TRÊS PONTOS!
Sesi Vôlei Bauru supera jogo duro e vence Fluminense na Panela
Por Fabio Toledo
Em mais uma semana importante para o Sesi Vôlei Bauru na temporada, o início foi positivo. Se na sexta-feira encara o Sesc-RJ pela Copa Brasil, nesta terça, recebeu o Fluminense pela Superliga e conseguiu se impor. Apesar de um alto índice de erros e de um adversário aguerrido, a equipe bauruense conseguiu se sobressair sem perder um set sequer: 3 x 0 (25/20, 27/25 e 30/28).
Pelas parciais, é possível notar o equilíbrio presente neste duelo. Igualdade presente até nos altos números de erros – 22 de cada lado –, mas que dois fatores prevaleceram para dar a alegria ao torcedor bauruense: saque e bloqueio. Além dos 7 aces obtidos na noite, o Sesi conseguiu quebrar o passe do Flu em algumas ocasiões importantes, auxiliando também o trabalho da rede, que conseguiu 10 pontos no block, contra apenas três das visitantes.
Na sequência das boas exibições individuais de algumas atletas do Sesi Vôlei Bauru, no duelo desta terça foi a vez de Valquíria aparecer muito bem. Grande nome ofensivo do primeiro set, a central foi importante no fechamento da segunda parcial e também na conquista do match point definitivo para a vitória. Por esse poder de decisão apresentado, levou pra casa o Troféu Viva Vôlei de melhor atleta em quadra.
Ainda assim, vale chamar atenção para as opções de banco inseridas em quadra pelo técnico Anderson Rodrigues. Tifanny, Naiane e Glayce tiveram papeis importantes na construção da vitória, mostrando a qualidade presente para a variação de planos pelo time bauruense. Além delas, Adenízia fez sua estreia em frente à torcida da Cidade Sem Limites. Entrando no decorrer do terceiro set, estava fria demais para um jogo quente, mas só o tempo em quadra vai dar ritmo para a experiente central.
O Sesi Vôlei Bauru volta à quadra na sexta-feira, às 21h30, contra o Sesc-RJ, no duelo da semifinal da Copa Brasil, em Jaraguá do Sul-SC. Se vencer, já no sábado, também às 21h30, encara o vencedor de Dentil/Praia Clube x Itambé/Minas. Já pela Superliga, o próximo compromisso será na próxima terça-feira, às 19h30, contra o São Paulo/Barueri, fora de casa.
O jogo
Desde os primeiros pontos disputados, o equilíbrio se fez presente entre Sesi Vôlei Bauru e Fluminense. Se Mari Cassemiro conseguiu virar duas bolas para o Tricolor, Valquíria apareceu nos ataques pelo meio de rede do lado bauruense. A trocação de pontos só foi interrompida pelo Flu, primeiro com block de Letícia Hage, depois em ace de Paula Borgo, além de bola em contragolpe de Thaisinha. Isso mostrava a ligeira vantagem que as visitantes possuíam, com 11 x 13 no placar.
Após pedido de tempo de Anderson, o Vôlei Bauru se estabeleceu em quadra. Na boa sequência de saques de Andressa e qualidade ofensiva de Polina, veio a virada e abertura de frente: 17 x 15. Thaisinha, Paula Borgo e Pâmela ainda resistiram para Fluminense, chegando a reduzir a diferença. Porém, o bloqueio bauruense fez a diferença na reta final. Val, Andressa e Tifanny pararam as ofensivas adversárias. Como não poderia ser de outro jeito, no block de Sarah, Bauru fechou o set em 25 x 20.
Na segunda parcial, ainda que Polina e Gabi tenham conseguido pontos importantes no começo, os erros bauruenses começaram a dar volume ao Flu no placar. Tanto que, após a levantadora Giovana explorar o bloqueio na bola de segunda, abrindo 5 x 8, Anderson parou o jogo. Na volta à quadra, veio a recuperação bauruense, com Sarah e bolas perdidas pelas tricolores, levando ao empate com o placar nos 10 x 10. Contudo, o Vôlei Bauru não conseguiu a virada. Pelo contrário, pois Letícia e Paula Borgo voltaram a abrir frente ao Fluminense.
Anderson, então, pediu mais um tempo e promoveu mudanças, como as entradas de Tifanny, Naiane e Glayce, que deram sangue novo ao Sesi. Em bons saques de Glayce, começou a recuperação. Paula Borgo foi resistência pelo Tricolor, mas Polina apareceu pra dar condições do empate. Novamente, Bauru chegou, mas não passou, com mais uma abertura de frente das visitantes em erro de ataque de Polina e bola fora polêmica de Glayce. Só que a própria Glayce iniciou outra recuperação, seguida de bola mágica de Dani Lins no fundo quadra, ataques certeiros de Val e aces fatais de Polina e Glayce. Dessa vez, a virada aconteceu. No block de Valquíria, Bauru fechou o set em 27 x 25.
Mantendo o enredo de jogo equilibrado apresentado na Panela, ainda que baseado mais em erros do que acertos das equipes, Bauru chegou a abrir 3 x 1, após um ataque errado de Val surpreender a defesa e cair no chão do Flu. Porém, as visitantes correram atrás e passaram à frente, após contragolpes certeiros de Natasha e Mari Cassemiro. Polina retribuiu com dois bons ataques, mas o time carioca voltou a ter uma sequência positiva e abriu 7 x 10, obrigando a parada de Anderson Rodrigues.
Com Polina e Sarah, o Sesi começava a conseguir mais volume ofensivo, mas pecava no saque. Isso manteve o Flu à frente, até mais uma inversão de cinco um ser realizada com sucesso. Naiane e Tifanny entraram bem em quadra e comandaram a reação bauruense. Foi quando Adenízia entrou em quadra pela primeira vez frente a sua nova torcida. Aproveitando alguma falta de ritmo da central, o Fluminense voltou a crescer. Só que Tifanny, Val e erros ofensivos das visitantes deixaram Bauru no jogo. Então, houve uma disputa incessante pela vantagem, passando os 25 pontos. Depois de dois match points salvos pelo Fluminense, um ataque na rede de Paula Borgo finalizou a partida, com o placar em 30 x 28 para o Sesi Vôlei Bauru.
Abre aspas
Adenízia – “Eu estou me preparando muito forte, já vinha me preparando na Itália. É nítido que falta ritmo, que falta acertar a bola com a levantadora, mas eu sou uma pessoa que gosta de trabalhar. Estou focada nisso, estou treinando todos os dias com as meninas. Tenho que pegar um jogo desde o começo, porque pegar no final também é um pouco difícil pra mim, pra manter o aquecimento do ombro. É uma coisa a mais que tenho que focar. Mas estou concentrada e as meninas estão me ajudando”.
Valquíria – “Foi importante dominarmos o jogo quando jogamos atrás, isso é crescimento. Conseguimos buscar, encostar e fechar os sets, mas erramos muito, temos que tomar muito cuidado com isso. Acho que nosso time tem qualidade para diminuir esses erros e continuar enfrentando todas as equipes de igual para igual. Mas o importante são os três pontos, lá na frente vão fazer a diferença. Estou muito feliz com o crescimento da nossa equipe. Estamos vindo de um primeiro turno conturbado, difícil, e estamos indo passo a passo no returno”.
[Sobre a semifinal da Copa Brasil] “Sabemos que a Copa Brasil é tiro curto e estamos nos preparando bastante. Nosso jogo contra o Sesc-RJ encaixa bem, mas sabemos que vai ser difícil. Preciso diminuir os erros, é um jogo decisivo, não dá pra vacilar. Mas estamos preparadas, treinando forte todas essas semanas e vamos contudo para enfrentar o Sesc-RJ e, quem sabe, chegar na final”.
Destaques
Sesi Vôlei Bauru
– Polina Rahimova: 14 pontos (11/22 nos ataques, 2 aces e 1 block)
– Valquíria: 11 pontos (8/15 nos ataques e 3 blocks)
– Tifanny: 10 pontos (7/13 nos ataques e 3 blocks)
Fluminense
– Ana Paula Borgo: 13 pontos (12/32 nos ataques e 1 ace)
– Thaisinha: 9 pontos (9/22 nos ataques)
– Letícia Hage: 9 pontos (7/9 nos ataques e 2 blocks)
- VIA
- Fabio Toledo
- TAGS
- Bauru e Interior
- Fabio Toledo
- LE
- Lucas Guanaes
- Superliga
- Vôlei
- Vôlei Bauru
Deixe seu comentário