VAGÃO CULTURAL – THRILLA IN MANILLA
Por Fabio Toledo
Poucos são os esportes que possuem grandes rivalidades entre atletas como o boxe. Ainda mais quando a rivalidade construída fosse com Muhammad Ali como um dos protagonistas. De estilo único nos ringues e fora deles, The Greatest fez vários desafetos durante a carreira, mas nenhum deles foi tão rival quanto Joe Frazier.
Outrora amigo do então Cassius Clay, Frazier até ajudou Ali a ter sua suspensão do boxe revogada (ele perdeu seu cinturão e foi suspenso por ter negado defender os Estados Unidos na Guerra do Vietnã), para ambos se enfrentarem e definirem quem era o verdadeiro campeão mundial dos pesos-pesados.
No entanto, após a primeira luta entre eles ser marcada, Frazier viu Ali mudando seu comportamento, passando a atacá-lo fortemente. Falando coisas que um negro nunca gostaria de ouvir de outro negro. Assim, Joe passou a cultivar um grande ódio por Ali (e levou isso até próximo de sua morte, em 2011). No Madison Square Garden, em Nova York, a chamada “Luta do Século” rendeu a primeira derrota na carreira para Muhammad Ali, em 1971.
Três anos depois, foi a vez de Smoking Joe sofrer uma derrota controversa no mesmo local. A terceira batalha entre eles foi em 1° de outubro de 1975, nas Filipinas. Depois de Ali derrotar George Foreman no Zaire um ano antes, o título de campeão mundial novamente estava em suas mãos.
A luta nas Filipinas ficou conhecida como “Thrilla in Manila” (ou “Suspense em Manila”, capital do país, em meio ao governo repressor de Ferdinand Marcos), por conta do discurso mais uma vez provocador (para alguns, até mesmo racista) de Ali, “killa and a thrilla and a chilla, when I get that gorilla in Manila”. Para muitos, ela transformou a carreira de Frasier e Ali, principalmente o último, que sofreu uma grande decadência até sua aposentadoria em 1981, já com sinais do Mal de Parkinson.
É intitulado Thrilla in Manilla também o documentário produzido pela HBO sobre essa luta. Priorizando o lado menos conhecido do esporte, o do derrotado, o documentário dirigido por John Dower conta com relatos do próprio Joe Frazier, filhos e membros da equipe de Frazier, arquivos da época, com declarações de Ali, contando toda a história, não só do Thrilla in Manila, como de todo o início da rivalidade entre Frazier e Ali, com a visão de Frazier, em especial. Para o amante do boxe e para quem gosta de saber mais sobre rivalidades no esporte, este documentário é imperdível.
O filme
THRILLA IN MANILA
Direção: John Dower
Distribuição: HBO
Duração: 89 minutos
Ano de lançamento: 2008
Confira a versão original do documentário:
Siga a LE no Twitter!
- VIA
- Fabio Toledo
- TAGS
- Fabio Toledo
- LE
- Outros
- vagão cultural
Deixe seu comentário