APATIA
Zopone/Gocil Bauru Basket vai mal no segundo tempo e perde mais uma no NBB
Por Lucas Guanaes
Foto: Willian Oliveira/Foto Atleta/Divulgação LNB
2021 realmente não tem sido um bom ano para o Zopone/Gocil Bauru Basket. Em uma partida muito semelhante às duas últimas, contra Franca e Minas, o Dragão não fez um bom segundo tempo e chegou à segunda derrota consecutiva na competição, dessa vez para o Fortaleza Basquete Cearense, por 71 x 60.
Léo Figueiró preferiu começar a partida já com Larry Taylor, que estava vindo do banco nos demais jogos. Contudo, o início de ambos os times foi muito abaixo da média, com aproveitamentos ruins, a ponto do placar do primeiro período ser 8 x 8. A partir da segunda parcial a situação melhorou um pouco e prevaleceu a movimentação ofensiva do Fortaleza, que conseguiu envolver Lucas Bebê no pick’n roll, receber a dobra na marcação e achar um atleta livre para o arremesso, geralmente Rashaun.
Foto: Willian Oliveira/Foto Atleta/Divulgação LNB
Assim como nas duas últimas partidas o retorno do Dragão para a quadra depois do intervalo não foi nada bom. A equipe voltou apática nos dois lados da quadra, sem a intensidade que caracterizou o início da temporada, além de tomar decisões questionáveis em momentos decisivos. Enquanto isso, o Basquete Cearense aproveitou e mesmo sem pontuar como em outros jogos, conseguiu dominar o Bauru, principalmente no garrafão, a partir dos incontáveis mismatches de Mathias contra atletas mais baixos.
Com a derrota, Bauru desceu para a 5ª posição, mas ainda tem dois jogos a fazer no primeiro turno. No próximo sábado (09), a equipe enfrenta a Unifacisa às 16h para tentar se recuperar na tabela de classificação. Já o Fortaleza Basquete Cearense praticamente garantiu o 6° lugar e finaliza seu turno com nove vitórias e seis derrotas. Espera seu adversário no Super 8, que será a equipe que chegar no dia 13 de janeiro na 3ª posição, atualmente ocupada pelo Paulistano.
O jogo
Foto: Willian Oliveira/Foto Atleta/Divulgação LNB
Brite, Cauê, Holloway, Sualisson e Lucas Bebê para o Tricolor, Larry, Alex, Graham, Jaú e Tyrone do lado bauruense. O início da partida foi muito ruim para o aro, que recebeu praticamente todos os arremessos de ambos os lados. Na metade do período o placar era de apenas 5 x 3. Mesmo com as rotações entrando em quadra o aproveitamento permaneceu sofrível, terminando a parcial em incríveis 8 x 8.
A esperança de que a partida melhorasse no segundo período foi em vão, ao menos na primeira metade. Apenas nos últimos cinco minutos que as bolas começaram a cair com maior frequência, principalmente com Rashaun, pelo Fortaleza, e Zach Graham, pelo Bauru. A vantagem, neste novo cenário, foi do Fortaleza Basquete Cearense, que teve mais movimentação ofensiva: 27 (19) x (14) 22.
Foto: Willian Oliveira/Foto Atleta/Divulgação LNB
Os comandados de Alberto Bial continuaram melhores no retorno a quadra, levando a vantagem para dois dígitos. Quando Mathias acertou duas bolas em sequência após falhas na marcação, Léo Figueiró parou o jogo, mas o Cearense seguiu em alta, aproveitando inúmeras desatenções bauruenses. Ainda assim, após dois tiros certos de Graham e Tyrone, Bauru tentou reduzir um pouco o estrago: 53 (26) x (20) 42.
O princípio de reação bauruense, porém, ficou por ali. Com decisões questionáveis nos dois lados da quadra, o Dragão viu o Carcalion retomar o controle do jogo e conseguir finalizar com tranquilidade. Além disso, Bauru, instável, foi se pendurando em faltas. Nos dois úlitmos minutos, os comandados de Figueiró ainda conseguiram alguns roubos de bola para reduzir a vantagem, mas o Fortaleza confirmou uma vitória tranquila: 71 (18) x (18) x 60.
O cara da partida
RASHAUN GOT HANDLES! 🔥🥵 @FECBasqCearense
Assine o DAZN 💻: https://t.co/S2j3Rvg2pL#NBBnoDAZN #NossoBasquete pic.twitter.com/wbOKGkbDmB
— NBB (@NBB) January 7, 2021
Dono do jogo desde o segundo período, quando o confronto realmente teve início, Rashaun mostra mais uma vez porque é tão identificado com o Fortaleza Basquete Cearense. O ala americano de 34 anos conseguiu suprir o baixo aproveitamento de Holloway e Brite com 24 pontos, anotados tanto do perímetro, como sob a cesta após uma movimentação de sua equipe. Além disso, também contribuiu com 4 rebotes e boa aplicação na defesa.
Destaques
Fortaleza Basquete Cearense
– Rashaun: 24 pontos, 6 rebotes, 2 assistências
– Holloway: 17 pontos, 12 rebotes, 4 assistências 2 roubos
– Mathias: 10 pontos e 15 rebotes
Zopone/Gocil Bauru Basket
– Alex: 16 pontos, 6 rebotes, 4 assistências e 3 roubos
– Graham: 13 pontos e 7 rebotes
– Tyrone 12 pontos e 8 rebotes
Deixe seu comentário