TERCEIRA DERROTA
Noroeste perde para Rio Claro e segue fora do G4 da Copa Paulista
Por Fabio Toledo
Rio Claro e Noroeste entraram em campo no estádio Schmitão com a necessidade da vitória para subirem na classificação. O Galo Azul buscava a aproximação dos líderes, enquanto o Alvirrubro tentava chegar ao G4. Coisas importantes em jogo, mas nada disso foi capaz de atrair bom público. Os poucos que foram à casa do Rio Claro viram o baixo nível técnico da competição – alimentado por uma péssima arbitragem –, terminando com triunfo dos anfitriões por 1 a 0.
Repetindo outras partidas, o Noroeste jogou melhor que o adversário no primeiro tempo. Mesmo sem a referência no ataque, o trio Diego Souza, Yamada e Chico esteve presente e criou oportunidades para fazer o gol, mas não teve sucesso na concretização das jogadas. Já o Rio Claro, estreando o experiente centroavante Tadeu, contou com o bom posicionamento de seu atleta para aproveitar a bobeada noroestina e balançar a rede, em uma das poucas chances da equipe nos 45 minutos iniciais.
O Alvirrubro tentou mudar a situação na etapa complementar, mas o Rio Claro tinha o resultado garantido e optou por segurar a partida. Frente a um ataque mais leve, os rio-clarense não se pouparam do jogo físico – e um tanto violento – de sua defesa. Aproveitando-se da péssima arbitragem de José de Araújo Ribeiro Junior, os donos da casa cozinharam a peleja e saíram com a vitória. O Noroeste tentou mudar o enredo com algumas substituições, mas não surtiram efeito algum.
A derrota mantém o Noroeste fora dos classificados para a próxima fase da Copa Paulista. Ainda assim, há tempo para a recuperação, principalmente com o aparecimento de novos jogadores a darem mais qualidade ao time. Opção na volância neste domingo, Matheus Blade foi um dos melhores em campo e pode ter garantido uma vaga na equipe para a próxima partida. O desafio do Norusca é o líder, XV de Piracicaba, no próximo domingo, às 10h, no Alfredão.
Já o Rio Claro venceu após duas rodadas. Feito que o fez passar o Atibaia na classificação, ficando agora em terceiro, um ponto atrás de XV e Inter de Limeira. O próximo compromisso do Galo é justamente o Atibaia, em Americana, na manhã do próximo domingo.
O jogo
Apesar de não acontecer grandes oportunidades, o início da partida mostrou as estratégias das duas equipes. Enquanto os donos da casa apostavam no jogo com o centroavante Tadeu como referência na frente, o Noroeste buscava na movimentação de Diego Souza, Yamada e Chico criar as oportunidades. O lance de maior perigo do primeiro terço da etapa inicial aconteceu na roubada de bola de Yamada, que mandou para Diego Souza. A bola só não entrou porque o zagueiro Bahia apareceu para cortar.
O Alvirrubro seguiu com boas tramas ofensivas. Em bola de Diego Souza pra Chico, o chute cruzado foi defendido em dois tempos pelo goleiro Thiago Passos. Apesar da maior presença noroestina no campo ofensivo, a presença do goleador no ataque rio-clarense fez a diferença. Aos 21′, no cruzamento do time da casa, a defesa cortou mal e a bola sobrou para Tadeu. O centroavante aproveitou para estufar o barbante e abrir o placar. Na resposta do Noroeste, Diego Souza finalizou pra fora.
Em desvantagem, o Norusca seguiu melhor, mas não se poupou dos sustos. A dupla Paulinho e Nelsinho fez da vida do lateral Renan um inferno, precisando Vitor Gava aparecer para evitar o lance fatal. Em sobra de escanteio, Paulinho rematou com bastante perigo, mas a bola foi pra fora. Do outro lado, Diego Souza seguiu buscando o empate, mas seu chute cruzado foi defendido por Thiago Passos.
Na volta do intervalo, mesmo sendo o Noroeste a equipe atrás no placar, foi o Rio Claro quem assustou. Tales precisou fazer grande defesa, com menos de cinco minutos jogados. Pouco depois, o goleiro precisou ser novamente acionado, em cobrança de falta. Após os dois momentos, o Alvirrubro conseguiu controlar mais a posse da bola. Contudo, teve dificuldades em criar oportunidades.
Escondido na partida, Yamada deu lugar a Everton. Porém, foi Gustavo Sapeka quem apareceu, do lado rio-clarense. Em excelente jogada individual pela direita, o atacante cruzou, mas a defesa cortou. Na recuperação de bola noroestina, o contragolpe teve tudo pra ser fatal. No cinco contra quatro, Chico recebeu, mas mando pra fora a principal chance do Noroeste no segundo tempo.
Na falta de qualidade técnica da partida, o Alvirrubro apostou numa referência de área em seu ataque: saiu Diego Souza, entrou Lucas Torres. A bola não chegou nele até Gilmar Minelli realizar sua terceira substituição, ao colocar Igor Pimenta no lugar de Felipe Merlo. Contudo, nenhuma mudança surtiu efeito na partida, bastante morna na etapa complementar até o apito final, com vitória do Rio Claro pelo placar mínimo.
Abre aspas (via Rádio Jovem Pan News Bauru)
Matheus Blade, volante do Noroeste – “Graças a Deus fiz um bom jogo, mas não valeu de nada porque não saímos com a vitória. Mas a equipe está de parabéns por ter feito um bom jogo, mesmo com a derrota”.
Tales, goleiro do Noroeste – “Pecamos por um erro, por uma bola. Tirando o segundo tempo, na única jogada que conseguiram fazer com perigo, eles conseguiram fazer o gol. No bate-rebate, sobrou pro centroavante, que estava no lugar certo. No segundo tempo, encurralamos eles no campo de defesa, mas vida que segue. Domingo que vem precisamos buscar o resultado de qualquer jeito”.
Gilmar Minelli, técnico noroestino – “A gente sabia que ia ser um jogo bastante disputado. Foi muito truncado, deixou a desejar tecnicamente, tentamos dar mais velocidade pelos lados, mas não conseguimos. No primeiro tempo, conseguimos criar algumas situações, jogadas lúcidas, chutamos várias bolas no gol. Já no segundo, ficamos um pouco ansiosos, tentamos fazer o gol de qualquer maneira. Colocamos um homem de referência pra ver se segurava a bola na área, mas infelizmente ele não conseguiu. Eles se fecharam atrás, tentaram parar todas as jogadas com faltas e não conseguimos sair dessa situação para fazer o gol e nos dar pelo menos o empate”.
Rio Claro 1 x 0 Noroeste
Rio Claro: Thiago Passos; Paulinho, Bahia, Roger Bernardo e Vitor; Klauber, Gabriel Bonet (Rodrigo), Boré e Nelsinho; Tadeu e Gustavo Sapeka (Danilo). | Técnico: Edson Vieira
Noroeste: Tales; Arthur, Jean Pierre, Vitor Gava e Renan; Matheus Blade, Felipe Merlo (Igor Pimenta) e John Egito; Diego Souza (Lucas Torres), Yamada (Everton) e Chico. | Técnico: Gilmar Minelli
Gol: Tadeu (Rio Claro – 21′ 1ºT)
- VIA
- Fabio Toledo
- TAGS
- Bauru e Interior
- Fabio Toledo
- Futebol
- LE
- Noroeste
Deixe seu comentário