VAGÃO CULTURAL – O CAMINHO DE VOLTA
Filme estrelado por Ben Affleck mostra o esporte como ferramenta para recomeços
Por Fabio Toledo
O esporte é responsável por muitas histórias de superação. Não atoa, é comum produções se utilizarem de alguma modalidade para abordar esse tipo de acontecimento. Em O Caminho de Volta, o basquete empresta suas características para entremear um enredo que envolve luto, depressão e alcoolismo.
Veja também: Vagão Cultural – Hoop Dreams
Ben Affleck é o grande nome do elenco e fio condutor da narrativa. Ele interpreta Jack Cunningham, um jogador de enorme potencial quando atuava no ensino médio, mas que suas escolhas o acabaram levando para fora do basquete. Trabalhador da construção civil, Jack sofre de alcoolismo, motivado por, entre outros motivos revelados durante a trama, a separação de sua ex-esposa, Angela (Janina Gavankar).
Atingindo pontos cada vez mais altos do alcoolismo, Jack então é convidado para treinar o time de sua antiga escola. Ainda que inicie relutante por aceitar a proposta, sente a necessidade de uma mudança. Em suas mãos, a equipe, considerada saco de pancadas, também passa por mudanças positivas. Mas apesar das vitórias, o “caminho de volta” de Jack passa por profundas atribulações, exigindo de si uma entrega tal qual a de um atleta para conseguir se superar.
Falar de alcoolismo é um assunto que pode encontrar resistência na sociedade, pela maneira banal que o consumo de bebidas alcoólicas é tratado. Contudo, trata-se de uma questão social grave. Segundo a Pesquisa Nacional de Uso e Saúde de Drogas de 2018 (NSDUH), promovido pelo National Institute of Alcohol Abuse and Alcoholism, nos Estados Unidos, mais de 14 milhões de pessoas acima dos 18 anos (5,8% do total) possuía algum transtorno por uso de álcool.
Também em 2018, a Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou que 33 milhões de pessoas morreram no planeta pelas consequências do álcool. No Brasil, o consumo médio de bebida alcoólica por pessoa em 2016 foi de 8,9 litros, número acima da média global, que foi de 6,4. Tudo isso mostra o quão fundamental é abordar de maneira mais consciente o tema presente no filme.
Embora sua bilheteria não tenha atingido os valores gastos de produção, O Caminho de Volta tem qualidade, pois trabalha, de maneira simples e interessante, problemas bastante comuns à realidade. Desde os rumos que nossas escolhas podem nos levar, passando por situações que nem sempre estamos preparados a assimilar, além de um importante recado: se você está mal, não é errado pedir ajuda.
O filme
O Caminho de Volta (“The Way Back”)
País: Estados Unidos
Ano: 2020
Gênero: Drama
Direção: Gavin O’Connor
Duração: 108 minutos
Elenco: Ben Affleck, Al Madrigal, Michaela Watkins, Janina Gavankar, entre outros
Confira o trailer
- VIA
- Fabio Toledo
- TAGS
- Basquete
- Fabio Toledo
- LE
- vagão cultural
Deixe seu comentário