QUE SUFOCO!
Bauru Basket faz 33 pontos seguidos, leva virada, mas consegue vencer Cerrado pelo NBB
Por Fabio Toledo
Na “bolha” de Mogi das Cruzes, o Zopone/Gocil Bauru Basket teve seu terceiro compromisso na temporada 2020/21 do NBB. A expectativa para o confronto contra o Cerrado era o de que seria a batalha mais dura na competição até aqui. Tal enredo chegou a ser questionado no primeiro tempo, mas uma recuperação da equipe do Distrito Federal garantiu emoção até o final. Apesar disso, o Dragão terminou com a vitória, por 83 x 81.
Os seis primeiros minutos de partida tiveram até o Cerrado melhor. Contudo, uma forte defesa, acompanhada de transição rápida e bom volume de garrafão permitiram ao Bauru Basket conseguir 33 pontos em sequência. Uma marca que deu à equipe uma vantagem de 28, na metade do segundo período. Só que ainda havia muito tempo a se jogar. O Cerrado voltou impecável dos vestiários e, em menos de 10 minutos, tirou os 28 contra em um ponto a favor.
O momento de recuperação do time candango foi marcado tanto pelo ótimo desempenho da dupla J.C. Fuller e Bruno Fiorotto, como por uma queda de desempenho bauruense. A baixa sintonia lembrou a derrota para o Paulistano, na semifinal do Paulista. Aproveitando espaços, o Cerrado fez 4 bolas do perímetro. Pelo Dragão, faltou explorar melhor as faltas, bem como rodar mais o time, a fim de descansar atletas de maior volume de jogo, como Alexey, ou com mais faltas, casos de Jaú e Tyrone, para estarem em melhores condições numa resposta à iminente recuperação adversária.
Mesmo com o Cerrado atropelando, a rotação bauruense foi curta. João Pedro e Emanuel nem entraram em quadra no quarto. Larry jogou por 3 minutos, enquanto Alexei Patrício, dois. Tá certo que a estratégia estava em marcar do perímetro, o que dificulta o trabalho de João Pedro e Dikembe. Porém, mesmo anotando 12 pontos, Fuller só recebeu uma falta. Novamente, o trabalho defensivo do Bauru Basket pecou na marcação do perímetro.
O resultado da arrancada do Cerrado foi um 52 x 37 no placar do segundo tempo. Tal qual o duelo contra o Mogi das Cruzes, o desempenho inicial do Dragão foi fundamental para a vitória. No entanto, essa dificuldade em manter o nível por 40 minutos pode ocasionar marcadores negativos em partidas futuras. O Cerrado possui nomes de qualidade, mas não conta com seu melhor desempenho coletivo, que deve acontecer no decorrer do NBB.
O Bauru Basket precisava se impor. Assim o fez inicialmente, mas negligenciou na reação adversária. Esse é um fator que pode custar coisas mais importantes na temporada para o Dragão. No final, as jogadas mais próximas à cesta, com Tyrone, Alexey, Alex e Dikembe, além de um tiro certeiro de três de Jaú, garantiram a vitória bauruense.
Por fim, vale destacar a evolução de jogo do pivô Dikembe. Depois de partidas bastante ruins, o “urso” fez boa exibição nesta quarta-feira, chegando a 11 pontos e 5 rebotes. Ainda precisa perder peso, recuperar a forma física, mas já apresenta indícios do Dikembe que foi o destaque jovem do NBB passado.
Na sequência da competição, o Zopone/Gocil Bauru Basket encerra sua participação de novembro na “bolha” mogiana contra a KTO/Caxias do Sul. A partida ocorre na sexta-feira, às 18h30. Já o Cerrado, depois de derrotas apertadas para Sesi Franca e Bauru, encara o Paulistano, às 16h da mesma sexta, em busca do primeiro triunfo na história da Liga Nacional.
O cara
Por mais que seja difícil considerá-lo “o cara” num jogo onde ele ficou bastante tempo no banco por conta das faltas, a presença de Alex foi de suma importância para o Dragão. Vindo na rotação, o Brabo entrou no primeiro período e deu início à gigantesca sequência de pontos do Bauru Basket. Ali, o camisa 10 contribuiu com 8 pontos e 4 assistências. Voltou à quadra quando o Cerrado já havia se recuperado e conseguiu três lances livres na experiência. Já no quarto derradeiro, esteve ao lado de Alexey para fechar o jogo com a vitória bauruense. Assim, com 22 minutos – quase metade do tempo no banco –, foi o segundo maior pontuador da equipe e um dos nomes na distribuição de bola.
Destaques
Cerrado
– JC Fuller: 27 pontos e 3 rebotes
– Paulo Lourenço: 13 pontos, 10 rebotes e 3 assistências
– Fiorotto: 13 pontos, 7 rebotes e 4 assistências
– Daniel Von Haydin: 12 pontos e 3 rebotes
Zopone/Gocil Bauru Basket
– Alexey Borges: 17 pontos e 4 assistências
– Alex: 16 pontos, 3 rebotes e 4 assistências
– Gui: 15 pontos e 3 rebotes
– Tyrone: 10 pontos, 11 rebotes e 4 assistências
- VIA
- Fabio Toledo
- TAGS
- Basquete
- Bauru Basket
- Bauru e Interior
- Fabio Toledo
- LE
- NBB
Deixe seu comentário