DESTAQUES DO NBB 2020/21 – SEMANA 2
Por Lucas Guanaes
Já se acostumaram com o novo NBB? É bom que sim, afinal mais de 10% dele já foi. A última semana contou com 21 partidas, todos disputados no Ginásio Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes e agora todas as equipes se encontram com 3, 4 ou 5 partidas. A disparidade será corrigida na próxima, que contará com apenas quatro jogos, geralmente envolvendo equipes com poucos compromissos até então, por conta das eliminatórias da Americup.
Mas quem vive de futuro são outros quadros da LE, aqui falaremos do que rolou na última semana. Os últimos jogos serviram para começar a consolidar os blocos na tabela de classificação, deixando as equipes dispostas de maneira muito semelhante ao que se imaginava antes da temporada começar. É claro que muitas coisas ainda podem – e vão – mudar, mas é interessante notar como esses encaixes ocorreram cedo neste ano. Sem mais delongas, vamos aos destaques!
Time que se deu melhor – Pato Basquete
Na última temporada a equipe paranaense levou um turno inteiro para conseguir a primeira vitória. Terminou o campeonato na lanterna e com apenas quatro triunfos. Veio a pandemia de covid-19, o orçamento diminuiu e a aposta nos jovens ficou ainda mais radical. E na segunda semana já foram duas vitórias, deixando. momentaneamente o time em na 9ª posição.
A terça-feira foi um verdadeiro jogo para cardíaco contra o também paranaense VipTech/Campo Mourão. Mas um terceiro período consistente abriu a vantagem que definiu o jogo, com destaque para a atuação de Funches. Já diante da Unifacisa, dias depois, o cenário foi parecido, com a diferença aberta na terceira parcial. Mas o destaque ficou por conta de Matheusinho, que saiu do banco para anotar 25 pontos, 6 rebotes, 5 assistências e 5 roubos de bola. No fim da semana, Pato sofreu uma dura derrota para o Flamengo, mas o saldo dos últimos dias seguiu extremamente positivo.
Destaque negativo – Fortaleza Basquete Cearense
Após boas atuações na primeira semana, a equipe cearense sofreu com vários desfalques nos últimos dias. Contra a Unifacisa, Lucas Bebê foi poupado, enquanto Sualisson e Holloway ficaram de quarentena após testarem positivo para covid-19. Ainda assim, o Fortaleza fez um jogo muito duro, tendo a chance da vitória no último segundo. Brite conseguiu se livrar da marcação e recebeu livre sob a cesta, mas errou.
Diante do Minas, Lucas Bebê voltou, mas não foi suficiente. Os comandados de Léo Costa fizeram a valer a superioridade técnica e passaram sem dificuldades por um Fortaleza ainda sem Sualisson e Holloway. Como a equipe só atuará novamente em cerca de dez dias, dará tempo para contar com o retorno dos alas, além do treinador Alberto Bial, e reencontrar o caminho das vitórias.
Atuação de gala – Gabriel Jaú (Zopone/Gocil Bauru Basket)
A pausa para a pandemia parece ter feito bem para Gabriel Jaú. O ala/pivô voltou a atuar na temporada passada após dois anos afastado por conta de uma lesão no joelho, mas era nítida a falta de confiança em exercer seu jogo que sempre exigiu muito da parte física. Agora, porém, plenamente recuperado, começa a mostrar o que o basquete brasileiro pode ter perdido nas temporadas passadas.
Contra o Caxias, Jaú mostrou o seu cartão de visitas logo no início, anotando os primeiros pontos do Bauru e forçando faltas dos adversários. Contudo, foi nas parciais do meio que o bauruense brilhou e, ao lado de Alex Garcia, comandou a vitória do Dragão, ainda que de maneira discreta, sem as costumeiras enterradas que o colocam nos vídeos de highlights. Ao término da partida, porém, estava com 25 pontos e 18 rebotes, suas maiores marcas em toda a carreira profissional nestes fundamentos. Os 18 rebotes, inclusive, são a melhor marca da temporada até então e a 13ª de toda a história do NBB.
Jogo da semana – São Paulo x Sesi Franca
A temporada praticamente não teve jogos entre as equipes que teoricamente são as mais fortes da temporada. São Paulo x Sesi Franca mostrou porque devemos aguardar tais partidas com muita ansiedade. Dominantes nos rebotes e com a mão muito calibrada no ataque, os francanos foram os donos do primeiro tempo, coibindo com sucesso as principais armas tricolores, como Georginho e Lucas Mariano.
Mas a ida para o intervalo fez bem para o São Paulo, que conseguiu até empatar a partida. Mas no último período Franca acordou novamente, com grande atuação do quinteto titular, formado por Elinho, André Goes, Fuzaro, Lucas Dias e Guilherme Hubner. Uma das grandes partidas da temporada até aqui, e olha que a concorrência na semana foi ferrenha, com partidas como Bauru x Cerrado e Corinthians x Pinheiros e Paulistano x Corinthians.
Destaque – Paulistano
Falando em Paulistano, a equipe dos Jardins vem dando mostras de forças na temporada. Após ser vice-campeão paulista, os comandados por Régis Marrelli seguem invictos no NBB, com três vitórias na última semana, assegurando um lugar no G4. Mas não foram três vitórias contra equipes que estão na parte de baixo da tabela, mas sim contra possíveis adversários diretos, como Corinthians, Cerrado e KTO/Caxias do Sul. Os grandes nomes do time na semana foram Ruivo, que está conseguindo a minutagem e importância que sempre buscou, e Maique.
Resultados
Cerrado 79 x 86 Sesi Franca
Zopone/Gocil Bauru Basket 93 x 70 Brasília
Corinthians 76 x 74 Pinheiros
VipTech/Campo Mourão 78 x 82 Pato Basquete
Unifacisa 69 x 67 Fortaleza B.C.
Mogi das Cruzes 75 x 112 São Paulo
KTO/Caxias do Sul 84 x 69 Brasília
Cerrado 81 x 83 Zopone/Gocil Bauru Basket
Paulistano 75 x 74 Corinthians
Pato Basquete 85 x 76 Unifacisa
Fortaleza B.C. 67 x 82 Minas
Pinheiros 73 x 100 São Paulo
Sesi Franca 94 x 82 Mogi das Cruzes
Paulistano 72 x 61 Cerrado
Zopone/Gocil Bauru Basket 74 x 54 KTO/Caxias do Sul
Flamengo 78 x 63 VipTech/Campo Mourão
São Paulo 90 x 96 Sesi Franca
Minas 108 x 99 Unifacisa
Brasília 84 x 78 Pinheiros
KTO/Caxias do Sul 62 x 86 Paulistano
Flamengo 105 x 70 Pato Basquete
Jogos da próxima semana
23/11
Brasília x Corinthians | 17h | DAZN
Mogi x Cerrado | 20h | DAZN
25/11
Cerrado x KTO/Caxias do Sul | 20h | DAZN
28/11
Corinthians x Mogi | 16h | DAZN
- VIA
- Lucas Guanaes
- TAGS
- Basquete
- LE
- Lucas Guanaes
- NBB
Deixe seu comentário