da importância do fundamento na partida, o terceiro set, no qual o Sesi praticamente não se encontrou, o saque não entrou. Isso facilitou os bloqueios das catarinenses, que conseguiram cinco pontos apenas desta maneira no set.
No final da noite de voleibol da Superliga, o triunfo bauruense, somado às derrotas de Curitiba para o Hinode Barueri e do Sesc-RJ para o Minas, colocou o Sesi Vôlei Bauru na terceira colocação da competição nacional, com 18 pontos. Agora, ambas as equipes farão a pausa de fim de ano e retornarão na segunda semana de janeiro aos jogos. A próxima partida do Vôlei Bauru será um compromisso adiado da 5ª rodada, contra o líder Dentil/Praia Clube, na Panela de Pressão, dia 8 (terça-feira), às 19h30. Já o Camboriú receberá o Sesc-RJ no mesmo dia, mas às 20h.
O jogo
Depois de Andressa abrir o placar do primeiro set para Bauru, as visitantes contaram com erros adversários para responder. Em dois ataques perdidos de Tifanny, erro de saque de Fabíola e ace de Ariane, Camboriú começava em vantagem. Mas as falhas também aconteceram do outro lado e, mesmo com boa presença do bloqueio catarinense, o placar seguia igual até o 9 x 9.
Com Ivna e Ariele, Camboriú voltou a abrir frente, só que mais uma vez o Sesi Vôlei Bauru se recuperou. Dessa vez, com boa presença de Valquíria e Tifanny, chegando ao 15 x 15. O equilíbrio permaneceu até Anderson promover a inversão de cinco e um, com Valentina e Naiane em quadra. Em excelentes serviços da levantadora bauruense, as donas da casa construíram a vantagem necessária para fechar o set com maior tranquilidade, em 25 x 20.
O segundo set começou com as visitantes fechando a porta na rede, com bloqueios de Paula Mohr e Raquel Loff que renderam ao Camboriú a abertura em 2 x 5 no placar. Contudo, bons ataques e bons serviços bauruenses garantiram a recuperação. Em ace de Fabíola, o Sesi abriu 12 x 10, mas com Ivna na bola de segurança e uma grande passagem de Ariane no saque permitiu às visitantes retomar a frente.
Então, foi a vez de Gabi Cândido aparecer bem no saque, comandando uma sequência de quatro pontos seguidos para Bauru, virando para 16 x 15. O problema foi que, dessa vez, Camboriú segurou uma abertura de placar bauruense na reta final do período. Depois de ataque de Ivna e block de Ju Nogueira, as visitantes chegaram a fazer 22 x 23. Valquíria e Valentina devolveram a ponta para Bauru, mas foi por conta de dois erros seguidos de Camboriú – de saque de Ariane e de ataque de Ariele – que o Sesi fechou o set em 26 x 24.
Depois de dois inícios favoráveis ao Camboriú, o Vôlei Bauru teve a oportunidade de começar forte a terceira parcial graças a outros dois erros das visitantes. O problema foi que as falhas acabaram sendo retribuídas pelo lado anfitrião. A partir de mais uma boa participação de Ariane no saque, a equipe catarinense começou a abrir vantagem. Pra tentar a recuperação, a aposta de Fabíola foi nos ataques potentes de Tifanny, mas a coisa não estava boa, com Camboriú abrindo 5 x 10 no placar.
A maior vantagem até então na partida obrigou Anderson a parar o jogo. Só que a recuperação bauruense esteve longe de acontecer. Valentina e Naiane entraram na inversão de cinco e um, mas o bloqueio catarinense não deu chances para a dupla mudar a história do set. O trio Ivna, Raquel Loff e Ariele seguiu doutrinando na parcial até fechar em 14 x 25.
Na reta final do terceiro set, Palacio entrou em quadra depois de alguns jogos fora por conta de uma lesão na canela. A cubana começou a quarta parcial, mas foi a dualidade entre erros e acertos do Camboriú que determinou o enredo do começo de período. Mesmo utilizando pouco Ivna, a bola de segurança da equipe, as visitantes conseguiram se impor na parcial, embora o equilíbrio fosse restabelecido por parte do Bauru.
Até o 22º ponto, a trocação de pontos foi marcada por, no máximo, dois tentos de frente entre as equipes. O problema foi que, na reta final, a vantagem de dois pontos era pra Bauru, obrigando um pedido de tempo por parte do time visitante. Mas em dois bloqueios decisivos de Andressa, o Sesi se colocou em posição de fechar de vez o jogo, conseguindo depois de um ataque na rede de Paula Mohr, vencendo por 25 x 21.
Abre aspas
Ivna – “Nesse finalzinho a gente teve um pouco de erros. Mas estamos lutando para começarmos a ganhar e a pontuar na Superliga. O que a gente não pode é parar de lutar. Temos duas opções: ou desistimos ou lutamos. Então temos uma folga para o Natal, vamos treinar e depois teremos a folga do Ano Novo. Aí teremos um jogo duríssimo contra o Rio (Sesc) e é isso: temos que lutar. Estamos estudando todo jogo para vermos o que temos que melhorar. Hoje nós fizemos um jogo muito bom, foi no detalhe mesmo. Temos que continuar lutando”.
Fabíola – “Sabíamos que seria um jogo duro, elas estão buscando a primeira vitória no campeonato, por isso a partida seria dura. É lógico que cometemos muitos erros que nos complicaram no terceiro set, mas conseguimos reverter no quarto set. Tivemos que lutar muito”.
Anderson – “O esporte está se modificando a cada dia, então não existe mais time bobo. As equipes treinam todos os dias, sabem de seus valores. Acredito que foi um jogo nervoso pelas intrigas, bem jogado, apesar de uns erros aqui e ali, erros dos árbitros, mas acho que temos que cada dia tirar uma lição. A gente não pode amaciar nunca, tem que jogar firme sempre. Por isso que temos 12 atletas e não podemos ter só seis, sete. Elas precisam dar o 100% e quando não conseguir mais, trocamos. Mas, pra última partida do ano, está ótimo”.
Destaques
Sesi Vôlei Bauru
– Tifanny: 18 pontos (16/36 nos ataques, 2 blocks)
– Andressa: 9 pontos (5/12 nos ataques, 2 aces e 4 blocks)
– Valquíria: 8 pontos (6/13 nos ataques, 2 blocks)
Balneário Camboriú
– Ivna: 20 pontos (19/39 nos ataques, 1 block)
– Raquel Loff: 13 pontos (9/16 nos ataques, 4 blocks)
– Ariane: 10 pontos (5/8 nos ataques, 3 aces e 2 blocks)
- VIA
- Lucas Guanaes
- TAGS
- Bauru e Interior
- Fabio Toledo
- LE
- Lucas Guanaes
- Superliga
- Vôlei
- Vôlei Bauru
Deixe seu comentário