QUARTO LUGAR RECUPERADO
Em Pirajuí, Sesi Vôlei Bauru faz o dever de casa, derrota Valinhos e retorna ao G4 da Superliga
Por Fabio Toledo
O ginásio Gigantão, em Pirajuí, com capacidade para 1.500 pessoas, ficou pequeno pra receber o duelo entre Sesi Vôlei Bauru e Valinhos pela Superliga. O palco do jogo estava cheio, mas a partida em si não foi tão bonita de se ver. Em meio a muitos erros de ambas as partes, quem levou a melhor foi a equipe bauruense, que conseguiu o resultado desejado de 3 sets a zero (25/15, 25/23 e 25/9).
Apesar dos muitos pontos cedidos de graça ao adversário, com destaque para o saque ruim – justificado por Tifanny no pós-jogo como efeito da maior quantidade de vento que entrava no ginásio –, a equipe comandada por Anderson Rodrigues conseguiu se sobressair diante do penúltimo colocado do certame nacional. Com 19 pontos, Polina Rahimova foi o grande destaque, principalmente por seu desempenho no segundo set, quando Valinhos conseguiu resistir mais.
O resultado positivo há cerca de 59 km da Panela de Pressão também foi importante para dar de volta ao Vôlei Bauru a quarta posição da Superliga. Isso porque, posteriormente ao jogo em Pirajuí, o Osasco Audax/São Cristóvão foi derrotado por 3 x 1 pelo Itambé/Minas. Com um ponto a mais que as osasquenses – e um jogo a menos –, o Sesi reassumiu a vaga no G4.
O primeiro desafio da semana bauruense foi ultrapassado. Porém, o grande duelo acontece nesta sexta-feira, a partir das 19h. Diante do Dentil/Praia Clube, na Panela, Bauru vai precisar reduzir os erros, ter maior presença de seu bloqueio e bom passe pra superar o atual líder da Superliga.
O jogo
O alto volume de erros das duas equipes foi responsável pelo equilíbrio na primeira metade do primeiro set. Pra se ter ideia, 18 dos 40 pontos disputados foram por erros do adversário. Quem errou, só que menos, foi o Sesi Vôlei Bauru. A partir de ataques perdidos pelo Valinhos, as bauruenses abriram frente, mas depois de saque na rede de Dani Lins e ataque pra fora de Polina, a diferença caiu pra um tento – 13 x 12.
No entanto, a metade pro final da parcial foi marcada por maior imposição do ritmo ofensivo por parte do Vôlei Bauru. Em bons saques de Tifanny, a vantagem subiu pra seis. Valinhos só conseguiu pontuar a partir de saques perdidos pelo Sesi, levando a um fechamento tranquilo de set para a equipe bauruense, que veio após ataque certeiro de Polina: 25 x 15.
Depois de um período difícil de se ver, tanto Bauru, quanto Valinhos, começaram o segundo set encaixando um pouco mais seus ataques. Explorando o bloqueio bauruense, as visitantes contaram com um bom volume de Maiara Basso e Camila Mesquita. A resposta do Sesi vinha com Polina, mantendo o equilíbrio na pontuação. Após quatro pontos em sequência, o Vôlei Bauru abriu 11 x 8.
Valinhos se recuperou ao virar seus ataques e empatou a partir de dois erros ofensivos de Polina. Ainda que Bauru voltasse a virar as bolas, a dificuldade do bloqueio em se impor perante o ataque valinhense mantiveram o placar igualado. Com Duda, Vivian, Camila e Maiara, as visitantes conseguiram levar a disputa no mesmo nível até o final, chegando a estar na frente, em 16 x 17.
Em ataques de Polina e Sarah e ace de Dani Lins, o Vôlei Bauru fez 19 x 17. A sequência foi fundamental para o time bauruense. Isso porque a dificuldade em frear o ataque do Valinhos permaneceu. Porém, a trocação de pontos favoreceu o Sesi, muito por conta da vantagem obtida naquele momento. Além disso, na mão de ferro, Dani Lins conseguiu bola importante pra deixar Bauru com o set point, que veio, mais uma vez, depois de ataque certeiro de Polina, fazendo 25 x 23.
A boa exibição no segundo set faz Valinhos perder o gás. No começo da terceira parcial, Bauru começou com Andressa, Mayhara e Gabi Cândido, que estavam na reserva. Aí, com bastante fôlego, o time mandante conseguiu cinco pontos em sequência, abrindo, de cara, 5 x 0. Valinhos só movimentou o placar pelos erros bauruenses – foram cinco no princípio do set.
A partir de bons saques de Andressa, Bauru ampliou sua vantagem, chegando a um inapelável 21 x 8. Com Maiara, Valinhos fez seu último ponto. Isso porque, na sequência, veio mais uma boa sequência de tentos para o Sesi. Justamente a partir de Polina e seu saque potente. Foi em ace da oposta que o time bauruense fechou em 25 x 9.
Abre aspas
Anderson Rodrigues – “Foi um jogo de muitos erros, arrastado, mas como eu sempre falo, o importante foi a vitória por 3 x 0 e conseguir nosso objetivo. As mudanças durante o jogo foram baseadas nos números. Saíram as jogadoras das posições que estavam em déficit. Nossas centrais estavam rodando pouco a bola, a Tifanny estava com números baixos e senti ela um pouco mais cansada. A semana tem sido desgastante e dava pra mexer”.
Tifanny – “Não foi aquele jogo espetacular, mas fizemos nosso dever de casa. Sentimos um pouco de dificuldade pelo ginásio, que é um pouco aberto, vem vento na quadra, ficou mais difícil de sacar. Mesmo assim, conseguimos superar os obstáculos pra vencer. Nossa equipe está de parabéns, mas sexta-feira tem mais. Vai ser um jogo muito importante, contra a forte equipe do Praia Clube. Precisamos estar em um nível mais alto e contamos com o apoio de todos na Panela”.
- VIA
- Fabio Toledo
- TAGS
- Bauru e Interior
- Fabio Toledo
- LE
- Superliga
- Vôlei
- Vôlei Bauru
Deixe seu comentário