Locomotiva Esportiva
  • Bauru e Interior
  • Basquete
  • Vôlei
  • Futebol
  • Vagão Cultural
  • Memória LE

Bauru e Interior

Vôlei

2020/10/09 0 0

VITÓRIA NA CAPITAL

Sesi Vôlei Bauru sai na frente contra Pinheiros na semifinal do Paulista

Por Fabio Toledo

Com Brenda, time titular esteve completo | Foto: Amanda Demétrio/Sesi-SP

Na primeira fase do Campeonato Paulista, o Sesi Vôlei Bauru só perdeu um set. Foi para o Pinheiros, na estreia do competição. O reencontro entre as equipes aconteceu nesta sexta-feira, no ginásio Henrique Villaboim. E o clube da capital paulista bem que tentou repetir o feito, mas dessa vez não teve jeito: vitória bauruense por 3 sets a zero (parciais de 8/25, 28/30 e 24/26).

Os resultados de cada período falam por si só, mas é aprofundando a história que se vê mais. O atropelamento da equipe comandada por Anderson Rodrigues até surpreendeu um pouco, tendo em conta o fato de ser uma semifinal de campeonato, mas não pelo que foi apresentado pelo Sesi. Desde o início, mostrou estar numa sintonia acima das adversárias, beirando a perfeição numa parcial completamente dominada.

No segundo set, uma repetição deu pinta de acontecer, mas o Pinheiros conseguiu responder. A partir de boa participação da levantadora Yael e da ponteira Maiara Basso, o time veio pro jogo. Aí, também apareceram as centrais Adri Vilvert e Gabi Martins, bem como a oposta Kimberlly. Com mais encaixe, as donas da casa venderam caro a derrota nas duas parciais derradeiras, prevalecendo a qualidade do Sesi Vôlei Bauru.

No fim da tarde desta sexta, o bom jogo das centrais, Mara e Adenízia, bem com a presença importante de Polina, Dani Lins, Tifanny e Suelle fizeram valer mais uma vitória. Além disso, a equipe também contou com a estreia da líbero dominicana Brenda Castilo. A camisa 15 alternou de posição com Júlia, demonstrou um pouco de falta de ritmo de jogo, mas também teve momentos dignos da melhor líbero do Caribe.

Tifanny foi mais uma vez a maior pontuadora bauruense | Foto: Amanda Demétrio/Sesi-SP

Primeiro set

Em quadra, o Sesi Vôlei Bauru começou com Dani Lins, Suelle, Tifanny, Polina, Mara, Adenízia e a variante Júlia/Brenda. Já o Pinheiros teve Ana Cristina, Natália, Maiara Basso, Kimberlly, Adri Vilvert, Gabi Martins e Letícia Pekena. Logo nas primeiras disputas, foi notória a diferença de sintonia entre as equipes. Mara e Tifanny foram os alvos certeiros de Dani Lins pra garantirem 6 a 1 no placar. O início avassalador bauruense provocou o pedido de tempo do técnico Reinaldo Bacilieri, mas nada adiantou. Saía Mara e Tifanny, o protagonismo ficava com Polina e Adenízia, abrindo 12 a 2.

Depois de uma nova parada, o Pinheiros até conseguiu tirar dois pontos da diferença, mas Polina foi pro saque e fez estrago. Destaque pinheirense no confronto da fase classificatória, Maiara Basso até virou algumas bolas. O problema era que o bloqueio bauruense se fazia presente. Novamente, Tifanny e Mara protagonizaram a arrancada final do Sesi, pra fechar a parcial em sonoros 25 a 8.

Bloqueio bauruense teve destaque | Foto: Amanda Demétrio/Sesi-SP

Segundo set

O Pinheiros precisava mudar. Pra isso, a levantadora Yael, que havia entrado no final do set anterior, foi mantida em quadra para a parcial seguinte. Com block de Gabi Martins, saque perdido por Tifanny e ataque certeiro de Adri Vilvert, as donas da casa botaram mais equilíbrio no início do período. Porém, Polina foi pro saque e deu mais trabalho pra recepção. Foram cinco serviços seguidos da oposta do Azerbaijão, sequência finalizada apenas no ataque de Maiara Basso, deixando o placar em  8 a 4 para as visitantes.

Na boa presença da atacante, o Pinheiros ensaiou uma recuperação, que veio de fato a partir de bons serviços de Yael e da própria Basso. No block de Gabi Martins, o ECP empatou em 10 pontos, enquanto que, em ace de Maiara, veio a virada. O Sesi Vôlei Bauru ainda se sustentava, mas o passe quebrado enfim garantiu a abertura em 15 x 13, numa bola de segunda de Yael. Foi a deixa pro técnico Anderson Rodrigues pedir tempo.

Após a parada, Bauru até se recuperou e virou, no ataque de Tifanny, fazendo 18 x 19. Porém, com erros não forçados, a equipe manteve o Pinheiros no jogo. Quando voltaram a si, as donas da casa chegaram ao set point, com Maiara. Tifanny salvou, mas Kimberlly apareceu pra dar mais uma oportunidade. Novamente, Tifanny virou ataque certeiro e, ainda, deixou o Sesi na frente. Na situação invertida, foi a vez de Gabi Martins e Natália salvarem set points, até que Adenízia quebrou o passe adversário e Suelle, de cheque, fechou em 28 x 30.

Suelle foi novamente a coadjuvante de luxo | Foto: Amanda Demétrio/Sesi-SP

Terceiro set

Depois de perder a parcial, as anfitriãs precisavam ir no tudo ou nada pro terceiro set. Em ataques certeiros de Maiara e Kimberlly, além de porta fechada no ataque de Tifanny, o Pinheiros abriu 3 x 1. Aí, Polina, sempre ela, voltou a brilhar. De cheque, no block e frente ao bloqueio adversário, a oposta anotou três pontos em sequência. Suelle também apareceu bem, Adenízia foi outra a bloquear e, assim, o Sesi Vôlei Bauru abria 4 x 7 no marcador.

Vendo as visitantes manterem a diferença, Bacilieri pediu tempo. As coisas seguiam complicadas, até que Adri Vilvert, Kimberlly e Gabi Martins encontraram o número do ataque bauruense. Foram três bloqueios seguidos, reduzindo a diferença pra apenas um ponto. Era tudo que o Pinheiros precisava, mas acabou sendo jogado pra fora, literalmente. Yael sacou, pra fora. Maiara atacou, pra fora. Outra bola com ela, mais um ataque sem destino certo. O mal momento da ponteira foi complementado com uma falha de recepção, culminando no ace de Dani Lins.

O placar chegava a 12 x 17. A recuperação estava complicada pro Pinheiros. No entanto, o próprio Vôlei Bauru começou a ter problemas. Em dois erros de Polina, a vantagem diminuiu. Maiara virou bola importante. Adri conseguiu fechar a porta, no bloqueio. De segunda, Yael aprontava. Nessa retomada, Tifanny errou o ataque e o empate chegou nos 22 x 22. O retorno aos holofotes de Mara deu um duplo match point, salvo pelo talento ofensivo de Maiara Basso. Mas o final tinha que ser de Mara, que virou bola pelo meio. Em mais um ponto do jogo, Maiara buscou evitá-lo novamente. Só que, dessa vez, a bola tocou na antena e a partida se encerrou com o set vencido por 24 x 26.

Abre aspas

Anderson Rodrigues – “Tivemos um primeiro set muito bom, onde estivemos muito concentrados e com saque agressivo. No segundo e terceiro sets paramos de pensar e Pinheiros, que é um time muito bem treinado, sacou direitinho e defendeu demais e nós começamos a bater cabeça. Nesses momentos precisamos ter maior tranquilidade, com jogadas mais claras e mais bem definidas. Também ganhamos muito com as defesas da Brenda, mas precisamos entender ainda como ela joga para ajustarmos o sincronismo com as demais jogadoras”.

Brenda Castillo – “Fiquei muito feliz não só por jogar, mas principalmente por termos conseguido a primeira vitória da semifinal. No entanto, ainda preciso me ajustar com minhas companheiras para entender melhor o sistema de jogo. Me sinto muito bem com todas elas e acredito que a segunda partida já será melhor”.


  • VIA
  • Fabio Toledo
  • TAGS
  • Bauru e Interior
  • Fabio Toledo
  • LE
  • Vôlei
  • Vôlei Bauru

  • SHARE THIS POST

Sobre o autor

Fabio Toledo
Jornalista, apaixonado por esportes, por escrever e por rádio. Produz conteúdo na LE e comenta nas transmissões do Jornada Esportiva.

Deixe seu comentário

Cancelar resposta
Seu e-mail não será publicado junto do comentário). *
Se inscreva no canal da LE!

Pesquisar

  • VEJA TAMBÉM
  • 03/04/2021 0 0
    DEFESA E APOIO
  • 03/04/2021 0 0
    DEFESA E ARTILHARIA AÉREA
  • 03/04/2021 0 0
    GUARDIÕES DA META
  • 03/03/2021 0 0
    VERDE-AMARELO DE VERGONHA
  • 02/26/2021 0 0
    MAIS UMA VITÓRIA

Arquivos

Tweets by LocomotivaEsp
Locomotiva Esportiva © 2018 Todos os direitos reservados