VAGÃO CULTURAL – À SOMBRA DE GIGANTES
Como é dividir as atenções com os principais clubes do mundo?
Por Lucas Guanaes
Quando você pensa em um clube de futebol de cidades como Londres, Turim, Madrid e Barcelona, logo vem à mente times como Arsenal, Chelsea, Juventus, Real Madrid e levando o nome da cidade, a equipe de Messi e companhia, certo?
Mas nestas mesmas localidades existe um sem número de clubes que sobrevivem há muito tempo à sombra destas potências. Alguns deles já tiveram momentos de glória, outros se contentam e até se vangloriam de possuir uma pegada mais underground. São pelas torcidas destes clubes, como Espanyol (Barcelona), Rayo Vallecano (Madrid), Leyton e Milwall (Londres), entre outros, que o jornalista Leandro Vignoli (dono do perfil no Twitter Corneta Europa) viajou durante o ano de 2017 e retratou a experiência em seu livro.
A pergunta mais frequente feita pelo autor, e que abre o capítulo introdutório, é: “por que torcer para um time que não ganha títulos?”. Os relatos dos torcedores e a experiência dentro e fora do estádio dos clubes escolhidos são retratados com muita leveza por Leandro, sempre com uma pitada de humor. As histórias dos clubes, que muitas vezes se confundem com determinado recorte histórico de cada cidade, além das torcidas organizadas, também estão presentes, desde o ativismo de St. Pauli e Rayo Vallecano, até à fama violenta do Milwall.
Tais clubes muitas vezes possuem influência em apenas um pequeno reduto de suas cidades, além de torcedores esporádicos ao redor do mundo. Em Barcelona, por exemplo, Leandro fala sobre a ausência de qualquer referência ao Espanyol, time fundado à mesma época do conterrâneo Barcelona, dono de quatro Copas do Rey e presença muito tradicional na elite espanhola.
No final das contas, os jogos que Leandro acompanha in loco ficam em segundo plano na maioria das vezes. O foco do livro é a cultura dos torcedores locais, que optaram torcer por equipes menores tendo verdadeiros gigantes bem ao lado. Dicas de como chegar às cidades e se locomover pelo Velho Continente também figuram ao final de cada capítulo, nos quais Leandro se prepara para chegar ao próximo destino.
O livro
À Sombra de Gigantes
Autor: Leandro Vignoli
Editora: Corneta Europa
224 páginas
Lançamento: 2018
- VIA
- Lucas Guanaes
- TAGS
- Futebol
- LE
- Lucas Guanaes
- vagão cultural
Deixe seu comentário