DESTAQUES DO NBB 12 – SEMANA 16
Por Fabio Toledo e Lucas Guanaes
Começou a contagem regressiva! Para todas as 16 equipes deste NBB CAIXA, faltam 10 jogos ou menos até o término da fase classificatória. Momento decisivo para a definição do G4, quem briga por G8 e também para as equipes lá debaixo da classificação, visando uma vaga aos Playoffs.
Antes da parada de 11 dias, devido aos compromissos da Seleção Brasileira nas eliminatórias para a AmeriCup, doze jogos marcaram esta 16ª semana. E no tradicional empate entre mandantes e visitantes, os viajantes voltaram a levar a melhor: 8 a 5 pra eles. A seguir, você confere os destaques.
Time que se deu melhor – São Paulo
A equipe comandada por Claudio Mortari entrou apenas uma vez em quadra nesta semana, na Capital Federal, e não deu chanches ao Brasília. Mesmo diante dos torcedores adversários, os paulistas contaram com grandes atuações de Georginho e Léo Meindl, que combinaram 47 pontos, 17 rebotes, 11 assistências, 5 roubos e 3 tocos, para vencer por 73 x 96, com a partida praticamente decidida já no intervalo.
Contudo, o São Paulo figura nesta lista pelos tropeços adversários. Mogi e Minas, que vinham logo atrás do Tricolor, venceram uma partida cada, é verdade, mas também tropeçaram diante de adversários que surpreendentemente fizeram frente: São José e Paulistano, respectivamente. Assim, o time do Morumbi tem uma derrota a menos que os rivais, que precisarão tirar essa desvantagem nas últimas rodadas do campeonato.
Destaque negativo – Renata/Rio Claro
Não foi uma boa semana para o Renata/Rio Claro. O Leão, que vinha de uma boa fase no final do ano passado e começo de 2020, visitou o Corinthians na terça-feira e, apesar de uns inspirado Ansaloni, sofreu mais um revés fora de casa, muito por conta do duo Arthur Pecos e Nesbitt, que foram muito entrosados no Wlamir Marques.
Mas se a tarefa de vencer o Timão fora de casa era realmente complicada, ao menos Rio Claro teria o apoio de seu torcedor na sexta-feira, diante do Botafogo. O primeiro período foi todo dos comandados de Penna, que controlaram a vantagem no primeiro tempo. Contudo, no terceiro período a Estrela Solitária já diminuiu a vantagem, que caiu ainda mais nos últimos minutos.
Mas restando oito segundos, Baxley deixou o Leão com três tentos de vantagem. Na posse seguinte, Jamaal sofreu falta, converteu o primeiro lance livre e errou o segundo. Para a tristeza da torcida, porém, o armador pegou o rebote, chutou para três e virou o jogo em mais um lance histórico emulando Paulinho Boracini e Duda Machado. As derrotas deixaram Rio Claro em 12°, duas vitórias atrás do Bauru, que vem uma posição acima.
Atuação de gala – David Nesbitt (Corinthians)
Dentre aqueles nomes que deixaram o Flamengo após o título do NBB na temporada passada, Nesbitt tem sido o de maior impacto em sua nova equipe. Afinal, o Corinthians precisava de qualidade e força no garrafão. Contratou Johnson pensando nisso, mas foi mesmo o ala-pivô das Bahamas quem tem sido protagonista, com a maior média de rebotes, eficiência e +/- da equipe, além de ser o terceiro maior pontuador alvinegro.
No dia 11 de fevereiro, um depois de seu aniversário de 29 anos, Nesbitt teve seu jogo de maior brilhantismo com a camisa corintiana. No Wlamir Marques, fez 15 pontos e pegou oito rebotes apenas no primeiro tempo. No segundo, também não fez por menos: 12 pontos e mais três rebotes. E o jogo ofensivo do bahamense foi bastante fluido, certeiro no garrafão, na média distância e no perímetro. Como resultado dos 27 pontos e 11 rebotes, veio um índice de eficiência de 36, o maior da semana. É assim que se comemora um aniversário!
Jogo da semana – Renata/Rio Claro x Botafogo
O duelo na parte de baixo do G12 valia diretamente por uma melhor posição, tanto para o Rio Claro, como para o Botafogo. E o Leão, apoiado pela torcida no Felipe Karam, fez o fator casa ser importante logo no primeiro período. Mesmo desfalcado de Sahdi, os também argentinos Enzo Ruiz (9 pontos) e Figueroa (4 assistências) comandaram uma parcial de 21 x 14.
Com direito a 12 pontos de Lucas Mariano no segundo período, o clube da Estrela Solitária, que chegou a perder por 13, reagiu e, nos primeiros movimentos da terceira parcial, só perdia por dois. Baxley foi o grande nome da resistência rio-clarense, mas Lucão seguiu em grande estilo, agora ao lado de Jamaal. Com o pivô e o armador, Arthur, Freddie, Du Sommer e Cauê também entraram na partida.
Em um desempenho absurdo, Baxley anotou 23 pontos no segundo tempo. Desses, 16 foram no quarto período, mantendo uma ligeira vantagem ao Rio Claro durante boa parte do período. Nos lances livres da reta final da partida, os donos da casa mantinham a vantagem. Porém, com quatro segundo pra acabar, AQUILO aconteceu novamente. No lance livre, Jamaal converteu o primeiro, mas precisava errar o segundo e tentar no rebote. O resultado vale conferir abaixo.
Será que o Jamaal está treinando muito com o Paulinho Boracini?!?!#RCBxBOT #NBBnaFox#NBBCAIXA #caixaesportes #VcNuncaViuNadaIgual pic.twitter.com/HES4uKdEag
— NBB CAIXA (@NBB) February 15, 2020
Destaque – Botafogo
Após um primeiro turno errático e problemas internos, tanto políticos como financeiros, o Botafogo, mais uma vez, está crescendo na reta final da primeira fase. Na última temporada, Léo Figueiró e companhia conseguiram melhorar o desempenho na hora certa, chegando até às semifinais, onde caíram para o Flamengo, mas não sem antes dar muito trabalho aos rivais.
Apenas em fevereiro foram quatro vitórias, alçando a equipe à nona posição. Na semana, bateram o Pato Branco e Rio Claro, ambos fora de casa. No Paraná, tiraram uma desvantagem de 19 pontos no segundo tempo, enquanto no interior de São Paulo a virada chegou em uma bola histórica de Jamaal nos últimos segundos de partida. Em ambos os jogos, Jamaal e Freddie foram os destaques. Este último, inclusive, é um dos símbolos da recuperação do bom desempenho dos alvinegros, estando em sua melhor fase com a camisa do Bota.
Resultados
Unifacisa 86 x 92 Sesi Franca
Paulistano 70 x 86 Flamengo
Corinthians 88 x 79 Renata/Rio Claro
Minas 87 x 71 Mogi das Cruzes
Pinheiros 83 x 92 São José
Unifacisa 83 x 64 Sendi/Bauru
Pato Basquete 69 x 75 Botafogo
Minas 66 x 71 Paulistano
Universo/Brasília 73 x 96 São Paulo
Basquete Cearense 78 x 83 Sendi/Bauru
Renata/Rio Claro 89 x 90 Botafogo
Pinheiros 81 x 78 Corinthians
Universo/Brasília 90 x 78 Paulistano
- VIA
- Fabio Toledo
- TAGS
- Basquete
- Fabio Toledo
- LE
- Lucas Guanaes
- NBB
Deixe seu comentário