DESCEU AMARGO
No retorno da A3, Noroeste é derrotado pelo Comercial
Por Fabio Toledo
Seis meses depois, estava o Noroeste em campo novamente, pra dar sequência à grande campanha da Série A3. Líder, poderia manter seis pontos de frente para o segundo colocado caso vencesse o Comercial, neste sábado, no Alfredo de Castilho. O adversário, buscando a classificação, conseguiu realizar jogos treinos na retomada, diferentemente de boa parte das equipes da divisão. Vinha de boa fase antes da paralisação e se colocava como um adversário pouco desejado para ser o primeiro nesse processo de retomada do futebol.
Com a bola rolando, os desfalques e novidades no elenco noroestino foram notados – para o bem e para o mal. Apesar das dificuldades, o Norusca conseguiu sair na frente, mantendo a característica da primeira parte do torneio. Da mesma maneira, mostrava solidez defensiva, até um infortúnio acontecer e deixar o Alvirrubro em parafuso. Ainda conseguiu a recuperação, mas o Comercial, ainda mais intenso e renovado pelas opções de banco, conseguiu deixar Bauru com o triunfo por 3 a 2.
Jogo estudado
Seja por cautela pela qualidade do adversário ou pelas condições físicas ao longo dos 90 minutos, o primeiro tempo de Noroeste x Comercial foi marcado por poucos lances de perigo. Uma roubada de bola por Diego Souza, na saída de jogo do Leão, permitiu a uma tabela em velocidade envolvendo Richarlyson e Fidel, os dois atacante noroestinos. Após o chute do novo camisa 9 alvirrubro ser travado, esperava-se mais jogadas do tipo por parte dos donos da casa. No entanto, a equipe ficou presa no duelo entre as intermediárias.
Quando o Norusca tinha a posse da bola, o volante Jonatas Paulista se aproximava dos zagueiros, mas nem Maranhão, nem Igor Pimenta, completavam com qualidade a transição para o setor ofensivo. Diego Souza, meia de criatividade, ficou mais próximo à linha de frente e acabou escondido no setor defensivo do Comercial. Richarlyson e Fidel ainda buscavam o jogo pelos lados, mas faltava volume no ataque para acontecer lances de maiores perigos.
Contando com a aproximação de seus laterais, o Comercial buscava esse volume, principalmente para igualar a defesa do Noroeste, bem postada, a partir dos dois volantes na cobertura e a linha de quatro, mais atrás. Do outro lado, as tentativas alvirrubras, principalmente em contragolpes, foram bem aliviadas. Isso levou a um equilíbrio nas ações, até o Norusca uma de suas forças.
O zagueiro artilheiro
Aos 28 minutos, o Noroeste ganhou escanteio. Richarlyson foi pra cobrança, assim como os zagueiros, Jean Pierre e Guilherme Teixeira foram pra área. Há seis meses, o jogo aéreo ofensivo era uma das armas do time comandado por Luiz Carlos Martins para superar adversários em partidas equilibradas. Foi assim também neste sábado: bola no meio da área do Comercial, direto na cabeça de Guilherme Teixeira. O zagueiro artilheiro superou o goleiro Kaique para anotar seu quarto gol na Série A3.
Ricky e Fidel
Embora o gol tenha sido de um defensor, também premiava a dupla de ataque noroestina, formada por Richarlyson e Fidel Rocha. Tanto o veterano, em nova função, como o estreante fizeram boa flutuação no campo ofensivo, principalmente na exploração das pontas. Boas jogadas foram criadas pela dupla, tanto no primeiro tempo, após o gol, como no segundo, antes do empate. Porém, faltou a chegada mais incisiva de um meio-campista para completar de maneira fatal as descidas.
Em rara oportunidade como titular, Diego Souza também não apareceu nessa função. Coube a Igor Pimenta finalizar algumas jogadas, mais sem sucesso. Maranhão, que tem bom chute de média e longa distância, jogou bastante recuado e não apareceu tanto à frente. Então, o Noroeste precisava contar com mais descidas de seus laterais, Matheus Blade e Renan. O problema era que isso poderia sobrecarregar a defesa em contragolpes. Afinal, o Noroeste estava vencendo.
Alterações
Por questões físicas, Richarlyson não pôde ficar os 90 minutos em campo. Deu lugar, na prática, a Leléco. Já Diego Souza, pode não ter sido apenas físico, pelo jogo ruim que fazia. Saiu para a entrada de Lucas Shallon, outro estreante. Assim, as duas primeiras mudanças de Luiz Carlos Martins apostava de vez na velocidade de seus três atacantes, em busca de uma bola para matar o jogo, bem como na solidez de sua defesa.
De fato, as trocas faziam sentido, principalmente pelas poucas opções disponíveis no meio-campo. Além disso, tudo indicava para a manutenção da qualidade defensiva. Afinal, até a metade do segundo tempo, ela parecia bastante segura. Mas eis que, se os adversários não conseguem abrir caminho, a própria defesa cometeu um erro fundamental para o andamento da partida.
Nas cordas
O relógio chegava aos 23 minutos. Pedro Henrique buscou um passe da intermediária para Bino Paraíba, dentro da área. Pablo saiu do gol e fez o recolhimento da bola com tranquilidade. Ele só não contava que Matheus Blade, na cobertura do atacante do Comercial, não parasse à tempo de ir de encontro com o goleiro noroestino. Na trombada, a bola foi na direção do gol. Pablo ainda tentou alcançá-la, mas não havia muito mais o que fazer.
Por mais que ia bem, em um lance desafortunado, a defesa sedia o primeiro gol ao Leão. E esse lance não apenas deixou o Noroeste um pouco perdido, como fez o Comercial acreditar no resultado positivo. Partindo pra cima dos donos da casa, o time do técnico Fael Júnior logo obteve a virada. De novo no duelo entre Bino e Blade pela esquerda do ataque visitante, o comercialino levou a melhor e chutou cruzado. Pablo espalmou, mas, no bate-rebate, Warlei deu um leve desvio pro fundo do gol.
O golaço
Passados 26 minutos, o Noroeste precisava reagir rapidamente. O jogo aéreo seria uma boa oportunidade para essa recuperação, mas seu Diego e Richarlyson, a qualidade na bola parada caiu. Ainda assim, aos 30′, na briga depois do escanteio, Matheus Blade mandou para o segundo pau, onde estava Guilherme Teixeira para completar. O quinto gol do zagueiro, vice-artilheiro da Série A3, foi o do empate em 2 a 2.
Restabelecido o equilíbrio, o Norusca chegou perigosamente com Blade. O lateral, que não desceu tanto ao ataque durante o jogo, chegou cercado por dois dentro da grande área. Ainda assim, conseguiu chutar, para a defesa de Kaique. Parecia que o Alvirrubro retomava as rédeas da partida, quando mais um lance desafortunado aconteceu: Warlei, que entrou no decorrer da partida, dessa vez não deu um toque sutil pra fazer o gol. Ele armou na ponta esquerda da grande área e chutou forte, direto no ângulo oposto do gol defendido por Pablo.
Assim que o terceiro gol do Comercial saiu, Pedro Felipe entrou no lugar de Maranhão. No 4-2-4, o Noroeste tentava a recuperação no final da peleja. Na individualidade de Lucas Shallon, o chute saiu torto e fraco. No jogo aéreo, a defesa comercialina conseguiu segurar as estribeiras. Aos 49′, quando Igor Pimenta encontraria Guilherme Teixeira dentro da área, Warlei se antecipou ao zagueiro noroestino e desviou pra fora, naquele que poderia ser o “hat trick” do alvirrubro, mas acabou sendo, pelo menos simbolicamente, o do atacante do Leão. Afinal, foi o “gol” da vitória de sua equipe, agora a terceira colocada da Série A3.
As duas equipes retornam a campo no próximo sábado, às 17h. Visando evoluir até a próxima fase, o desafio do Noroeste será contra o Barretos, fora de casa. Por sua vez, o Comercial, cada vez mais próximo de confirmar o avanço ao mata-mata, recebe o Primavera, em Ribeirão Preto.
Abre aspas
Noroeste 2 x 3 Comercial
Noroeste: Pablo, Matheus Blade, Jean Pierre, Guilherme Teixeira e Renan; Jonatas Paulista, Maranhão (Pedro Felipe), Igor Pimenta e Diego Souza (Leléco); Richarlyson (Lucas Shallon) e Fidel Rocha. | Técnico: Luiz Carlos Martins
Comercial: Kaique; Luã, Juan, Rodrigo Sabiá e Brayan; Russo (Romarinho), Juninho, Cesinha (Cortez) e Bruno Sabiá (Bino Paraíba); Lucas Lino (Pedro Henrique) e Wesley Tanque (Warlei). | Técnico: Fael Júnior
Gols: Guilherme Teixeira (Noroeste – 29′ 1ºT), Pablo (Comercial/Contra – 23′ 2ºT), Warlei (Comercial – 25′ 2ºT), Guilherme Teixeira (Noroeste – 30′ 2ºT) e Warlei (Comercial – 36′ 2ºT)
- VIA
- Fabio Toledo
- TAGS
- Bauru e Interior
- Fabio Toledo
- Futebol
- LE
- Noroeste
- Paulista A3
Deixe seu comentário