DRAGÃO NA CORDA BAMBA
Sendi/Bauru Basket tenta milagre contra Flamengo na Panela
Por Fabio Toledo
Já se passaram 11 partidas do NBB CAIXA e o Sendi/Bauru Basket não conseguiu manter uma mínima sequência de vitórias. Com apenas 4 triunfos e 6 derrotas, a equipe amarga a 13ª posição – fora da zona de classificação para os playoffs. Neste final de primeiro turno, o Dragão realiza mais quatro jogos, três deles contra times atualmente entre os cinco primeiros da competição. Pra piorar, tem desfalques e um jogador a menos pra encarar o Flamengo nesta quinta-feira, às 20h, na Panela de Pressão.
Em comum acordo, o Bauru Basket acertou a liberação do ala-pivô Jeremiah Massey. Com médias de 12.6 pontos, 8 rebotes, 1.9 assistências e 1.9 roubos de bola, figurando como o terceiro maior reboteiro do NBB na temporada, Massey foi visto pela diretoria bauruense com um rendimento abaixo do seu custo. Dono da segunda maior média de eficiência da equipe, Jay sai do Dragão às vésperas de duas partidas complicadíssimas, contra Flamengo e São Paulo.
A equipe bauruense deve anunciar o substituto de Massey em breve – Daviyon Drapier, ex-Estudiantes Concordia, que está no basquete mexicano, é o nome mais cotado. Ainda assim, há um espaço vago na rotação pro final de turno. Dificultando ainda mais a situação do Bauru Basket para a sequência de partidas na semana, Wiggins desfalca o Dragão. Com o nascimento de sua primeira filha, o ala voltou ao Canadá. Já Farad Cobb, lesionado, segue sem poder estrear. Ele ainda vai para o banco de reservas, mas apenas pra fazer volume e evitar uma multa pelo mínimo de jogadores que uma equipe precisa ter no NBB.
Com isso, o que resta para Demétrius Ferracciú e companhia é bem pouco para encarar o Rubro-Negro. O quinteto titular deve ser formado por Faggiano, Pará, Crescenzi, Jaú e Renato Carbonari, com Lucas Brito, Emanuel, Gabriel Mendes e Malachias no banco. Justamente contra uma das equipes com maior rotação do NBB. Assim, a expectativa é de uma vitória flamenguista, podendo ter requintes de crueldade, caso a postura bauruense seja a mesma de derrotas anteriores.
Para o Fla, vencer é importante pra se manter na segunda colocação, na cola do Sesi Franca. Ainda mais porque, no sábado, teria condições de desafiar os francanos pelo topo da classificação. Além do tradicional desempenho coletivo do time de Gustavo De Conti, o atual e maior campeão do NBB conta com o veterano Marquinhos em grande fase, vindo de ótimo jogo contra o Botafogo.
O duelo entre Sendi/Bauru Basket e Flamengo terá transmissão do Dazn, Jovem Pan News Bauru e Jornada Esportiva/Locomotiva Esportiva.
Análise
Essa dificuldade em se consolidar no NBB, mantendo uma inconsistência sem tamanho, tem deixado diretoria e comissão técnica sem saber o que fazer. A aposta parece ser a de se reinventar no meio da temporada, mas às custas de um jogador que vinha melhorando seu desempenho. Massey desperdiçou muitos arremessos do perímetro, foi mal até nos lances livres, o que fez alguns torcedores apoiarem sua saída. Porém, não era nem um pouco o motivo pelo péssimo campeonato do Bauru Basket.
Vale destacar sua terceira colocação nos rebotes gerais do NBB e seu bom número de roubos de bola, característica marcante do jogo bauruense. Além disso, o veterano de 37 anos precisou acumular funções no Dragão. Afinal, além de ter que abrir pros chutes longos, a fim de manter a característica do time, também teve de ser o brigador no garrafão, devido ao desempenho ruim de Renato Carbonari e ainda pior de Gabriel Mendes, pivôs que deveriam ser mais ativos na área pintada.
A saída de Jay acontece muito por conta dele ser um dos ocupantes da vaga para jogador estrangeiro. Faggiano e Wiggins, cérebro e principal pontuador da equipe, respectivamente, não seriam cortados. Farad Cobb, recém chegado, também não seria liberado (embora sua chegada seja cada vez mais questionável). Sobrou pra Massey carregar o peso de um elenco no qual as apostas nacionais não rendem o esperado e de um planejamento que não conseguiu fazer melhor do que poderia com a verba que possuía. Em um orçamento mediano para o nível do NBB, as escolhas para composição do elenco não valeram nem o que foi investido.
Na reta final do primeiro turno do NBB, Bauru tem Flamengo, São Paulo e Sesi Franca pela frente. Três jogos na Panela, que outrora daria ânimo para o Dragão encarar sem medo três dos melhores times da temporada. Agora, no entanto, nem isso é esperado. O silêncio da torcida após a derrota para o Botafogo dava o tom do abandono das esperanças, que chega no final do ano abaixo até da 13ª colocação que a equipe está no momento.
- VIA
- Fabio Toledo
- TAGS
- Basquete
- Bauru Basket
- Bauru e Interior
- Fabio Toledo
- LE
- NBB
Deixe seu comentário