O GRANDE MOMENTO
Noroeste e Velo definem o acesso para a A-2 neste sábado no Alfredão
Por Fabio Toledo
Foto: Bruno Freitas/Noroeste
Chegou o tão esperado momento da Série A-3. Após uma longa e complicada temporada, Noroeste e Velo Clube decidem uma das vagas do acesso neste sábado, às 17h30, no Alfredo de Castilho. Um duelo que vale mais do que um ano, mas passado recente, presente e futuro para ambos os clubes.
Desde o início de 2020, notava-se a grande possibilidade do Noroeste brigar por uma vaga na A-2 de 2021. Apesar das grandes mudanças ocorridas devido à pandemia, o Alvirrubro conseguiu se manter no nível para chegar a esse momento. Terminou a fase classificatória na liderança, bateu o Nacional em um duelo apertado, chegando aos 90 minutos finais no 0 a 0 com o Velo.
Em comparação às partidas anteriores, o Norusca terá apenas um desfalque: o meia Igor Pimenta, expulso em Rio Claro. Ainda assim, a falta de Pimenta poderá ser sentida, uma vez que se trata do jogador de desempenho mais regular da linha de frente. Além disso, ele possui um importante papel tático, de aproximação ofensiva e recomposição do meio-campo.
Por conta dessas funções, dois jogadores despontam como favoritos à vaga de Pimenta. O primeiro é França, de maior experiência e capacidade de fazer essa recomposição na meiúca. Porém, o ano tem sido complicado pra ele, com uma série de desconfortos musculares que dificultaram sua busca por uma vaga na equipe titular. Por conta desse histórico recente, pode ser mesmo uma opção para o segundo tempo.
Denilton é opção para substituir Igor Pimenta | Foto: Bruno Freitas/Noroeste
Já uma outra opção ao técnico Luiz Carlos Martins é dar espaço a quem vem entrando nas últimas partidas: Denilton. Utilizado mais à frente do que sua posição original, ele entrou bem contra Nacional – quando chegou a perder um gol – e em Rio Claro. Trata-se de um jogador mais de lado do campo, que pode fazer uma dupla de qualidade com o lateral-esquerdo Renan, tanto no ataque, como na defesa. Com Denilton, quem também pode ganhar um parceiro mais ativo no jogo é Fidel, com a possibilidade do atacante atuar mais centralizado. Além disso, seria a opção em melhores condições físicas, algo de grande importância para o treinador.
Ainda existem mais alternativas para Noroeste. Yamada e Diego Souza podem dar estilos diferentes à equipe na armação das jogadas. Contudo, tanto um quanto outro, têm tudo pra ser importantes caminhos para Luiz Carlos Martins mudar o cenário da partida nos 45 minutos finais. Além deles, Leléco e Lucas Shallon também reforçam as possibilidades.
Como vem o Velo?
O resultado em Rio Claro poderia ter sido mais favorável ao time do técnico Cléber Gaúcho. Afinal, por mais que Matheus Blade tenha carimbado o travessão, naquele que seria o gol noroestino, o atacante Lucas Duni não levou o primeiro round contra o goleiro Pablo. O camisa 1 noroestino fez duas excelentes defesas que pararam finalizações do camisa 9 velista.
Para este sábado, a tática do Rubro-Verde não será muito diferente do que vem apresentando ao longo da Série A-3. As jogadas verticalizadas, buscando a velocidade dos jogadores de lado e o bom posicionamento de seu atacante, vão ser a chave para o Velo no Alfredo de Castilho. O time conta com o retorno do lateral-esquerdo Janílson, recuperado de dores musculares.
O atacante Frank, que sempre entra no decorrer da partida e foi titular na estreia da Copa Paulista, no meio de semana, pode ser uma novidade entre os titulares. Contudo, assim como acontece no Noroeste, o Galo sabe que se mexer na equipe pode perder uma boa opção para a etapa complementar.
Os prováveis
Noroeste: Pablo; Carlinhos, Jean Pierre, Guilherme Teixeira e Renan; Jonatas Paulista, Matheus Blade, Denilton e Richarlyson; Fidel Rocha e Pedro Felipe. | Técnico: Luiz Carlos Martins
Velo Clube: Filipe Garça; Everton, Léo Turbo, Diogo e Janílson; Niander, Eurico, Lucas Paranhos, Felipinho e Igor Eto’o (Frank); Lucas Duni. | Técnico: Cléber Gaúcho
Arbitragem: Thiago Duarte Peixoto, com Anderson José de Moraes Coelho e Fausto Augusto Viana Moretti
Deixe seu comentário