VAGÃO CULTURAL – QUANDO É DIA DE FUTEBOL
Coleção de contos e crônicas que mostram a visão do mestre Drummond sobre futebol e sociedade
Por Lucas Guanaes
Durante toda sua vida de escritor, Carlos Drummond de Andrade escreveu sobre futebol, sociedade, assim como a relação entre eles, inúmeras vezes. Nesta obra, estão reunidos diversos contos e crônicas escritas num período de mais de 34 anos, numa primordiosa análise sobre o século XX, principalmente nos jornais Correio da Manhã e Jornal do Brasil, e que foram compiladas pelos netos do autor.
Passando por 9 Copas do Mundo (3 delas com título), de 54 a 86, Drummond oferece humor e drama, entre prosa e poesia, sobre aquela que é a maior paixão nacional. Comemora com grande alegria, sofre com tristeza, debocha com aquele humor típico e característico do mineiro de Itabira. Mais do que comentários sobre jogos ou resenhas: os textos trazem toda a emoção que o esporte causa no público brasileiro.
Além das Copas, Drummond cita especificamente, em mais de uma oportunidade, Garrincha e Pelé, produzindo textos específicos para estes dois gênios da bola, como por exemplo, quando o Rei marcou seu milésimo gol: “O difícil, o extraordinário, não é fazer mil gols como Pelé. É fazer um gol como Pelé. Aquele gol que gostaríamos tanto de fazer, que nos sentimos maduros para fazer, mas que, diabolicamente, não se deixa fazer. O Gol.”
Com leitura fácil e rápida, em textos de no máximo 3 páginas, “Quando é dia de futebol” ainda conta com posfácio escrito por Juca Kfouri, que imagina quais seriam os comentários de Drummond ao ver as conquistas (e derrotas) mais recentes do Brasil, nossos ídolos como Romário, Ronaldo, Neymar, etc. A grande vantagem da obra é que ela não necessita ser lida cronologicamente: apenas abra em alguma página e divirta-se!
“Confesso que o futebol me aturde, porque não sei chegar até o seu mistério” – Carlos Drummond de Andrade
O livro
QUANDO É DIA DE FUTEBOL
Autor: Carlos Drummond de Andrade
Editora: Companhia das Letras
193 páginas
Lançamento: 14 de fevereiro de 2014
Sobre Drummond
Carlos Drummond de Andrade nasceu na cidade mineira de Itabira em 1902, o 9° dos 14 gerados por sua mãe. É considerado por muitos o poeta brasileiro mais influente do século XX.
Desde os treze anos, passou a se destacar na literatura local e, aos poucos, foi ficando nacionalmente conhecido, principalmente após se mudar para Belo Horizonte. Ao longo de sua famosa carreira, trabalhou em vários jornais, se aventurou na política e também morou no Rio de Janeiro, onde escreveu seus livros mais famosos: Sentimento do Mundo e A Rosa do Povo.
Ao longo da vida, o autor ganhou inúmeros prêmios, entre eles, o prêmio Jabuti, o mais importante prêmio literário do Brasil. Além disso, entre 1988 e 1990, teve sua efígie impressa nas notas de NCz$ 50,00 (cinquenta cruzados novos).
Drummond morreu 12 dias após a morte de sua única filha, em 17 de agosto de 1987, após insuficiência respiratória causada por um enfarto.
- VIA
- Lucas Guanaes
- TAGS
- Futebol
- LE
- Lucas Guanaes
- vagão cultural
Deixe seu comentário