DESTAQUES DO NBB 2020/21 – SEMANA 1
Por Fabio Toledo
Neste cenário pandêmico, havia a sensação de que fazia anos desde o último jogo do NBB, na temporada 2019/20. Na prática, foram oito meses desde os 103 x 106 do São Paulo sobre a Unifacisa até o duelo entre VipTech/Campo Mourão e Fortaleza/Basquete Cearense. Uma nova temporada começou, muita coisa mudou e o “novo normal” do basquete nacional é o sistema de bolhas.
Na primeira semana do NBB 2020/21, os 13 jogos ficaram divididos entre o ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, e o ginásio Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes. Nesta retomada da liga nacional, tivemos vitórias por grandes diferenças, virada no último quarto, campeão estadual tendo a faixa carimbada etc. A seguir, você confere os tradicionais destaques da LE!
Time que se deu melhor – São Paulo
Se o Tricolor Paulista terminou o NBB passado fazendo 106, em sua estreia nesta edição fez um a mais. Com um desempenho ofensivo de destaque (60% de aproveitamento nos arremessos), o time do Morumbi não só venceu o Majestoso, como colocou 46 pontos de diferença contra o Corinthians.
Mas o São Paulo se colocar como a equipe que levou a melhor nesta semana não fica somente pelo resultado em si no clássico. Afinal, havia certa expectativa para a equipe comandada por Cláudio Mortari conquistar seu primeiro título desde a retomada do basquete adulto. A grande chance foi o Campeonato Paulista, no qual o Tricolor era favorito. Depois de perder para o Sesi Franca na semifinal e ver a conquista escapar pelas mãos, o São Paulo deu provas de seu potencial na estreia no NBB.
Destaque negativo – Unifacisa
Outro time que chegou com boas expectativas para a liga nacional era o representante de Campina Grande. O elenco reforçado dá condições para a Unifacisa brigar por um bom posicionamento. Contudo, o desempenho logo em sua estreia não foi bem o esperado. Principalmente depois de estar vencendo o VipTech/Campo Mourão por 15 pontos e ver o adversário paranaense se recuperar e vencer de virada, por 88 x 86.
O revés, de certo inesperado, abalou as estruturas entre o treinador, Felipe Filet, e a diretoria, levando à queda do então comandante. Seu auxiliar, Paulo Jaú, teve pouco tempo para preparar o Jacaré visando encarar ninguém menos que o Flamengo. Embora tenha jogado de igual pra igual com o Rubro-Negro, não deu pra Unifacisa. Assim, os paraibanos deixaram a primeira semana com duas derrotas e sem o treinador – apesar de que a possibilidade de Jaú assumir de vez o comando seja alta.
Atuação de gala – Georginho (São Paulo)
Para a surpresa de zero pessoas, Georginho De Paula entrou no NBB com os dois pés na porta. Se voltarmos no tempo, na semana 1 da temporada 2019/20, Georginho comandou o São Paulo a uma vitória sobre o Corinthians, terminando, inclusive, com um triplo-duplo (21 pontos, 11 rebotes e 10 assistências).
De volta à 2020, cá esteve o mesmo Georginho, com a camisa 14 do Tricolor, liderando sua equipe para outra vitória sobre o Corinthians. Além disso, essa estreia também teve triplo duplo. Com 21 pontos, 11 rebotes e 14 assistências, Georginho teve um debute ainda melhor do que no ano passado. Isso nos leva à pergunta: conseguirá o armador são-paulino repetir a temporada de MVP?
Jogo da Semana – Mogi das Cruzes x Zopone/Gocil Bauru Basket
Outras partidas até apresentaram grandes emoções e viradas incríveis. No entanto, o duelo entre Mogi e Bauru foi aquele com mais atributos qualitativos pra fazer um jogo equilibrado. No primeiro período, Alexey e Gabriel Jaú foram decisivos para o Dragão conseguir volume ofensivo pra se sobressair, abrindo 18 x 26.
Contudo, Dominique Coleman apresentou seu arsenal no segundo período e chegou ao intervalo com 17 pontos. A manutenção da vantagem bauruense construída aconteceu mais uma vez com Alexey e Jaú, os quais anotaram 15 dos 24 tentos da equipe no quarto, além de 4 assistências de Alexey.
Na volta para o segundo tempo, Mogi seguiu firme, ao reduzir a diferença em infiltrações de Lessa e Fúlvio. Enquanto Bauru não se encontrava, Coleman empatou o jogo em 50 x 50. A partir disso, o cenário seguiu dinâmico, com uma trocação de pontos que chegou até a reta final da terceira parcial, quando duas bolas de três de Gui voltaram a alargar a vantagem para os bauruenses.
No quarto período, o mesmo Gui encaçapou mais uma, abrindo 10 de frente. Liderados por Fúlvio, os mogianos fizeram um jogo bem distribuído, com a contribuição de sua rotação. Contudo, Coleman, nome que seria importante no momento da decisão, saiu com cinco faltas. Já Bauru, desfalcado de Alex, contou com o protagonismo de Alexey para encaminhar seu triunfo e segurar qualquer tipo de reação de Mogi, fechando a partida em 85 x 90.
Destaque da semana – Flamengo
O NBB 2020/21 começou com um favorito ao título: Clube de Regatas do Flamengo. Nesta primeira semana, o Rubro-Negro confirmou tal alcunha do momento. Na estreia, enfrentou um candidato a desafiar seu favoritismo, o Minas. Apesar dos importantes desfalques dos mineiros – principalmente David Jackson e Shaquille Johnson –, o Fla deu ao jogo um placar de Campeonato Carioca, fazendo 102 x 68.
Na sequência, encarou o Fortaleza/Basquete Cearense e a qualidade individual de Desmond Holloway. O antídoto foi o jogo coletivo, tão notório na equipe da Gávea há tempos, resultando em uma vitória por 82 a 69. Já contra a Unifacisa, o desafio foi maior. Morillo, Betinho e Barnes comandaram o Jacaré em uma abertura de até sete pontos. Porém, a profundidade da rotação flamenguista foi fundamental. Alternativas do banco, Yago e Léo Demétrio ajudaram a manter a diferença pequena, chegando à reta final, onde Hettsheimeir, Balbi e Olivinha garantiram mais um triunfo, por 86 a 79.
Três jogos em pouco mais de quatro dias, esse foi o teste inicial para o Flamengo no NBB e a resposta foi positiva, com as três primeiras vitórias. Os comandados de Gustavo De Conti já mostraram a capacidade do elenco e a alta possibilidade do urubu voar mais alto que os demais nesta fase classificatória.
Resultados
VipTech/Campo Mourão 61 x 74 Fortaleza B.C.
Flamengo 102 x 68 Minas
Unifacisa 86 x 88 VipTech Campo Mourão
Corinthians 109 x 86 Sesi Franca
Fortaleza B.C. 69 x 82 Flamengo
Minas 76 x 54 Pato Basquete
Mogi das Cruzes 85 x 90 Zopone/Gocil Bauru Basket
VipTech/Campo Mourão 54 x 90 Minas
São Paulo 107 x 61 Corinthians
Pato Basquete 69 x 76 Fortaleza B.C.
Brasília 57 x 73 Paulistano
Flamengo 86 x 79 Unifacisa
Sesi Franca 80 x 60 Pinheiros
Jogos da próxima semana
16/11
Cerrado x Sesi Franca | 16h
Zopone/Gocil Bauru Basket x Brasília | 18h30
Corinthians x Pinheiros | 21h
17/11
VipTech/Campo Mourão x Pato Basquete | 15h
Unifacisa x Fortaleza B.C. | 17h30
Mogi das Cruzes x São Paulo | 20h
18/11
KTO/Caxias do Sul x Brasília | 16h
Cerrado x Zopone/Gocil Bauru Basket | 18h30
Paulistano x Corinthians | 21h
19/11
Pato Basquete x Unifacisa | 13h30
Fortaleza B.C. x Minas | 16h
Pinheiros x São Paulo | 18h30
Sesi Franca x Mogi das Cruzes | 21h
20/11
Paulistano x Cerrado | 16h
Zopone/Gocil Bauru Basket x KTO/Caxias do Sul | 18h30
Flamengo x VipTech/Campo Mourão | 21h
21/11
São Paulo x Sesi Franca | 15h
Minas x Unifacisa | 17h30
Brasília x Pinheiros | 20h
22/11
KTO/Caxias do Sul x Paulistano | 16h30
Flamengo x Pato Basquete | 19h
- VIA
- Fabio Toledo
- TAGS
- Basquete
- Fabio Toledo
- LE
- NBB
Deixe seu comentário