PRAIA SAI NA FRENTE
No bom passe e regularidade do Dentil/Praia Clube, Sesi Vôlei Bauru perde jogo 1 das semis da Superliga
Por Fabio Toledo
O público no ginásio Panela de Pressão era excepcional, esgotando os ingressos para a partida. Afinal, tratava-se de um momento histórico: pela primeira vez na história, o Sesi Vôlei Bauru chegava às semifinais da Superliga. Só que o desafio era gigantesco, o atual campeão, Dentil/Praia Clube. Tudo dava pinta para um grande jogo na noite de segunda-feira na Cidade Sem Limites, mas o placar não mostrou nada disso. Por impiedosos 3 sets a 0 (15 x 25/15 x 25/20 x 25), o time de Uberlândia mostrou sua força e saiu na frente no duelo.
Tá certo que os problemas de sempre do time bauruense marcaram presença nesta derrota. Gabi Cândido e Tifanny sofreram com o saque adversário, tendo desempenhos muito ruins na recepção – foram 11 aces das visitantes. O bloqueio esteve inoperante diante do ataque praiano. O volume ofensivo também foi bastante abaixo do suficiente para encarar de igual pra igual o Praia. Porém, o time do técnico Paulo Coco teve muitos méritos.
O principal ponto positivo das vencedoras do jogo 1 desta semifinal, além da maior regularidade, fica por conta da excelente recepção de saque. Mesmo em bons serviços do Vôlei Bauru, o Praia segurou as pontas, com trabalho de alto nível de Suelen, Fê Garay e Michelle. Com 75% de positividade no passe, Michelle levou pra casa o troféu Viva Vôlei, como melhor jogadora da partida. De fato, o que o trio fez favoreceu muito o jogo da levantadora Carli Lloyd e das atacantes. Da mesma forma, a dificuldade em quebrar o passe adversário atrapalhou a confiança do time bauruense.
Agora, o Vôlei Bauru precisa correr atrás do prejuízo fora de casa. Na próxima segunda-feira, às 19h, o duelo acontece em Uberlândia. Caso Bauru consiga o triunfo, o terceiro confronto aconteceria no dia 11. Por outro lado, uma segunda vitória do Praia leva a equipe para mais uma final.
O jogo
Nos oito primeiros pontos da partida, as duas equipes se equipararam, com ligeira vantagem pra o Sesi Vôlei Bauru, que teve os ataques de Tifanny e um ace de Gabi Cândido como diferenciais para fazer 5 x 3. Porém, ao segurar a bronca em alguns bons saques das bauruenses e em boa passagem de Carol no serviço, o Dentil/Praia Clube se recuperou e garantiu a virada. Em bola de cheque de Fawcett, chegou a quatro pontos seguidos e fez 5 x 7. A vantagem seguiu subindo e, após recepção ruim de Gabi, Fabiana fez de cheque o 11º ponto, contra sete das bauruenses.
As anfitriãs seguiram com problemas no decorrer da parcial, com direito a erro de comunicação entre Tássia e Fabíola. Assim, Garay, Fawcett e Michelle no ataque, além de Carol no bloqueio levaram o placar para 10 x 18. Em ataques certeiros de Edinara e mais um ace de Gabi Cândido, Bauru reduziu pra quatro a diferença. Porém, a rede formada por Fabiana e Fawcett parou duas vezes seguidas o ataque de Tifanny. Depois, Fawcett apareceu no ataque e em ace. Só dava Praia, que contou com Rosamaria na ponta e Fabiana no bloqueio pra fechar em 15 x 25.
Do mesmo ritmo que terminou o primeiro set, começou o segundo. Com Fê Garay e Fawcett explorando o bloqueio adversário e bons saques de Fabiana, o Praia abriu 1 x 6, obrigando Anderson a pedir tempo. Em ataque de Tifanny e bloqueio da dupla Valentina e Andressa, Bauru buscou a recuperação, mas os problemas na recepção atrapalharam. Mal neste quesito, Gabi Cândido deixou a quadra para a entrada de Vanessa. Justamente em boa passagem da ponteira no saque, Bauru teve quatro pontos seguidos e ensaiou a recuperação.
Com duas bolas importantes de Fabíola e Tifanny, o placar chegou a 12 x 14. As bauruenses entravam no jogo, quando um desafio mal avaliado pela arbitragem – toque na rede em um momento não avaliado pelo analista da imagem – tirou a concentração da equipe o suficiente para a recepção voltar a ser problema e o bloqueio do Praia aproveitar. Foi justamente em block, de Carol, que as visitantes chegaram a 14 x 20. Na inversão de cinco um, dessa vez Edinara entrou mal e a vantagem foi ampliada. Em ataque de Fê Garay, o Praia garantiu mais um set por 15 x 25.
Precisando da vitória no terceiro set, Bauru foi com Palacio e Tifanny como ponteiras. Isso fortaleceu o ataque bauruense, dando ligeira vantagem até o quinto ponto. Ao mesmo tempo, a recepção de saque foi um pesadelo, resultando em dois aces, de Garay e Carol, além da recuperação das visitantes. Gabi substituiu Tifanny, mas logo em sua primeira bola, falhou no golpe de vista e Carol anotou mais um ace. O Praia abriu quatro de frente, quando Edinara e Naiane entraram na inversão de cinco um. Tifanny também voltou à quadra e ajudou no início de uma recuperação, que também teve dois erros de Fawcett, em saque e ataque desperdiçados.
Em mais um lance duvidoso conferido no desafio – e, ainda assim, mantendo a polêmica –, Bauru perdeu a oportunidade de reduzir pra dois a diferença. Na sequência, o Praia voltou a abrir cinco, mas Andressa, Saraelen e Edinara viraram bolas importantes pra manter o Sesi na briga. Foi quando apareceu Fabiana no meio de rede, atacando duas vezes com sucesso e bloqueando para deixar as visitantes em 16 x 20. Andressa, Edinara e Palacio responderam, mas aí foi a vez de Fê Garay, anotando os três últimos pontos finais. Em ace dela pra cima de Palacio, Praia fechou em 20 x 25.
Abre aspas
Paulo Coco, técnico do Dentil/Praia Clube – “Este foi simplesmente um passo adiante e um bom resultado. Precisamos ter os pés no chão pra não entrar na armadilha de achar que já passamos na série. Eles já mostraram um grande poder de reação, ganhando do Rio fora, e a gente está ciente que só demos um passo. A invencibilidade histórica que temos sobre Bauru não passa da história, de um passado que não faz parte do presente que estamos vivendo. Eles se qualificaram com grande mérito, tiraram a equipe mais vencedora do voleibol brasileiro, quando muita gente não acreditava nisso, e estamos preparados para uma dificuldade grande.”
Valquíria, central do Sesi Vôlei Bauru – “Tivemos alguns lapsos de coisas boas, mas não conseguimos desenvolver o jogo bem com sabemos jogar. A gente sabe que pode fazer muito mais que isso. Mas precisamos ter a cabeça fria, sabemos da dificuldade de jogar uma semifinal e vai ser muito mais difícil lá. Precisamos ter calma, pensar e treinar pra chegar no jogo da próxima segunda-feira. Temos uma semana pra se reconstruir e vamos trabalhar. Sabíamos que seria muito difícil, mas podemos levar para o terceiro jogo.”
Destaques
Sesi Vôlei Bauru
– Tifanny: 8 pontos (8/25 nos ataques)
– Valentina: 6 pontos (5/12 nos ataques, 1 block)
– Edinara: 5 pontos (5/14 nos ataques)
Dentil/Praia Clube
– Fawcett: 18 pontos (11/19 nos ataques, 3 blocks e 4 aces)
– Fê Garay: 14 pontos (10/22 nos ataques, 1 block e 3 aces)
– Carol: 10 pontos (6/12 nos ataques, 1 block e 3 aces)
– Fabiana: 10 pontos (5/7 nos ataques, 4 blocks e 1 ace)
- VIA
- Fabio Toledo
- TAGS
- Bauru e Interior
- Fabio Toledo
- LE
- Superliga
- Vôlei
- Vôlei Bauru
Deixe seu comentário