DESTAQUES DO NBB 2020/21 – SEMANA 9
Por Lucas Guanaes
2021 começou em uma corrida frenética pelas últimas vagas do Super 8. As equipes que lideram a tabela do NBB já haviam feito todos (ou quase todos) seus 15 jogos do primeiro turno, deixando o restante, coincidentemente, para a segunda metade da classificação. Por isso, por exemplo, tivemos quatro jogos de Mogi e três do Corinthians e Bauru. Com os resultados da semana os classificados de 1° a 6°, além do 8°, já estão definidos. A última vaga do Super 8 está entre Corinthians e Franca. Para entender melhor, se liga no que acontece na semana:
Time que se deu melhor – Corinthians
Depois de um início de temporada irregular e perder duas partidas por W.O. por conta de um surto de covid-19 no elenco, o Timão parecia descartado na briga pelo Super 8. Mas eis que na semana decisiva os comandados de Demétrius Ferracciú ressurgem e conseguem três vitórias diante de Pato, Campo Mourão e Cerrado, terminando a semana na 9ª posição, após resultados favoráveis em outros confrontos.
O Corinthians se beneficiou de derrotas recentes de Sesi Franca e Unifacisa para subir na tabela e decidirá a sua classificação na próxima terça-feira, diante da KTO/Caxias. Caso vença, o Timão subirá para 7° e irá encarar o Flamengo no Super 8. Se perder, porém, sua vaga cairá no colo dos francanos.
Destaque negativo – Unifacisa
Com um único jogo por fazer, a equipe de Campina Grande não teve sorte e fechou o primeiro turno de maneira melancólica. Sem Barnes (motivos familiares) e Sahdi (covid-19), a Facisa pouco produziu diante do Zopone/Gocil Bauru Basket e foi derrotada sem grande dificuldade pelo Dragão. A derrota culminou no fim das chances de classificação ao Super 8, muito por conta do início ruim na competição, que cobrou seu preço neste momento.
Atuação de gala – Sammy Yeager (Brasília)
Os candangos seguem seu calvário no NBB. Já com um dos menores orçamentos da competição, a equipe ainda teve inúmeros desfalques e demora na aprovação dos documentos de sua principal contratação. Mas ela veio e, enfim, teve a grande atuação que se esperava. É bem verdade que o resultado não veio, uma vez que a vitória ficou com Mogi nos lances finais. Mas Sammy estava inspirado no ginásio Wlamir Marques. O ala americano ficou próximo de um triplo-duplo ao anotar 32 pontos (sendo 15/15 no último período), 11 rebotes e 6 assistências, dando esperanças de que o segundo turno pode ser melhor do que as duas solitárias vitórias conseguidas na primeira metade do campeonato.
Jogo da semana – Mogi x KTO/Caxias
Valendo a classificação mogiana parao Super 8, ou o reestabelecimento de Caixas na competição após vencer o Pato dias antes, as equipes fizeram um jogo extremamente disputado. Longe de ter um bom nível técnico, mas divertido de assistir. Caxias teve mais uma boa atuação de Tulio, Antônio e Nico Ferreyra, mas Mogi fez valer o excelente momento da dupla Fúlvio e Wesley, além da ajuda de Gruber, Lessa e Mogi (agora o atleta). Os dois times tiveram chances de fechar a partida no tempo normal, mas as defesas prevaleceram e tudo foi resolvido na prorrogação, quando os mogianos tiveram mais tranquilidade e conseguiram a vitória.
Destaque – Mogi
Falando neles, que semana atribulada. Foram quatro jogos para a equipe, que precisava de um alto aproveitamento para conseguir a classificação para a Copa Super 8. O início não foi nada animador, pois perderam para Campo Mourão. Depois, porém, Guerrinha e companhia passaram por Pato, Brasília e Caxias para garantir a 8ª posição. Se a expectativa para a competição não é das maiores, já que terão o Minas pela frente, ao menos a campanha na reta final do primeiro turno foi digna de aplausos, com o entrosamento cada vez mais fino de Fúlvio e Wesley, além da retomada de Gruber e Coleman, que credenciam o Mogi a dificultar bastante os jogos contra os times da parte de cima da tabela.
Resultados
– VipTech Campo Mourão 92 x 86 Mogi
– Pato 75 x 80 Corinthians
– Zopone/Gocil Bauru Basket 75 x 85 Minas
– Paulistano 78 x 73 Fortaleza B.C.
– Cerrado 97 x 85 Brasília
– Mogi 78 x 63 Pato
– Corinthians 96 x 72 VipTech Campo Mourão
– Fortaleza B.C 71 x 60 Zopone/Gocil Bauru Basket
– Minas 70 x 63 Paulistano
– Pato 77 x 92 KTO/Caxias do Sul
– VipTech Campo Mourão 66 x 74 Cerrado
– Brasília 86 x 90 Mogi
– Zopone/Gocil Bauru Basket 89 x 75 Unifacisa
– Paulistano 68 x 46 Pinheiros
– KTO/Caxias do Sul 87 x 92 Mogi
– Cerrado 71 x 74 Corinthians
Jogos da semana
11/01
– Unifacisa x Paulistano | 17h | TV Itararé e redes sociais do clube
– Pinheiros x Bauru | 20h | DAZN
12/01
– KTO/Caxias x Corinthians | 20h | ESPN
- VIA
- Lucas Guanaes
- TAGS
- Basquete
- LE
- Lucas Guanaes
- NBB
Deixe seu comentário