LIDERANÇA CONFIRMADA
Fidel desencanta e Noroeste derrota Primavera, confirmando a liderança da A3
Por Fabio Toledo
Desde 22 de setembro, a primavera é a estação do momento. A chamada “estação das flores” tem sido marcada pelo tempo seco e temperaturas altas. Foi assim, somado ao sol das 15h, que o Noroeste entrou em campo neste sábado. Além do clima da primavera, o Alvirrubro também enfrentou o Primavera, em Indaiatuba. Apesar do duplo desafio, o time do técnico Luiz Carlos Martins fez partida segura, conseguindo a vitória por 1 a 0 e garantindo a primeira colocação definitiva da fase classificatória.
Por mais que o resultado tenha sido positivo, o Norusca não teve um pré-jogo tão tranquilo. Afinal, não teria o atacante Leléco, que sentiu um desconforto muscular no treino da quinta-feira e não viajou para Indaiatuba. Pra piorar, também não teve outro atacante, Pedro Felipe, que teve indisposição durante a madrugada e precisou ficar de fora. Com essas dificuldades extras, o Noroeste apostou em um grande povoamento do meio-campo. E o resultado foi bastante satisfatório, pois o adversário teve problemas pra construir oportunidades.
Quase parando
A equipe que mais necessitava do resultado era o Primavera. Os donos da casa brigam pela última vaga do G8 e, com os tropeços de três concorrentes, poderia ter suas chances aumentadas caso vencesse. Já o Noroeste estaria satisfeito com um empate para garantir a liderança definitiva da primeira fase. Então, o Alvirrubro esperou o Fantasma se movimentar, buscar maior volume ofensivo. Só que o ataque do Primavera teve grande dificuldade em encontrar espaço.
A formação noroestina tinha pelo meio Jonatas Paulista, Maranhão, França e Igor Pimenta, quatro jogadores combativos e de bom trabalho de marcação. Marcelinho, jogador criativo do tricolor de Indaiatuba, não conseguiu se sobressair perante a dupla Jonatas e Matheus Blade, no trabalho conjunto pela direita. Por sua vez, quando o Noroeste, a equipe não acelerava tanto. Faltava movimentação dos meias na saída de jogo, levando a tentativas de bolas longas, bem recuperadas pela defesa do Primavera.
Quando faltava qualidade na partida, sobrava discussão. Como não conseguia criar frente à defesa do Norusca, os anfitriões descontavam com entradas mais duras, respondidas pelos noroestinos, seja verbalmente ou em atos também faltosos. Assim, Richarlyson, Fidel Rocha e Maranhão receberam um cartão amarelo cada.
Noroeste no ataque
Aos poucos, o Alvirrubro foi sentindo que dava pra avançar mais. Começou com mais volume nas bolas paradas, tendo finalização de Richarlyson ao lado do gol. Teve descidas dos laterais, levando a cruzamentos na área. Porém, a grande chance criada aconteceu pouco antes do intervalo, quando Igor Pimenta fez boa jogada pela intermediária de ataque, abrindo na esquerda pra Fidel. Depois de cortar o zagueiro, ele bateu, mas o chute saiu fraco, defendido pelo goleiro Cleber Alves.
Por mais que tenha sido mais um gol perdido do Noroeste, essa maior presença no campo ofensivo serviu de preparação para o que viria na volta para o segundo tempo. Com os meias pisando mais no campo adversário, logo veio ótima jogada de França pela direita. Com um toque, o camisa 10 na tarde deste sábado passou pelo marcador, entrou na área e cruzou rasteiro. Faltou algum atacante aparecer pra mandar pra rede.
Pouco depois, em cruzamento de Maranhão pela esquerda, Igor Pimenta apareceu na segunda trave pra cabecear, mas a bola foi, justamente, no poste do gol anfitrião. Nem deu de lamentar, pois o rebote seguiu com o Noroeste e a redonda voltou ao lado esquerdo, onde estava Matheus Blade. Ele cruzou de canhota pro segundo pau, Richarlyson apareceu pra desviar pro meio, onde Fidel Rocha estava livre de marcação. Toque do atacante, bola na rede e comemoração noroestina.
Mais Fidel
O camisa 9 Alvirrubro dessa segunda parte da Série A-3 tem sido destaque ao longo dos jogos. Afinal, briga bastante pela bola, constrói jogadas de velocidade pelos lados, abre espaços nas defesas adversárias. Faltava-lhe o primeiro gol, que saiu. Mas ele não quis ficar só nisso. Enquanto o Noroeste trocava passes diante de um Primavera com dificuldades pra reagir, ele pegou na intermediária do ataque, driblou três marcadores, entrou na área e bateu cruzado. Cleber Alves já estava vendido no lance. Já a trave apareceu para salvar o guardião da meta.
Segurança defensiva
Em suma, a partida deste sábado foi marcado pelo desencantar de Fidel, assim como pela qualidade da defesa noroestina. O Primavera, que havia anotado pelo menos um gol nas duas partidas anteriores, passou em branco. Mais do que isso, não assustou o goleiro Pablo. Mesmo desfalcada do zagueiro Guilherme Teixeira, a defesa Alvirrubra fez ótima apresentação. A necessidade dos donos da casa em ter espaço pra causar perigo foi bem lida por Luiz Carlos Martins e seus jogadores. Afinal, em nenhum momento o Primavera teve uma situação de contra ataque com maior volume de atletas do que a defesa.
Além do destaque na linha de quatro defensores, composta por Blade, Jean Pierre, Maycon e Renan, é necessário valorizar o desempenho de Maranhão e, principalmente, Jonatas Paulista. O volante, que pouco aparece para o torcedor, tem um papel fundamental no esquema defensivo noroestino, realizando neste sábado uma atuação decisiva pra frear os elementos de maior criatividade do clube de Indaiatuba.
Última rodada
Já com a primeira posição garantida, o Noroeste encara o Grêmio Osasco, que briga contra o rebaixamento, no próximo sábado, no Alfredão. A expectativa para o Alvirrubro fica por conta da definição da última equipe no G8, especialmente da oitava posição. As equipes com mais chances de encarar o Norusca nas quartas-de-final, são Batatais (7º – 21 pontos), Nacional (8º – 18 pontos) e Olímpia (9º – 16). Com 15, o Primavera ainda corre por fora, juntamente com Desportivo Brasil, Rio Preto e Marília. No próximo sábado, o Fantasma precisa vencer bem o Nacional, torcer por tropeços de Marília e Rio Preto, além de empates no jogo Desportivo Brasil x Olímpia.
Abre aspas
Fidel Rocha – “Fiquei feliz pelo gol, trabalhei muito com meus companheiros para isso. Poderia ter saído mais um hoje, mas a trave não deixou. O importante é que o grupo está unido, classificado, na liderança e agora temos ainda mais responsabilidade. Vamos continuar trabalhando mais focados do que nunca”.
Primavera 0 x 1 Noroeste
Primavera: Cleber Alves; João Vitor, Rodrigo Arroz, Victor Caetano e Emanuel; Cassio (Pablo Nobre), Lucas Douglas, Vitor Neves e Marcelinho; Jardisson e Wágner. | Técnico: Paulo Pereira
Noroeste: Pablo; Matheus Blade, Jean Pierre, Maycon e Renan; Jonatas Paulista, Maranhão (Denilton), Igor Pimenta e França (Lucas Shallon); Richarlyson (Carlinhos) e Fidel Rocha (Diego Souza). | Técnico: Luiz Carlos Martins
Gol: Fidel Rocha (Noroeste – 5′ 2ºT)
- VIA
- Fabio Toledo
- TAGS
- Bauru e Interior
- Fabio Toledo
- Futebol
- LE
- Noroeste
- Paulista A3
Deixe seu comentário