TROCO
Sesi Vôlei Bauru derrota Barueri e exorciza fantasma na Panela
Por Fabio Toledo
Não era apenas uma vitória nesse sábado, mas o exorcismo de um fantasma na Panela de Pressão. Depois da derrota acachapante na semifinal do Paulista para o São Paulo/Barueri, o Sesi Vôlei Bauru foi visto sempre com um pé atrás. Era necessário encarar o algoz de frente e responder a altura pra isso mudar. Após um início vacilante, a equipe bauruense conseguiu se impor e acabou com a vitória por 3 sets a 1 (parciais de 17/25, 25/17, 25/20 e 25/18).
Além do fantasma exorcizado, a partida também foi importante pelo Vôlei Bauru apresentar seu volume ofensivo, tão importante para o sucesso na temporada. Assim como no triunfo sobre o Curitiba, o aproveitamento dos ataques ficaram próximos dos 50% (48% contra Barueri e 49% diante das paranaenses), mas diante do tricolor foram mais de 20 bolas arriscadas a mais (100 contra 78). Outra diferença foi que, dessa vez, Polina Rahimova puxou bastante deste volume, terminando com 29 pontos.
Outro fator fundamental foi o conjunto bloqueio e defesa. Se Mayhara, Val e Gabi Cândido se destacaram na rede, com três blocks pra cada (ao todo foram 12, contra sete de Barueri), a líbero Tássia teve grande contribuição defensiva, mostrando ótimo posicionamento, limitando Lorenne – principal atacante são-paulina – e com direito a uma incrível defesa com o pé.
O resultado mantém o Sesi Vôlei Bauru na cola dos líderes da Superliga, em quinto lugar – ultrapassando o próprio São Paulo/Barueri. Na sequência, o escrete da Sem Limites tem um desafio ainda maior: o Sesc RJ, fora de casa, em partida que acontece nesta terça-feira, às 19h30. No mesmo dia, às 21h, Barueri recebe o Osasco-Audax, outro time que busca exorcizar o fantasma tricolor.
O jogo
Logo no princípio do primeiro set, o Barueri reviveu o fantasma de semifinal do Paulista. A partir de erros bauruenses, as visitantes abriram pequena vantagem e ampliaram na qualidade de Lorenne e boa passagem de Tai Santos no saque. Também nas falhas adversárias, o Sesi conseguiu a recuperação, mas não teve volume ofensivo pra ir além.
Quando Mayhara perdeu um saque e Tiffany atacou pra fora, o São Paulo teve tempo pra se reencontrar. Tai Santos e Lorenne, principais nomes de ataque da equipe, ampliaram pra cinco a diferença, em 10 x 15. Depois, foi a vez da inversão de cinco um funcionar muito bem, com Kisy saindo do banco pra bloquear e conseguir um ace, levando ao set point. Explorando o block bauruense, Maira fez 17 x 25.
O Sesi Vôlei Bauru precisava de uma resposta contundente no segundo set. Isso veio com maior participação de Polina Rahimova. Virando três bolas no ataque e parando a adversária no bloqueio, a azeri foi importante pra impor o ritmo de jogo para as donas da casa. O placar chegou a 7 x 3, mas Zé Roberto Guimarães conseguiu recolocar sua equipe na linha após pedido de tempo.
Após dois aces de Juma em cima de Glayce, Anderson colocou Gabi Cândido. Barueri ainda conseguiu virar o placar e fazer 8 x 10, mas a partir de block de Mayhara, o Sesi voltou a crescer. No saque da central bauruense, inclusive, veio a recuperação. A segunda onde anfitriã veio com Tiffany, Polina e Valquíria, levando o jogo pra 18 x 13. Tal vantagem deu tranquilidade pro Vôlei Bauru fechar o set devolvendo os 25 x 17, em ataque de Tiffany.
A terceira parcial também começou com imposição bauruense. Em ótimas leituras defensivas, segurou o ataque são-paulino e abriu 8 x 3. Na esperança de reorganizar sua equipe, Zé Roberto pediu tempo. Nos bons saques de Tai Santos e Maira, as visitantes reagiram e levaram o marcador pra 11 x 9. Aí, foi a vez de Anderson parar o jogo pra por ordem na casa.
Já no saque pra fora de Maira, seguido de ace de Mayhara, o set voltou a ser controlado pelo Vôlei Bauru. Lorenne ainda tentou manter seu time na briga, Mas o Sesi apagou qualquer fagulha de esperança. Principalmente Mayhara, com um block, ataque e ace importantes pra levar o placar a 22 x 17. Tiffany ainda virou a bola pro set point, mas foram em erros, de Juma e de Tai Santos, que veio a finalização do período por 25 x 20.
Juma e Lorenne começaram bem o quarto set. Só que do lado bauruense tinha Polina. Com três pontos da oposta, o Vôlei Bauru fez 4 x 2. Com Kisy de volta à quadra e Juma variando as atletas a serem acionadas, Barueri igualou as forças e virou o marcador. Com Polina, veio a resposta anfitriã e o equilíbrio até os 13 x 13.
Isso porque, depois, só de Bauru. A partir de um ataque de Tiffany, fazendo 14 x 13, bloqueio de Dani Lins e ótima passagem de Mayhara no saque, o Sesi conseguiu seis tentos em sequência. Vantagem construída no momento exato para chegar na reta final do set com mais tranquilidade pra fechar o jogo. Deu até pra Andressa entrar nos últimos lances e fazer o ponto derradeiro, dos 25x 18.
Abre aspas
Tássia – “A gente sabia que seria um jogo acirrado. O Barueri é um time muito perigoso, que cresce da metade do set pra frente e tem grande qualidade. Mas pelo que passamos, precisávamos dessa vitória. A gente sabia que precisava lutar por cada ponto, por cada bola e levar isso pra frente. A Superliga está muito acirrada, os times estão muito bem preparados, então tem que haver respeito, saber que todos estão trabalhando pra vencer e entrar muito firme em todos os jogos”.
Anderson – “Era um jogo que a vitória valia muito pra gente. Não só pelos pontos, mas pela parte psicológica, pra dar moral. A gente vinha engasgado do último jogo, com muitos erros, mas conseguimos vencer com um bom bloqueio e saque e tivemos paciência pra jogar. Foi a primeira vez na temporada que vi a gente jogar como uma equipe. Teve a Polina como destaque, mas todo mundo sacou bem, teve o sacrifício da Gabriela (Gabi Cândido) em entrar no meio do jogo, a serenidade da Daniela (Dani Lins) na distribuição e todas fazendo suas partes taticamente. Ainda não foi um jogo bonito, mas a vitória nos dá um maior sossego psicológico pro decorrer da Superliga”.
Destaques
Sesi Vôlei Bauru
– Polina Rahimova: 29 pontos (28/49 nos ataques e 1 block)
– Tiffany: 10 pontos (9/21 nos ataques e 1 block)
– Mayhara: 10 pontos (3/6 nos ataques, 3 blocks e 4 aces)
São Paulo/Barueri
– Lorenne: 13 pontos (13/33 nos ataques)
– Tai Santos: 11 pontos (6/18 nos ataques, 3 blocks e 2 aces)
– Kisy: 9 pontos (7/15 nos ataques, 1 block e 1 ace)
- VIA
- Fabio Toledo
- TAGS
- Bauru e Interior
- Fabio Toledo
- LE
- Superliga
- Vôlei
- Vôlei Bauru
Deixe seu comentário