GRANDE VITÓRIA
Dominante nos dois lados da quadra, Bauru atropela São Paulo pelo NBB
Por Lucas Guanaes
A última semana de 2020 reservou duas pedreiras para o Zopone/Gocil Bauru Basket: São Paulo e Sesi Franca. O primeiro confronto, contra o Tricolor, no ginásio do Morumbi, ocorreu nesta segunda-feira e terminou com final feliz para os bauruenses, que venceram com propriedade por 79 x 68. O resultado deixou o Dragão na terceira posição, empatado com o Paulistano, enquanto o São Paulo caiu para 5° lugar.
Os ajustes individuais na marcação deram o tom da partida nos dois primeiros períodos. Léo Figueiró colocou Alex Garcia e Gabriel Jaú para cima de Georginho e Lucas Mariano, enquanto Deodato ficou responsável por marcar Shamell. Apesar de um bom momento de Renan Lenz no início da partida, Bauru dominou o primeiro período, sem deixar o São Paulo respirar com rápidas transições e abrindo 15 pontos sem dificuldade.
Então Mortari sacou seus três principais nomes, que deram lugar a Dawkins, Isaac e Jefferson, tirando os referenciais dos encaixes defensivos do Bauru. Ao mesmo tempo, com Bennett, Isaac e Renan simultaneamente em quadra, melhorou a marcação do São Paulo, conseguindo equilibrar a partida.
Na volta do intervalo, porém, Bauru voltou a ajustar a marcação, além de contar com grande aproveitamento de Zach Graham, que anotou três bolas do perímetro na terceira parcial. Mesmo sem Alexey, que sofreu um mal jeito no joelho e ainda será avaliado amanhã, os comandados de Figueiró mantiveram a intensidade, principalmente após uma série de faltas técnicas cometidas pelo Tricolor, que pavimentaram o caminho bauruense até a vitória.
No fim, Mortari não voltou a utilizar a formação com Dawkins, Bennett, Isaac, Jefferson e Renan, que criou muitas dificuldades para Bauru no segundo período. Apostando no retorno de Georginho e Shamell, além de Lucas Mariano em alguns momentos, não conseguiu ser dominante na partida, conhecendo a terceira derrota dos últimos quatro jogos.
A próxima partida do Dragão será já na próxima quarta-feira (30), às 17h, diante do rival Sesi Franca, com transmissão do DAZN e na web-radio Jornada Esportiva. Mais tarde, ainda no Morumbi, o São Paulo encara o Paulistano às 20h, também com transmissão do DAZN.
O jogo
Léo Figueiró escalou o quinteto inicial bauruense com Alexey, Alex, Deodato, Jaú e Tyrone, enquanto Mortari levou à quadra Georginho, Bennett, Shamell, Renan Lenz e Lucas Mariano. Logo no primeiro minuto Renan mostrou que estava com a mão calibrada e anotou oito tentos para o São Paulo, enquanto Bauru respondeu com Alex e Alexey. A virada chegou em dois roubos consecutivos de Deodato e Alex, bem como em outras rápidas transições bauruenses, pegando a defesa Tricolor despreparada, obrigando Mortari a pedir tempo.
O ritmo da partida diminuiu um pouco, mas a defesa do Dragão seguiu firme, municiando o ataque e aumentando a diferença da partida. Ambos os treinadores começaram a rodar seus quintetos, mas Bauru manteve a liderança: 28 x 15.
Com Dawkins, Isaac e Jefferson no lugar de Georginho, Shamell e Lucas Mariano, o São Paulo ficou mais leve e com uma defesa melhor, dificultando as ações do ataque bauruense. Quando Renan diminuiu a diferença para seis pontos, foi a vez de Léo Figueiró pedir tempo.
Contudo, São Paulo seguiu com grande aproveitamento no perímetro e empatou a partida após tiros de Isaac e Jefferson. A partir daí a partida ficou mais aberta, com as equipes trocando muitas cestas e aumentando o placar, ainda com Bauru à frente, mas com apenas uma posse de diferença: 36 (08) x (20) 35.
Final do 1º Tempo 🏀
🐉 @baurubasket 36 x 35 @SaoPauloFC 🇾🇪
Confira os principais highlights da partida até aqui 🎥
Assine o DAZN 💻: //t.co/S2j3Rvg2pL#NBBnoDAZN #NossoBasquete pic.twitter.com/VRlkMsTpvA
— NBB (@NBB) December 28, 2020
O segundo tempo da partida começou com o São Paulo ainda sem Shamell e Lucas Mariano em quadra, mas Georginho estava de volta. A defesa bauruense voltou a funcionar, mas o ataque foi interrompido algumas vezes por erros de passe e faltas ofensivas. Quando voltou a atacar com mais tranquilidade, Bauru conseguiu fazer a bola chegar até Zach Graham, dono de doze pontos no período, para voltar a ter algumas posses de vantagem.
Quando Lucas Mariano, de volta ao jogo, teve uma infração anotada por ter andado com a bola, São Paulo tomou duas faltas técnicas seguidas por reclamação, a diferença voltou a ter dois dígitos. Bauru, porém, perdeu Alexey, que caiu de mal jeito após tentar roubar a bola de Bennett. Ainda assim, o Dragão manteve a liderança no período: 60 (24) x (14) 49.
O aproveitamento dos times voltou a cair na metade inicial do último período, em que Bauru aceitou trocar algumas bolas com o São Paulo, continuando à frente no placar. Precisando reverter o placar, Shamell tentou liderar a reação tricolor, mas logo o Dragão voltou a pontuar e apenas administrou a vitória nos últimos minutos: 79 (19) x (19) 68.
Abre aspas (via assessoria)
– Gui Deodato: “O nosso jogo coletivo foi incrível e aplicamos também uma boa defesa, possibilitando que o ataque fluísse positivamente. Agora, é descansar e focar o último jogo de 2020, diante do Franca Basquete”.
O cara da partida
Zach Graham ONLINE no 3º quarto 🔥🔥🔥
Assine o DAZN 💻: //t.co/S2j3Rvg2pL#NBBnoDAZN #NossoBasquete pic.twitter.com/ewSwcvLwjF
— NBB (@NBB) December 29, 2020
Bauru atuou muito bem coletivamente, com diversos destaques ao longo da partida. A nossa menção, então vai para Zach Graham, principal nome do time na arrancada do terceiro período, quando o ala anotou 12 pontos. Em toda a partida, porém, foram 18 pontos e 2 rebotes para o americano, que também foi efetivo na defesa e demonstrou estar mais entrosado no sistema de jogo bauruense.
Destaques
Zopone/Gocil Bauru Basket
– Gui Deodato: 19 pontos, 5 rebotes, 2 assistências e 2 tocos
– Zach Graham: 18 pontos e 2 rebotes
– Tyrone: 17 pontos e 5 rebotes
– Alex: 13 pontos, 7 rebotes, 7 assistências e 2 roubos
São Paulo
– Renan Lenz: 18 pontos, 5 rebotes e 2 tocos
– Shamell: 13 pontos, 6 rebotes e 2 assistências
– Dawkins: 9 pontos e 2 assistências
– Bennett: 8 pontos e 7 rebotes
- VIA
- Lucas Guanaes
- TAGS
- Basquete
- Bauru Basket
- Bauru e Interior
- LE
- Lucas Guanaes
- NBB
Deixe seu comentário