ÓTIMO COMEÇO
No ABC, Noroeste estreia com vitória sobre o EC São Bernardo
Por Fabio Toledo
O público de pouco mais de 300 pessoas no Estádio Primeiro de Maio era pequeno, ainda mais para uma estreia entre duas equipes que almejam, pelo menos, a classificação para o mata-mata da Série A3 do Paulista. EC São Bernardo e Noroeste se enfrentaram na tarde deste sábado em 90 minutos de bastante controle do time alvirrubro, que decidiu a partida em 15 minutos, fazendo 2 a 0.
Na marcação pressão do adversário, o Norusca teve maior posse de bola no primeiro quarto da peleja no ABC Paulista. Tanto que o primeiro gol saiu logo aos quatro minutos, quando os defensores noroestinos estavam no ataque, após lance de bola parada. O capitão Jean Pierre chutou pra anotar não apenas o primeiro gol do Noroeste na A3 2020, mas também o primeiro tento anotado de toda a Série A3 2020.
Não bastasse o faro artilheiro, Jean Pierre, ao lado de Guilherme Teixeira, formaram uma dupla de zaga de muita segurança, respaldada ainda pela contenção dos volantes Jonatas Paulista e Matheus Blade. Inclusive, foi Blade que, recebendo passe de calcanhar de Yamada, puxou o contra ataque mortal do Norusca, que resultou no gol de Pedro Felipe. Por mais que outros lances de perigo pudessem ter saído ao longo do jogo e não aconteceram, o Alvirrubro conseguiu seu resultado antes da metade da primeira etapa.
O time do técnico Luiz Carlos Martins não se acomodou com o resultado, embora o São Bernardo tenha sido quem mais teve a posse de bola e quem mais buscou a criação de jogadas agudas no ataque. Porém, foram poucos os momentos de perigo do Cachorrão, que exigiu mais do goleiro Pablo apenas depois dos 30′ do segundo tempo. Com melhor preparo físico, o Noroeste travou o jogo dos donos da casa e assegurou o triunfo.
Portanto, foi uma ótima estreia do Norusca na Série A3, com um resultado que dá confiança para a sequência da competição. Na quarta-feira, o Alvirrubro recebe o Marília no Alfredão, às 19h30. Depois do clássico regional, no próximo final de semana, a equipe noroestina tem o Rio Preto, fora de casa, no sábado à tarde. Já o EC São Bernardo encara Linense e Paulista na próxima semana, ambos fora de casa.
Veja também: Especial – Paulista A3 2020
O jogo
Apesar de o Cachorrão ser o primeiro time a ir ao ataque, pelo lado direito de sua ofensiva, praticamente na primeira descida noroestina, aos quatro minutos, veio o gol. Permanecendo no campo de ataque após cobrança de falta, Jean Pierre pegou a sobra de um chute de Blade e bateu cruzado, superando o goleiro Maurício. Em desvantagem no placar, o São Bernardo precisou sair para o ataque e assim o fez. Buscou entrar na defesa noroestina pelo alto, mas sem sucesso.
Aos 11′, na sobra de escanteio, Yamada serviu Blade pra puxar o contragolpe. O volante chegou ao ataque e encontrou Pedro Felipe entrando livre pela direita. O atacante alvirrubro tocou na saída do goleiro pra fazer 2 a 0. O Bernô só chegou de maneira mais efetiva ao ataque aos 16′, com William, na sobra de jogada com Chuck. O chute, porém, passou ao lado direito do gol de Pablo. Os donos da casa seguiram com mais posse de bola, mas não conseguiam se desvencilhar da marcação do Noroeste.
Por conta dessa dificuldade, o técnico Renato Peixe promoveu a primeira mudança logo após os 30 minutos: Raul, atacante, no lugar do volante Renan. Ainda assim, o Noroeste seguiu segurando o adversário, até os 43′, quando o São Bernardo aproveitou o passe errado de Carlinhos, virou a bola pro lado oposto e, no cruzamento, Raul conseguiu o desvio. Mas a bola acabou indo por cima do gol alvirrubro. Victor Sapo também teve chance de finalizar, só que faltou força e direção para o chute. Assim, a partida foi para o intervalo com a vantagem noroestina de dois gols.
No começo da etapa complementar, foi o Norusca quem começou no campo de ataque. Contudo, o único momento de maior perigo aconteceu em cruzamento pelo lado direito, capturado por Maurício. Aos poucos, o Cachorrão passou a ir à frente, mantendo a dificuldade em criar chances de gol. Visando os contra ataques, o Noroeste promoveu sua primeira alteração: Leleco entrou no lugar de Pedro Felipe. Pouco depois, foi a vez de John Egito dar mais oxigênio ao meio-campo, substituindo Igor Pimenta.
Passados os 20 minutos de jogo, o Bernô seguia com mais volume ofensivo. Por mais que o Alvirrubro segurasse o adversário, os donos da casa se aproximavam da meta. Em uma das primeira finalizações do anfitrião, em cobrança de falta, Pablo fez defesa tranquila. Até pra ter maior controle no meio-campo, a última substituição noroestina foi Rogério Maranhão, substituindo o centroavante Fabrício, que deixou o campo com cãibras. Sem tempo da modificação surtir efeito, o São Bernardo chegou rápido ao campo de ataque, mas Hebert, da ponta direita da pequena área, finalizou mal.
Aos 40′ jogados no segundo tempo, os donos da casa buscaram mais uma descida rápida. O passe de Chuck foi cortado, mas Raul recuperou a bola e arriscou da intermediária. Pablo se esticou todo pra fazer ótima defesa. Quatro minutos depois, Eliandro pegou a sobra de cruzamento pela esquerda e buscou o remate, para mais uma defesa fácil do goleiro noroestino. Com os pés, Pablo voltou a aparecer cortando avanço de Chuck, nas costas do lateral-esquerdo Renan. O Cachorrão se aproximava de um gol, mas já era tarde demais: vitória do Noroeste por 2 a 0.
Abre aspas (via Jornada Esportiva/87 FM)
Guilherme Teixeira – “A vitória foi resultado do nosso trabalho. A gente está três meses trabalhando, Bauru é quente, então o calor aqui não foi novidade, e os três pontos são importantes pra começar o campeonato ganhando e dando confiança pra equipe, visando conquistar o nosso objetivo de mais pra frente. Agora, temos um clássico dentro de casa, vamos descansar e nos preparar pra essa grande partida”.
Matheus Blade – “A gente vem trabalhando bem, o professor vem dando a oportunidade pra estar participando desse grande clube, que está na A3, mas vamos fazer de tudo para a cada vitória, passo a passo, alcançar nosso objetivo. Estamos muito confiantes, tanto quem veio, jogou, como quem ficou em Bauru. Viemos e fizemos um belo trabalho”.
Leleco – “Foi uma estreia com o pé direito. Fora de casa, em um jogo que não tínhamos muita informação do adversário ainda, por se tratar de estreia, e a gente volta confiante pra Bauru, pra fazer um grande jogo na quarta-feira, procurar vencer e fazer mais três pontos. Não temos um time de 11 jogadores, são os 30 do elenco, mais diretoria e comissão técnica. Então, é um grupo bastante forte. Vai ser uma A3 difícil, sabemos disso, mas vamos até o fim pra conseguir as vitórias”.
Luiz Carlos Martins – “Foi um resultado bom pra todos nós. O pensamento nosso era de tentar vencer, fizemos um bom primeiro tempo, marcando pressão nos primeiros 15 minutos, quando os gols saíram. No segundo tempo, optamos por dar mais espaço pra eles, mas pensando em sair rápido no contra ataque e poderíamos ter oportunidades até pra fazer mais. Só que tivemos uns probleminhas, o Pedro sentiu cãibra, o Fabrício também. Enfrentamos um time com uma base boa, que fez mais jogos treinos que nós, mas o importante foi que não deixamos eles finalizarem no nosso gol, nosso posicionamento foi do jeito que queríamos”.
EC São Bernardo 0 x 2 Noroeste
EC São Bernardo: Maurício; Messias, Raphael Cavalcante, Alexandre e Eliandro; Renan (Raul), Willian e Felipe (Dudu); Wilson (Hebert), Victor Sapo e Chuck. | Téc: Renato Peixe
Noroeste: Pablo; Carlinhos, Guilherme Teixeira, Jean Pierre e Renan; Blade, Jonatas Paulista, Igor Pimenta (John Egito) e Yamada; Fabrício Daniel e Pedro Felipe (Leleco). | Téc: Luiz Carlos Martins
Gols: Jean Pierre (Noroeste – 4′ 1ºT) e Pedro Felipe (Noroeste – 11′ 1ºT)
Siga a LE no Twitter!
- VIA
- Fabio Toledo
- TAGS
- Bauru e Interior
- Fabio Toledo
- Futebol
- LE
- Noroeste
- Paulista A3
Deixe seu comentário