DEU FALCÃO
Sem “parceira”, Noroeste estreia com derrota na Copa Paulista
Por Fabio Toledo
Já era domingo. O jogo estava há algumas horas do início. Após a oração antes da viagem para Americana, o representante da empresa “parceira” do Noroeste para a Copa Paulista, RN Sports, descontente com a colocação de apenas quatro atletas seus entre os titulares para o duelo contra o Atibaia, decidiu retirar todos os atletas do ônibus, além do técnico Adriano Kanaã.
Com isso, o Alvirrubro foi para sua estreia com um elenco remendado. Os remanescentes da A3 foram a base dos titulares, enquanto que jovens da categoria de base compuseram o banco. Na área técnica, assumiu a posição de vez Gilmar Minelli, que era quem realmente treinava os atletas no dia-a-dia – “o Kanaã só servia pra distribuir camisa no treino”, comentou o gerente de futebol noroestino, Deda, ao microfone da Jovem Pan News Bauru.
Mesmo com todas as dificuldades, o Noroeste foi a campo diante do Atibaia e até fez um bom jogo. Foi a equipe que criou mais oportunidades, principalmente com a dupla Renan e Chico pela esquerda. Pedro Felipe, autor do gol logo aos cinco minutos, teve mais chances de balançar a rede novamente. No entanto, não marcou mais. Os gols perdidos foram decisivos para o Alvirrubro deixar Americana sem nem mesmo um ponto, com a derrota por 2 a 1.
Isso porque o Atibaia, bastante limitado tecnicamente, aproveitou duas falhas adversárias para fazer seu resultado desejado. Na primeira, uma jogada de escanteio mostrou a maior organização do Falcão (ou desorganização noroestina). Na segunda, o meia Gian teve caminho livre na intermediária para conseguir um chutaço.
A repercussão de todo o ocorrido deste domingo acontecerá durante a semana. A única certeza é a de que no próximo domingo, às 10h, o Noroeste recebe a Inter de Limeira, no Alfredão. Já o Atibaia joga na sexta-feira, às 20h, contra o Velo Clube, em Rio Claro.
O jogo
Antes que qualquer dificuldade pelas desavenças do clube com a empresa parceira refletisse dentro de campo, com cinco minutos jogados, Pedro Felipe aproveitou o erro da zaga pra sair cara a cara com o goleiro Ariel. Tocando na saída com arqueiro atibaiense, o garoto abriu o placar, comemorando em direção a Deda. Após esse início empolgante, porém, o zagueiro Márcio apareceu em jogo aéreo no escanteio e escorou pro fundo do gol, garantindo o empate, aos 12 minutos.
Improvisado na lateral-direita, o jovem Dexter teve pouco tempo em campo, deixando o campo por uma lesão no ombro. Em seu lugar, entrou Everton. Apesar dos problemas, o Norusca manteve uma boa postura no jogo, buscando espaço na lenta defesa do Falcão, principalmente com Pedro e John Egito. Já nos 15 minutos finais do primeiro tempo, uma cabeçada de Chico exigiu boa defesa de Ariel.
O bom momento noroestino seguiu. Aproveitando uma vantagem de falta em cima de Diego Souza, Pedro apareceu novamente, mas finalizou mal. Pouco depois, foi a vez de Everton chutar da entrada da área, mas Ariel fez defesa fácil. Apesar das oportunidades criadas, o Alvirrubro não balançou a rede. Em compensação, aos 44′, Gian aproveitou o espaço dado na intermediária do Noroeste e bateu pro gol. Mal posicionado, Tales não conseguiu tirar, só pegando a bola quando ela já estava no fundo da rede.
O gol sofrido levou o Norusca para o vestiário em desvantagem. Na volta, quase que Pedro repetiu a dose. Aos cinco minutos, recebeu um cruzamento sob medida de Renan, mas cabeceou pra fora. No passar do tempo, a partida ficou mais brigada fisicamente entre as intermediárias. Os lances de maiores emoções foram acontecer somente após os 20′. O Noroeste chegou com perigo, mas as finalizações foram sofríveis.
Em decorrência do jogo físico (e mais violento) do Atibaia, Everton saiu machucado, para a entrada de Paulinho. O tempo foi passando e o Alvirrubro seguiu perdendo oportunidades. Enquanto Diego Souza teve tarde bastante apagada – relembrando desempenhos da A3 –, prejudicando a criação no meio-campo, Renan e Chico encontravam espaço pela esquerda.
O problema foi a conclusão das jogadas. Além de Pedro Felipe, que perdeu mais de uma cabeçada, Diego Souza também teve a chance, mas isolou na finalização. O Noroeste buscou o gol de empate até o final. No último lance, Felipe Merlo subiu de cabeça e mandou na rede, pelo lado de fora. Apesar do susto, o Atibaia garantiu o triunfo por 2 a 1.
Abre aspas
Gilmar Minelli, técnico interino do Noroeste – “Acho que se tivesse uma equipe que poderia sair hoje com o resultado melhor, seria o Noroeste, pelo que apresentamos no total do jogo. Mas estamos iniciando agora a competição, temos atletas das categorias de base para se juntarem ao elenco do profissional. Vamos nos reforçar e se preparar fisicamente, vamos melhorar e, com certeza, crescer na competição”.
Atibaia 1 x 1 Noroeste
Atibaia: Ariel; Nandinho, Márcio (Fabão), Marcão e Matheus; Jé, Gledson, Judson (Mineiro) e Gian (Igor); Wallace e Ronaldo. | Técnico: João Vallim
Noroeste: Tales; Dexter (Everton) (Paulinho), Jean Pierre, Vitor Gava e Renan; Felipe Merlo, John Egito, Igor Pimenta e Diego Souza; Chico e Pedro Felipe. | Técnico: Gilmar Minelli
Gols: Pedro Felipe (Noroeste – 5′ 1ºT), Márcio (Atibaia – 12′ 1ºT) e Gian (Atibaia – 44′ 1ºT)
- VIA
- Fabio Toledo
- TAGS
- Bauru e Interior
- Fabio Toledo
- Futebol
- LE
- Noroeste
Deixe seu comentário